Estação das Docas, porto turístico em Belém

Estação das Docas em Belém

Dificilmente você não irá à Estação das Docas. O complexo turístico tornou-se ponto de encontro tanto de quem visita Belém como de moradores. Localizado num lugar estratégico e agradável tem restaurantes com comida típica, sorvete de frutas que não encontramos pro lado de cá, apresentações culturais, lojinha com produtos que turistas adoram, cerveja gelada, pôr do sol bonito e ambiente climatizado, o que faz toda diferença numa cidade quente como a capital do Pará. Diante de tudo isso não será difícil você ir mais de uma vez. Eu devo ter ido uns três dias.

A Estação das Docas existe desde 2000 quando uma área do porto foi revitalizada para oferecer serviços de lazer com segurança ao visitante. Os galpões de ferro inglês foram aproveitados para os ambientes internos. Na área ao ar livre à beira da baia do Guajará o que ganha destaque são os enormes guindastes trazidos dos Estados Unidos e viraram uma marca do local.
  
Estação das Docas em Belém

Fui à Estação pela manhã, tarde e noite. Pela manhã provavelmente você encontrará o que fazer só no galpão 1 onde estão as lojas e no galpão 2 que é o espaço de bares e restaurantes, sendo que os dois galpões também ficam abertos à noite. O galpão 3 tem teatro e espaços reservados para apresentações, exposições e feiras e é mais comum ter alguma programação aberta ao público à noite também.

Caso resolva ir durante o dia você pode aproveitar para almoçar comida típica paraense. Os restaurantes do térreo servem buffet e cobram um valor por pessoa. Tanto o cardápio quanto o preço têm pouca diferença de um para o outro e não é tão barato. Mas a comida é muito boa e ambiente também. Mas se você quiser economizar vá para o segundo piso onde tem um restaurante no peso e com vários pratos típicos.
  
Estação das Docas em Belém

Pra mim o melhor horário de ir à Estação é à tardinha e já ficar para à noite. Depois de andar, conhecer e, se a fila estiver pequena, tomar sorvete de frutas regionais na famosa Cairu, escolha uma mesa de preferência na parte externa de frente para o rio, a essa hora tem até uma brisa (se é que podemos chamar assim) e aguarde o pôr do sol, vale a pena. No fim de tarde a movimentação já é grande no happy hour e você já pode trocar o sorvete por uma cerveja artesanal produzida ali mesmo. 
  
Estação das Docas em Belém

Procure saber qual a programação do galpão 3 e se for interessante não perca. Fui a Belém depois do Círio de Nazaré, mas a cidade ainda estava no clima e vi uma exposição e assisti uma peça sobre o tema ali sem precisar pagar ingresso. E na minha última noite quando já não tinha mais esperanças de ver a dança do Carimbó, assisti também ali apresentação de danças folclóricas do Pará.
  
Estação das Docas em Belém

QUANDO IR

A Estação das Docas abre todos os dias. Veja detalhes de horários e programação no site. Fica bem ao lado do Mercado Ver-o-Peso na Av. Boulevard Castilho, s/n – Bairro Campina.
O local oferece algumas vagas de estacionamento pago para carros.
Há também um terminal turístico de passageiros para os passeios fluviais que são oferecidos por uma agência no local.

Postar um comentário

0 Comentários