CIRCUITO DA FÉ.

No estado de São Paulo, no vale do paraíba, existe um circuito turístico que vem recebendo o nome de circuito da fé. Isto porque na região estão as cidades de Aparecida - onde está o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a cidade de Guaratinguetá - a terra do Frei Galvão, o primeiro Santo Brasileiro, e Cachoeira Paulista - sede da Canção Nova, comunidade da Renovação Carismática Católica.

No último fim de semana eu tive a oportunidade de fazer este circuito com uma grupo de turistas de Barra do Riacho. Ou melhor, no caso do turismo religioso não é grupo e sim caravana, não são turistas e sim peregrinos.


Pois bem, chegamos na sexta feira pela manhã na região. Fomos direto para o centro da cidade Guaratinguetá (novidade para todos), onde está a catedral de Santo Antônio, marco da fundação da cidade onde em 1739 foi batizado Frei Galvão que ali também fez sua primeira comunhão e rezou sua primeira missa. A catedral é um monumento histórico e religioso e uma das mais belas igrejas do Vale do Paraíba.


A caravana fez a visita interna, rezou e adquiriu as famosas pílulas de São Frei Galvão. Depois guiei a caravana até o Memorial do Frei, Sala dos Milagres e a fonte de água benta. Por último visitamos a casa onde nasceu Frei Galvão.





De Guaratinguetá seguimos para a ciadade de Aparecida onde se encontra o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Lá a caravana ficou livre pois a maioria das pessoas já conhecia e puderam participar de missas no Santuário, visitar a Basílica velha e também andar pelo comércio. No fim da tarde voltamos a cidade de Cachoeira Paulista, onde estava reservada a nossa hospedagem.


Cachoeira Paulista começou a receber as pessoas para hospedagem com o surgimento da Canção Nova, por isso a maioria das pousadas existentes são casas que foram adaptadas para receber os peregrinos e suas caravanas. Muitas delas só oferecem quartos coletivos com beliches e não possuem banheiros nos quartos. Ficamos na Pousada Silva, uma pousada simples como a maioria das pousadas da cidade, mas com banheiro nos quartos e uma boa refeição.


O fato de serem casas, tem a característica de ter a família atendendo as caravanas. Foi o que aconteceu na pousada Silva onde fomos muito bem recebido pela família do senhor Ademir.


O objetivo da caravana era de participar do acampamento de oração na Canção Nova. Por isso, às 19 horas todos foram para a missa de abertura do acampamento.


Nos dois dias que se seguiram, a caravana ficou por conta da programação do acampamento onde participou de pregações, missas e adoração ao Santíssimo. Às 17 horas do domingo iniciamos a nossa viagem de retorno.

Postar um comentário

0 Comentários