VIAGEM AO NORDESTE.

Nordeste

Estou de volta depois de 20 dias viajando pelo nordeste brasileiro. Dos 09 estados da regiĂŁo, somente o PiauĂ­ e MaranhĂŁo nĂŁo entraram no roteiro.  O grupo de 44 pessoas era formado por fluminenses, mineiros e capixabas.

Ilhéus

Saí dia 13 de janeiro do estado do Rio de Janeiro e a primeira cidade nordestina a ser visitada foi Ilhéus, na costa do cacau no sul da Bahia. Chegamos já era noite para hospedar no hotel Barravento. Em Ilhéus era somente um pernoite para descanso.

Na manhã seguinte após o café da manhã, já saímos do hotel com as malas para um City Tour pela cidade e em seguida continuar a viagem.

Fazer um Tour por Ilhéus é entrar em um livro de Jorge Amado, principalmente no romance Gabriela, Cravo e Canela que teve como cenário o centro da cidade e suas construções históricas, que ainda estão no local.

Nordeste A residĂŞncia do escritor, hoje Ă© a casa da cultura Jorge Amado.

Nordeste

Nordeste No cine teatro se reunia a alta sociedade da Ă©poca de ouro do cacau.

NordesteA catedral SĂŁo SebastiĂŁo está localizada na praça ao lado do bar VesĂşvio.

NordesteEnquanto as senhoras frequentavam a Catedral, os antigos coronéis do cacau se reuniam no bar Vesúvio que tinha uma passagem para o Bataclan, antigo cabaré e cassino.

Aracaju

Depois do tour, viajamos 12 horas e chegamos em Aracaju, capital de Sergipe. Chegamos bem tarde e como não bastasse o cansaço da viagem, tive que enfrentar um overbooking (reservas além da capacidade, para se prevenir contra o prejuízo de desistências de clientes) do hotel Real Praia que fica na orla de Atalaia. Com isso alguns passageiros tiveram que dormir a primeira noite em outro hotel e voltar no dia seguinte.

No primeiro dia na cidade fomos ter contato com a primeira praia nordestina. A tarde, quando retornei ao hotel com os passageiros do overbooking, fui informado que alguns apartamentos ainda não estavam liberados. Uma total desorganização do hotel Real Praia.

Nordeste Barraca Parati na praia do RefĂşgio, uma boa opção em Aracaju.

NordesteOrla de Atalaia com boas opções de bares, restaurantes, artesanato e lazer no fim de tarde e noite.

No dia seguinte fizemos um Tour pela cidade visitando o mercado da cidade, o centro de artesanato, a catedral metropolitana e o mirante de Santo AntĂ´nio.

Nordeste Turista se divertindo no mercado da cidade.

NordesteCatedral Metropolitana de Aracaju, no centro da cidade, dedicada a Nossa Senhora da Conceição.

NordesteIgreja de Santo AntĂ´nio situada na colina do mesmo nome, o ponto mais alto da cidade de onde se tem uma bela vista de Aracaju.

Canindé de São Francisco

Depois de 03 noites na capital do estado, viajamos 04 horas em direção a cidade de CanindĂ© de SĂŁo Francisco no sertĂŁo sergipano com o objetivo de fazer um dos melhores passeios do nordeste: navegar de CatamarĂŁ pelo lago de XingĂł atĂ© os cânion do rio sĂŁo Francisco, o “velho chico” que tanto ouvimos falar na escola.

O passeio sai do restaurante Karranca’s e tem duração de 03 horas. O valor de R$ 50,00 do passeio nĂŁo inclui o transporte atĂ© a CanindĂ© e nem o almoço que Ă© servido no buffet do restaurante ao custo de R$ 28,00 por pessoa.

NordesteO passeio Ă© feito nas águas represadas do rio SĂŁo Francisco  pela barragem da usina hidrelĂ©trica do XingĂł. Durante a navegação Ă© possĂ­vel observar a paisagem rochosa da regiĂŁo, e ver formas bem interessantes.

NordesteA imagem de SĂŁo Francisco foi colocada em um paredĂŁo as margens do rio.

Nordeste

Nordeste Depois de uma hora de navegação, o catamarĂŁ para e o turista pode mergulhar nas águas do “velho Chico”.

Nordeste No local tem uma estrutura com artesanato, doces e bebidas.

NordesteHá também canoas que levam o turista para um passeio, com o custo de R$ 3,00, em uma gruta.

O meu grupo pernoitou na cidade e se hospedou no XingĂł Parque Hotel. Mas Ă© comum os grupos irem de Aracaju para fazer o passeio e logo apĂłs retornar Ă  cidade. As estradas estĂŁo excelente.

