ITAÚNAS–ES, BRASIL

ItaúnasFoto de Marcos Guimarães.

Em meados do século 20 o desmatamento acontecia sem freio no norte do Espírito Santo, e sem a vegetação nada conseguiu segurar a ação do vento que com a sua força espalhou areia sobre a antiga vila de Itaúnas, fazendo com que ela ficasse soterrada.

Para os moradores não teve outra saída senão a de abandonar suas casas e irem embora para o outro lado do rio Itaúnas e construírem uma nova vila, reconstruindo assim suas vidas.

A mesma areia que anos atrás causou uma problemas para a população local transformou-se em dunas e hoje virou atração, e com isso os turistas estão fazendo o trajeto inverso ao dos moradores. Estão saindo das cidades para curtirem o local nos finais de semana e nos períodos de temporada.

Itaúnas

Eles chegam cada vez mais em números maiores para desfrutar da bela paisagem que se transformou o lugar e de outros atrativos naturais como a praia que para chegar até ela, é preciso passar sobre as dunas. E no fim da tarde, na volta da praia, o turista é presenteado com outro espetáculo: o por do sol.

Este espetáculo eu ainda não havia visto. Só fui conhecer agora durante a minha ida ao Festival Nacional de Forró de Itaúnas. É…, como se não bastasse as belezas naturais, a Vila em julho se transforma na capital nacional do forró pé-de-serra atraindo mais brasileiros de vários lugares.

Estive em Itaúnas no último fim de semana do Festival acompanhando meus alunos dos cursos técnicos em guia de turismo e eventos. Depois de passarmos pela Vila e a sede do Projeto TAMAR, seguimos para o Parque Estadual de Itaúnas passando pelas dunas e chegamos até a praia.

Na volta, sobre as dunas, deparamos com uma multidão que ia chegando para assistir o grande espetáculo, e como em um grande teatro o publico ia procurando o melhor lugar da casa para ter a melhor visão.

Para muitos que estavam ali, parecia não ser um momento só de contemplação e sim um ritual de agradecimento onde era preciso uma concentração maior para entrar em sintonia com o que estava acontecendo.

Itaúnas

Itaúnas


Itaúnas


Itaúnas


Itaúnas

P1100673

De volta a Vila, foi só o tempo de esperar o forró começar para entrar no clima. Nunca vi Itaúnas com tanta gente daquele jeito, as outras vezes que estive lá foi sempre fora de temporada.

O som de forró vinha de todos os lados, e nem mesmo a falta  de energia elétrica por mais de duas horas desanimou o lugar, pelo contrário, animou mais ainda com trios tocando no meio das ruas e casais dançando sob um céu bem estrelado.

Itaúnas


Itaúnas


Itaúnas

No dia seguinte acordei ainda ao som das bandas de forró que revezaram a noite toda no palco do bar Buraco do Tatu. E até o horário marcado para a volta para casa, foi possível aproveitar mais um pouco da vila e das dunas.

Itaúnas


Itaúnas


Itaúnas


Itaúnas


Itaúnas


Itaúnas


Itaúnas


Itaúnas fica no município de Conceição da Barra no norte do Espírito Santo. Além do forró  a vila possui atrativos naturais como o rio que dá nome ao lugar, dunas, praias, o Parque Estadual de Itaúnas, além de um rico folclore.


Hospedagem: http://www.mapadavilaitaunas.com.br/
Distâncias:
Itaúnas - Conceição da Barra: 30 km, sendo 22 de estrada de terra.
Conceição da Barra - Vitória: 256 km.
Para quem for de carro saindo de Vitória, o trajeto é pela BR 101 norte até o trevo para Conceição da Barra, onde entra na ES 421 viajando aproximadamente 10 km até o início da estrada de terra que fica à esquerda.
Para quem for de ônibus saindo de Vitória, o percurso é feito até Conceição da Barra pela viação Águia Branca (http://www.aguiabranca.com.br/) e depois pela viação Mar Aberto ( tel 27 3762-2093).

Postar um comentário

0 Comentários