O que fazer em Foz do Iguaçu em 3 dias

Cataratas do Iguaçu

Foz do Iguaçu, cidade paranaense, é conhecida nacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, a Usina Hidroelétrica de Itaipu e pelas compras em Ciudad del Este, cidade paraguaia que faz fronteira com o nosso país. Pra muitos brasileiros este é (ou foi) o roteiro no principal destino turístico do sul do Brasil, conhecendo o básico nas atrações do lado de cá e dando ênfase na Ciudad do lado de lá. Eu, devido a minha profissão de Guia de Turismo, sempre fiz esse mesmo roteiro. Sabia que havia outras atrações, mas tinha que seguir a programação.   

Em Setembro fui a Foz do Iguaçu e o roteiro fugiu do trivial e pude finalmente ir a lugares que há muito tempo queria conhecer, e até mesmo em atrativos já batidos como a Usina de Itaipu fiz mais do que um passeio panorâmico conhecendo outras opções de passeios. Este post é uma sugestão de roteiro de 03 dias na cidade e, claro, pode ser modificado conforme o interesse e o modo de viajar de cada pessoa.

Roteiro para 3 dias em Foz do Iguaçu

Vou colocar atrativos somente da cidade de Foz, mas é perfeitamente possível e fácil ir visitar as cidade vizinhas do Paraguai e Argentina ficando hospedado na cidade brasileira. Você pode ir por conta própria ou contratar alguma empresa local. Nos dois casos para passar na aduana é necessário somente a Carteira de Identidade (documento em bom estado de conservação).

O roteiro é uma sugestão para quem só tem num fim de semana ou feriado, mas Foz do Iguaçu oferece muitos atrativos sendo possível ficar mais dias. A sequencia do roteiro não precisa ser necessariamente o apresentado por mim. O importante é você dedicar um dia para os passeios na Usina de Itaipu, outro dia para os passeios no Parque Nacional do Iguaçu mais o Parque das Aves. E outro dia para as outras atrações que irei sugerir.

1º Dia: Marco das Três Fronteiras - Mesquita Mulçumana - Templo Budista.

Uma programação bem leve que pode ser feita no dia de sua chegada caso você chegue logo pela manhã. Pode começar o tour de qualquer um dos três atrativos, vai depender de onde você estiver. Se for direto do aeroporto, o mais próximo é o Marco das Três Fronteiras, mas caso queira aproveitar para almoçar em um dos atrativos, este é o único que oferece restaurante no local.
 
Marco da três fronteira, Foz do Iguaçu    
Marco das Três Fronteiras: Local da fronteira dos três países separados pelo Rio Iguaçu, que faz a divisa do Brasil com Argentina, e o Rio Paraná que faz a divisa do Brasil com a Argentina. Em cada país existe um obelisco com as cores da bandeira e de onde é possível avistar os dos países vizinhos. Dos atrativos desse dia, este foi o único que eu já conhecia, mas fazia muito tempo que não visitava e o lugar mudou muito e para melhor. Antigamente as atrações eram os obeliscos e o mirante de onde se via uma boa paisagem, inclusive o encontro dos rios. O lugar ficou um período praticamente abandonado, mas agora está revitalizado com boa estrutura com loja, lanchonete, memorial em homenagem ao desbravador Cabeza de Vaca, réplica de uma missão jesuítica e um bom restaurante. O lugar está bonito, tem apresentações culturais e dizem que o pôr do sol dali é muito bonito. (Visitação diária das 10h às 23h. Tem ingresso). 
   
    
**O ingresso pode ser adquirido separadamente ou você pode comprar o Passaporte 3 Maravilhas que dá descontos no ingresso, lojas e estacionamentos desta atração, Cataratas do Iguaçu e na Visita panorâmica de Itaipu, além de gratuidade no Ecomuseu.