Para quem fica na cidade de CanindĂ© e tem tempo, pode desfrutar de outros passeios que sĂŁo oferecidos na regiĂŁo como visitar o Museu de Arqueologia de XingĂł, a Usina HidrelĂ©trica de XingĂł e a Rota do Cangaço onde chega atĂ© o local onde foi morto “LampiĂŁo” o rei do cangaço.

O grupo que eu acompanhava nĂŁo tinha esse tempo, por isso na manhĂŁ seguinte saĂ­mos do sertĂŁo sergipano, passamos pelo estado de Alagoas e retornamos ao litoral nordestino. Desta vez a cidade era Recife em Pernambuco.

Recife

Devido os seus rios e pontes, Recife Ă© conhecida como a Veneza Brasileira, e no roteiro de viagem nĂŁo podia faltar o passeio noturno de CatamarĂŁ pelo rio Capibaribe e suas pontes. Percorrendo durante 1h15min, as 03 ilhas do centro da cidade e passando pelos principais pontos turĂ­sticos. O catamarĂŁ sai as 20 horas do cais das cinco pontas e tem o custo de R$ 30,00.

Devido as obras na BR 101 na região metropolitana de Recife, chegamos tarde e tivemos que ir direto para o passeio, dando entrada do grupo no Hotel Boa Viagem somente as 22 horas. O serviço do hotel é péssimo e os apartamentos tem cheiro de mofo.

Nordeste
No dia seguinte saĂ­mos cedo do hotel pois tĂ­nhamos que fazer um Tour por Olinda e ainda ir Ă  praia mais famosa de Pernambuco: Porto de Galinhas.

Nordeste Convento de SĂŁo Francisco. Localiza-se na Ladeira de SĂŁo Francisco.

Nordeste O grupo nas ladeiras de Olinda.

Nordeste Vista do pátio da Catedral da Sé em Olinda.

Nordeste Catedral da SĂ© em Olinda.

Nordeste Marco zero da cidade de Recife, no centro histĂłrico.

Nordeste Sobrados do centro histĂłrico de Recife.

P1000502 A praia mais famosa de Pernambuco, Porto de Galinhas. Distante 80 km de Recife, localizada no municĂ­pio de Ipojuca. Era o principal ponto de comĂ©rcio de escravos ilegais no nordeste brasileiro, muitas vezes chegavam escondidos juntos com galinhas d’angolas. Quando chegavam eram anunciados "tem galinha nova no porto!". Por isso o nome da praia.

Nordeste As jangadas que fazem o passeio nas piscinas naturais quando a maré está baixa.

Natal

Depois desta maratona em Pernambuco seguimos para outro estado. Embaixo de muita chuva saímos de Recife e fomos para Rio Grande do Norte. Apesar de todo atraso que tivemos na viagem, deu tempo de almoçar em Natal, fugindo assim das péssimas opções de restaurantes da estrada.

ApĂłs  o almoço fizemos o City Tour indo atĂ© Pirangi do Norte onde fica o maior cajueiro do mundo. No inĂ­cio da noite chegamos para hospedagem no hotel Arituba. Bom hotel com dois pisos, porĂ©m os idosos e pessoas com dificuldade de locomoção tem problemas pois ele nĂŁo possui elevador. E a recepção me deixou esperando 01 hora por um cartĂŁo necessário para funcionamento da energia no apartamento.

Nordeste O maior cajueiro do mundo Ă© explicado pela conjunção de duas anomalias genĂ©ticas. Primeiro, em vez de crescer para cima, os galhos crescem para os lados; com o tempo, por causa do prĂłprio peso, os galhos tendem a se curvar para baixo, atĂ© alcançar o solo. Observa-se, entĂŁo, a segunda anomalia: ao tocar o solo, os galhos começam a criar raĂ­zes, e daĂ­ passam a crescer novamente, como se fossem troncos de uma outra árvore.

Nordeste

Nordeste Interior da Catedral Metropolitana de Natal, dedicada a Nossa Senhora da Apresentação.

NordesteAntigo presĂ­dio que hoje funciona como centro de artesanato.

O dia seguinte foi todo dedicado ao passeio de buggy, pois ir a Natal e nĂŁo fazer o passeio de buggy pelas praias e dunas Ă© a mesma coisa de vir a VitĂłria e nĂŁo comer a moqueca capixaba. Nesta temporada o passeio de dia inteiro estava R$ 460,00 para 04 pessoas. O bugueiro pega os turistas no hotel em Natal.

O passeio sai de manhĂŁ do hotel, passa em várias praias, parques de dunas e lagoas.

Fortaleza

De Natal fomos para Fortaleza, mas antes paramos na praia cearense de Canoa Quebrada. No fim do dia chegamos para hospedagem no Hotel Praia Centro na capital cearense.

Praia de Canoa Quebrada no Ceará.

