13º FESTIVAL DE SÃO PEDRO DO ITABAPOANA.

UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA CONHECER SÃO PEDRO DO ITABAPOANA.

Foto: mosaico de imagens.

As rodas de sanfona e viola são retratos comuns do distrito de São Pedro de Itabapoana, em Mimoso do Sul. Para valorizar essa cultura, o lugar sedia – há treze anos – o Festival de Inverno de Sanfona e Viola. O evento, que premia os melhores músicos em competição, reúne moradores locais e turistas de todo o país.


Além dos competidores, artistas consagrados também prestigiam o Festival. Este ano, Sérgio Reis, Pereira da Viola e Chico Lobo se apresentam em um dos palcos montados na praça.

Foto de internet.


O evento também estimulou a criação de uma Orquestra, formada pelos alunos da Escola de Sanfona e Viola, e mantida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com a Prefeitura de Mimoso do sul. Os jovens do município, que têm aulas gratuitas de música durante todo o ano, irão se apresentar no Festival.

E para completar a festa, o público ainda terá a oportunidade de participar de oficinas musicais de sanfona, viola, violão, percussão e harmonia.

Foto de internet.

Voce pode aproveitar o XIII Festival de Inverno da Sanfona e Viola para conhecer este lugar fascinante e acolhedor. Ao chegar a São Pedro do Itabapoana, distrito de Mimoso do Sul, a sensação inevitável é a de que o tempo corre mais lento. Tudo é feito sem pressa. E é bom mesmo, pois dessa forma o visitante tem todo o tempo do mundo para desfrutar dos encantos do lugar.O vilarejo que experimentou uma era de riqueza, impulsionada pela atividade cafeeira, no final do século XIX, já foi sede do município. Hoje é distrito.

Fica em São Pedro o maior conjunto de imóveis tombados pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) no Sul do Espírito Santo. São 44 edificações reconhecidas como patrimônio histórico desde 1997.

Foto de internet.

O calçamento em pé-de-moleque confere charme especial ao lugar que sedia o Festival de Inverno de Sanfona e Viola, principal evento do calendário turístico do município, que acontece sempre no mês de julho.

Foto de internet.

Além do sítio histórico no vilarejo, que abriga um museu com um antiquário, São Pedro de Itabapoana conta em seu entorno com o maior acervo de fazendas erguidas durante o ciclo cafeeiro, todas erguidas, no século XIX.

A idéia de se fazer o Festival surgiu após o tombamento do sítio histórico. Segundo Rosângela Guarçoni, “além da revitalização física do casario, era preciso fazer algo que pudesse valorizar a cultura local, afim de reanimar os moradores, para que eles se orgulhassem ainda mais a cidade onde vivem”. A opção pelo gênero musical extraído da sanfona - nome dado, em algumas regiões do Brasil, ao acordeão - e viola veio do resgate de um costume antigo da população: o de se aglomerar nos fins de tarde, quando os trabalhadores chegavam da roça, ao redor de algum tocador de sanfona que ecoava seus acordes sentado em uma das calçadas do vilarejo. A viola, menos popular, mas também tocada pelos antepassados, foi agregada ao evento e, hoje, há jovens que aprenderam a tocar os dois instrumentos.

Foto de internet.

Na falta de hotéis para receber os turistas, a cidade aderiu ao sistema “cama e café”, em que moradores abrem suas casas para hospedagem, com diárias que incluem café da manhã. Dessa forma, o turista também participa do cotidiano da família que o hospeda (http://www.nosso-es.com.br/camacafe.htm).

São Pedro do Itabapoana fica a 25 km de Mimoso do Sul que por sua vez fica a 175 km de Vitória. Para ir até lá de ônibus saíndo de Vitória, é preciso ir até Mimoso pela viação planeta - (27) 3223-6126 // 3223-5761 - e depois pegar outro ônibus da viação cordeiro - (28) 3562 - 1400 - até São Pedro.
De carro voce pode ir pela BR 101 sul e ES 391, até Mimoso do sul.

Confira a programação completa:


25/07 a 29/07
-Oficinas
- Apresentações musicais livres no Tablado (ensaios dos concorrentes)

29/07
-Missa em Ação de Graça aos Violeiros e Sanfoneiros
-Wellington e Diana no Tablado I

30 e 31/07
-Rodas de Sanfona e Viola: Sebastião Faber, Bino e Zé da Viola
-Forró Vespertino na Praça de Eventos
-Pereira da Viola e Chico Lobo no Tablado e Palco
-Outras atrações: Wermerson Araújo e Banda, Banda Raízes,
Trio Forró Manero e Forró Demais

O dia 31 conta com as seguintes atrações adicionais:
-Folia do Boi e de Reis
-Sérgio Reis e Banda
-Mirano Schuller
-Orquestra de Sanfona e Viola Mirim e Jovem

13º Festival de Inverno de Sanfona e Viola
Local: Praça Central e Sítio Histórico de São Pedro de Itabapoana – Mimoso do Sul, ES
Data: 25 a 31 de julho de 2010
Horário: A programação acontece ao longo do dia, com início geralmente às 10h
Informações: (28) 3555-1359*
Entrada gratuita

Fonte: http://www.es.gov.br/site/eventos/show.aspx?eventoId=2512

Postar um comentário

0 Comentários