Mesquita Mulçumana, Foz do Iguaçu
   
Mesquita Mulçumana: Por fora a construção é bonita e chama atenção pelo tamanho, formas e por ser toda branca, mas o seu interior é mais bonito. O lugar passou a ser um atrativo turístico, mas para visitar internamente é preciso seguir as orientações da religião islâmica, como deixar os calçados na porta e as mulheres usarem véu que são oferecidos gratuitamente na entrada. O visitante entra só numa parte do salão onde é possível avistar todo o ambiente e é acompanhado por uma pessoa que conta sobre a mesquita e a religião. Gostei muito. (Visitação gratuita de segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30 / Sábado, das 9h às 11h30). 
     
Templo Budista, Foz do Iguaçu

Templo Budista:
O lugar é calmo e silencioso, transmite uma paz incrível. Para chegar ao templo é preciso fazer uma pequena caminhada desde o portão passando pelo pátio onde estão várias estátuas de Buda e em várias posições. Fazer o trajeto criou em mim uma expectativa quanto ao templo, mas apesar de ter nele vários objetos, ao contrário da Mesquita, não é passado no local nenhuma informação e eu sendo leigo fiquei sem entender nada e a visita acaba sendo rápida. Mas o lugar é bonito e cheio de símbolos, ótimo lugar para tirar fotos. (visitação gratuita de Terça a domingo, das 9h30 às 16h30). 
    

2º Dia: Usina Hidrelétrica de Itaipu

Quem já visitou Foz do Iguaçu provavelmente já fez o passeio panorâmico em Itaipu e seguiu (assim como eu) para conhecer outros lugares na cidade. Mas o que muita gente não sabe é que lá dentro é possível fazer alguns roteiros turísticos conhecendo vários atrativos, por isso é necessário reservar um dia para.  Na minha última ida a Foz pude conhecer mais sobre o Complexo Turístico de Itaipu.

Foto do acervo da Itaipu.

Você pode ter uma visão geral da grandiosidade da Itaipu fazendo a Visita Panorâmica. E o passeio tradicional feito em ônibus com paradas estratégicas e acompanhado por um monitor que vai passando informações durante o percurso e demora aproximadamente 2 hora. Se você der sorte de encontrar o vertedouro aberto terá uma bela visão. Mas se você quiser informações mais detalhadas e conhecer o interior da usina então tem a opção de fazer o Circuito Especial com quase 3 horas de duração.
 
Mas não tem só passeio para saber sobre a construção e funcionamento da usina não. Você pode conhecer outros espaços como o Refúgio Ecológico fazendo um trilha tranquila e guiada de 2 km por uma unidade de proteção criada para abrigar plantas e animais remanejados durante a construção da usina. Há também o Polo Astronômico um passeio de Kattamaram pelo imenso lago de Itaipu com vários horários de saída, mas dizem que o melhor é o do pôr do sol. No píer onde sai o Kattamaram está o Restaurante Porto Kattamaram, uma ótima opção para quem faz os passeios na Itaipu, tanto pela comida como pelo lugar.
 
Capturar (1) (Copy)

Ainda dentro da usina é possível fazer um passeio noturno para ver Iluminação da Barragem. É praticamente a visita panorâmica só que com jogo de luzes e trilha sonora. Faz muito tempo que não faço este e na época não gostei muito. Já no lado de fora, próximo ao Centro de Visitantes da Usina, está o Ecomuseu que também faz parte do Complexo Turístico de Itaipu. O acervo conta não só a história da usina, mas também da cidade. Se você já fez Tour pela cidade e visitou a usina, poderá achar esta visita repetitiva.
 
Ecomuseu em Foz do Iguaçu

Fiquei surpreso com os passeios, gostei muito. Todas as atrações precisam de ingresso e poderão ser adquiridos no site da empresa, onde também você tem informações mais detalhadas sobre os passeios.
 
**O ingresso da Visita Panorâmica pode ser adquirido separadamente ou você pode comprar o Passaporte 3 Maravilhas que dá descontos no ingresso, lojas e estacionamentos desta atração, Cataratas do Iguaçu e no Marco das três Fronteiras, além de gratuidade no Ecomuseu. 

