LUGARES: Seminário Frei Galvão.

Seminário Frei Galvão

Na minha última viagem pela região do Vale do Paraíba no estado de São Paulo, conheci um lugar maravilhoso: o Seminário Frei Galvão.

As cidades de Cachoeira Paulista, Guaratinguetá e Aparecida compõem um roteiro que  tem sido chamado de Roteiro da Fé. Cachoeira Paulista é onde está localizada a Canção Nova, uma comunidade carismática da Igreja Católica, que recebe caravanas do Brasil inteiro para os seus encontros com muita pregação e louvores. Aparecida é onde está a Basílica da Padroeira do Brasil e dispensa comentários, e entre as duas cidades está Guaratinguetá que é a terra do Frei Galvão, o Primeiro Santo Brasileiro.

E de três anos pra cá tenho acompanhado um grupo nesse roteiro. Como o grupo que levo é formado praticamente pelas mesmas pessoas, tento a cada ano visitar e conhecer algo novo. Este ano fui conhecer o Seminário Frei Galvão e gostei muito, é bem diferente dos outros lugares do roteiro. Não existe lá o comercio exagerado que rodeia a Basílica de Aparecida e nem a liturgia emotiva da Canção Nova. O seminário é tranquilo, silencioso e simples, bem característico dos Franciscanos.

O Seminário Franciscano Frei Galvão pertence à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, a mesma do Convento da Penha em Vila Velha – ES, e dedica-se desde 1942 à formação dos futuros franciscanos.

Fui com o grupo sem avisar, no guia turístico da região estava escrito que eles recebiam a todos sem precisar marcar e quando cheguei o portão estava literalmente escancarado, como se acolhesse a todos. Então fui entrando com o grupo e passamos pelo jardim de entrada, nele tem uma imagem enorme de Nossa Senhora de Fátima. Na porta do seminário estava o Frei Soneca que logo veio nos receber, cumprimentou a todos com calma e sorrindo.

Nos levou primeiro à Capela e lá falou um pouco sobre o seminário e nos abençoou. Por último pediu que eu segurasse uma relíquia de São Frei Galvão e distribuiu as suas pílulas. Em seguida fez uma visita guiada pela parte do seminário que aberta ao público.

O seminário tem duas exposições permanentes bem interessante, uma de presépios de várias partes do mundo e outra só de São Francisco confeccionado com vários materiais. O lugar é bonito e vale a pena uma parada quando você estiver passando pela região do Vale do Paraíba. Ele fica bem ao lado da BR 116, a via Dutra.

Seminário Frei Galvão

Seminário Frei Galvão

Seminário Frei Galvão


Seminário Frei GalvãoRelíquia do frei Galvão.

Seminário Frei GalvãoExposição permanente de presépios.

Seminário Frei Galvão

Seminário Frei GalvãoExposição permanente de imagens de São Francisco.


Seminário Frei Galvão

Seminário Frei Galvão


Seminário Frei Galvão

Seminário Frei Galvão

Atendimento aos Romeiros: Diariamente: 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h - inclusive feriados e finais de semana.

Contatos:

Seminário Franciscano Frei Galvão. Av. Integração, 151 - Bairro São Bento - CEP 12.522-030 .  Guaratinguetá/SP .
http://www.seminariofreigalvao.com.br/  
Telefone: (12) 3132-6233
Email: freigalvao@franciscanos.org.br

Postar um comentário

0 Comentários