Acordamos na manhã seguinte com um temporal. Fizemos o nosso tour embaixo de uma forte chuva que não permitiu que parássemos na praia do futuro. A chuva também impossibilitou que fossemos curtir a noite de segunda feira mais louca do mundo no Piratas Bar. O que deu mesmo para fazer foi ir assistir a um dos vários shows de humor da cidade. Na manhã seguinte o temporal continuava e a nossa ida à praia de Morro Branco foi cancelada.

Nordeste Orla da praia do Meireles.

mercadoMercado Central de Fortaleza.

JoĂŁo Pessoa

A chuva atrapalhou a nossa estada em Fortaleza, e no dia que saĂ­mos da cidade o sol voltou a brilhar.  SaĂ­mos cedo esperando que a chuva fora de Ă©poca do nordeste nĂŁo estivesse tambĂ©m em JoĂŁo Pessoa. Viajamos o dia inteiro, chegando a noite para hospedagem no Hotel Nobiliz inn Royal.

ManhĂŁ livre para poder aproveitar a praia e a feirinha perto do hotel. Ao meio dia saĂ­mos para o Tour e  em seguida fomos atĂ© a praia do jacarĂ©, em Cabedelo para o por do sol ao som do bolero de Ravel tocado por Jurandir. JoĂŁo Pessoa junto com Aracaju surpreendeu muito aos passageiros.

Nordeste Farol do Cabo Branco. Localiza-se sobre a falésia do Cabo Branco. De onde tem uma boa visão da Ponta do Seixas.

Nordeste A Ponta do Seixas é o ponto mais oriental do Brasil e da América continental, localiza-se na Parte Leste da cidade de João Pessoa.

Nordeste PrĂ©dio da Faculdade de Direito da ParaĂ­ba em estilo barroco colonial.

NordesteIgreja da Ordem Terceira de SĂŁo Francisco.

O espetáculo do por do sol acontece na Praia Fluvial do Jacaré, às margens do rio paraíba. É uma área turística no município de Cabedelo onde estão concentrados bares, restaurantes, hotéis, artesanato, etc..

Nordeste O tempo estava fechado e cheguei pensar que a chuva estragaria o espetáculo.

Nordeste Mas apareceu Jurandir com o seu sax.

NordesteO tempo mudou e o fim de tarde ganhou nova cor.

Nordeste E de repente ele passou a ser sĂł um coadjuvante diante da beleza do sol.

Nordeste

Nordeste JosĂ© Jurandir FĂ©lix, o Jurandir do Sax, nasceu Ă© paraibano. Começou a carreira aos 15 anos, participando de várias bandas de bailes na regiĂŁo do cariri e em Pernambuco tocando guitarra, baixo e bateria. Desde 1993 que Jurandir toca, de janeiro a janeiro, ao pĂ´r-do-sol.

Nordeste Depois do Jurandir o violonista toca a Ave Maria.

MaceiĂł

Mais um dia de viagem, mais uma cidade. Às 16 horas chegamos em Maceió, depois de passarmos pelo litoral norte de Alagoas. Os passageiros ficaram encantados com a cor do mar de lugares como Maragogi e Paripueira.

Como chegamos cedo, o pessoal curtiu o fim de tarde na orla de Pajuçara e aproveitou para comer uma tradicional tapioca.

No dia seguinte saímos logo após o café da manhã para a praia do Gunga e no retorno fizemos um tour panorâmico pela cidade. Os passageiros adoraram a praia do Gunga e não hesitaram em dizer que foi a melhor de todo o roteiro.

Nordeste Uma das melhores praias de Alagoas.

NordestePara chegar até a praia do Gunga você pode ir via terrestre ou em Barra de São Miguel fazer a travessia de escuna. Na segunda opção o passeio fica mais interessante. O valor é de R$ 30,00 par ir e voltar de escuna.

Nordeste Memorial da RepĂşblica em MaceiĂł.

Nordeste As famosas jangadas da praia de Pajuçara em MaceiĂł.

Salvador

Depois de dias viajando tínhamos ainda uma cidade para visitar. Fomos à Salvador, capital da Bahia, estado onde começou a nossa excursão. Passamos pela linha verde e a estrada do coco e os passageiros puderam ver onde fica a Costa do Sauípe, Praia do Forte e Arembepe.

Em Salvador tivemos só um pernoite e no dia seguinte saímos para o Tour, almoço e em seguida iniciamos a nossa viagem de retorno ao Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Nordeste A baia de todos os santos em salvador com o elevador Lacerda Ă  direita, o mercado modelo Ă  esquerda e forte SĂŁo Marcelo ao fundo.

Nordeste Centro histĂłrico de Salvador.

NordesteO famoso Largo do Pelourinho.

NordesteE nós não podíamos sair da Bahia sem a benção do Senhor do Bonfim.