3º Dia: Parque da Aves e Cataratas do Iguaçu

Comece este dia cedo no Parque da Aves, um lugar que há muito tempo queria conhecer. Não, não é um Zoológico, é um centro de recuperação de aves ameaçadas, confiscadas ou que não conseguem mais viver na natureza. Mas também não é um hospital de aves, é um lugar inesquecível que surgiu da paixão de Dennis Croukamp pelas as aves. A visita é feita em trilha auto guiada rodeado de aves de todos cantos do Brasil e de outros países. São três viveiros e um borboletário e ao final do passeio você poderá (depois de uma fila) tirar foto com uma arara. Na segunda-feira a arara descansa. O lugar oferece estacionamento, banheiros, loja e restaurante. Vale muito a pena visitar o parque (todos os dias das 8h30min às 17h, ingresso até 31/12 R$ 40,00).
 
Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Bem perto dali, a cerca de 400 metros, está a entrada do Parque Nacional do Iguaçu que abriga a principal atração de Foz do Iguaçu, as Cataratas do Iguaçu, uma das 7 maravilhas da natureza. As quedas do Rio Iguaçu de até 80 metros me impressionam toda vez que visito o parque. Visite o parque com calma, principalmente se for fazer algum dos passeios opcionais que não estão incluídos no valor do ingresso. É isso mesmo, além da grande atração, existem passeios fascinantes como voo de helicóptero, trilha do poço preto, trilha das bananeiras e o incrível macuco safari que tive oportunidade de fazer há muito tempo. Veja mais detalhes no site oficial.
 
Cataratas do Iguaçu

Você compra o ingresso que dá acesso ao parque no Centro de Visitante. Dali em diante é feito um trajeto em um ônibus panorâmico com áudio que passa informações sobre o parque. No trajeto acontecem paradas para embarque e desembarque dos passeios opcionais e também no início da trilha com visão panorâmica das Cataratas. Uma trilha toda cimentada com corrimão e que em um lugar avança sobre o rio. A trilha termina próxima a uma das quedas e no local tem banheiro, loja e elevador que dá acesso ao ponto final do ônibus onde tem ambulatório, banheiros, loja e praça de alimentação com lanchonete, mas se preferir tem o restaurante Porto Canoas, muito bom. Se preferir pode iniciar a trilha dali e fazer o caminho inverso. Depois é só embarcar no ônibus novamente e voltar ao Centro de Visitante. Se preferir fique hospedado no único hotel que tem parque do parque. (visitação diária das 9h às 17h, ingresso R$ 38,30). 
    
Passeio Macuco Safari nas Cataratas do Iguaçu
Pode acreditar, eu estava nesse barco fazendo o passeio Macuco Safari há alguns anos. 
   
    
**O ingresso pode ser adquirido separadamente ou você pode comprar o Passaporte 3 Maravilhas que dá descontos no ingresso, lojas e estacionamentos desta atração, Visita Panorâmica da Itaipu e no Marco das três Fronteiras, além de gratuidade no Ecomuseu. 
    

A cidade Foz do Iguaçu

Localizada no extremo oeste do Paraná, distante 660 km de Curitiba, na fronteira com o Paraguai e Argentina tem uma população (mais de 260 mil habitantes) com grande diversidade étnica que junto com os turistas de vários lugares do mundo transformam Foz em uma cidade internacional. Com uma boa estrutura turística com aeroporto internacional, bons restaurantes, meios de hospedagem e diferentes atrativos turísticos, Foz do Iguaçu recebe turistas o ano todo.
 

Quando ir

No verão, eu que transpiro muito, sofro com o calor. Nessa época pode ter chuvas, mas as cataratas e as comportas da Itaipu estarão bem cheias.
No inverno chove menos e as cataratas e comportas estarão mais vazias. Talvez você não ache tão bonito. Pelo clima mais agradável eu prefiro esta época.

Postar um comentário

0 Comentários