URUGUAI E ARGENTINA: 1º dia: Porto Alegre - Chuí - 11/08/06.

O primeiro dia de viagem do grupo ( e o terceiro meu e da tripulação) foi de Porto Alegre a Chuí no extremo sul do Brasil.
O grupo saiu de manhã do Rio de Janeiro e nós fomos encontrar com ele no aeroporto internacional Salgado Filho em Porto Alegre. Saímos às 13:15 hs para Chuí e logo depois passamos na ponte sobre o Rio Guaíba, que dá nome ao conjunto, com 777m de comprimento total e contém uma das raras pontes levadiças em funcionamento no Brasil ( vão de 50 a altura de levantamento de 40m).

Foto da internet.


Na verdade Guaiba não é um rio e sim um grande lago com várias ilhas por isso, tem um conjunto de pontes para ligar a capital do Rio Grande do Sul ao Sul do Estado e ao Uruguai. Assim que passamos a ponte levadiça, pegamos a BR 116 viajaos pela periferia da grande Porto Alegre, cidades da região metropolitana e passamos por extensas áreas com plantação de arroz, entrada de várias cidades e pudemos avistar a Lagoa dos Pato considerada por muitos como a maior lagoa do Brasil. 

Foto da internet

02 horas de pois que saimos do aeroporto paramos para o almoço no município de Cristal, terra do Herói da Guerra dos Farrapos Bento Gonçalves . Viajamos mais um pouco companhados pela Lagoa dos Patos e avistamos a cidade de Pelotas.

Próximo a Pelotas mudamos de rodovia e passamos a viajar na BR 471. O município seguinte é de Rio Grande e entre os dois municípios se encontra o Canal São Gonçalo que é uma via fluvial brasileira que faz a ligação entre a Lagoa Mirim e a Lagoa dos Patos, tendo uma extensão de 62 km.  É considerado um canal e não um rio porque, ao contrário deste, as suas águas não correm naturalmente sempre na mesma direção, pois a direção da corrente depende do volume de água de cada uma das lagoas cuja ligação faz.

A partir deste momento viajamos entre a Lagoa Mirim e o Oceano Atlântico. E mais adiante atravessamos a Estação Ecológica do Taim criado em 1978, uma área de proteção de um dos principais ecossistemas do país na planicie costeira do Rio Grande do Sul originada pelos avanços e recuos do mar. Os banhados do Taim apresentam diversificados ecossistemas e estão representados pelas praias lagunares e marinhas, lagoas, pântanos, campos, cordão de dunas e campo de dunas. è um região belíssima e o por do sol é fantático.


Fotos da internet


Às 21 horas chegamos na cidade de Chuí no extremo sul do Brasil, neste dia viajamos 487 km. Pernoitamos no Hotel Bortelli que devia ser muito bom quando foi inaugurado em 1989 mas estava precisando de uma reforma e de melhorar o serviço.
Depois de instalados, saímos para o centro da cidade. E já que o que divide o Brasil do Uruguai é apenas uma avenida, fomos então jantar na cidade Urugauia de Chuy e gostamos muito da  comida do resaturante e pizzaria MIRA VOS. Até hoje só vi pizza a metro neste restaurante.

Postar um comentário

0 Comentários