Conheça a Rota do Lagarto em Domingos Martins

Rota do Lagarto em Domingos Martins

Adoro inverno! pena que aqui na grande Vitória não temos esta estação. O máximo que temos é um vento mais frio, uma chuvinha fina rara e um sol mais fraco.

Sei que estou no inverno porque tem os dias oficiais para começar e terminar as estações do ano. Outra coisa que sinaliza a estação é o comportamento das pessoas daqui, pois se entro num coletivo vejo as janelas todas fechadas e se muda o vento as pessoas começam a usar as blusas fechadas e de manga cumprida. Por que eu não sinto este frio gente?!

Rota do Lagarto em Domingos Martins
Pedra Azul com 1822 metro de altitude que dá nome a região, e colada a ela está a pedra que parece ser um lagarto subindo e que dá nome a rota.

Mas nem tudo tá perdido, graças a Deus temos uma região serrana que fica bem perto da Grande Vitória e o clima e a paisagem de lá ajudam a lembrar do inverno nesta época e aliviar o calor no verão.

Rota do Lagarto em Domingos Martins
A Rota do Lagarto têm pontos de parada como esse que fica na entrada do Parque Estadual da Pedra Azul



A 90 km de Vitória temos a região de Pedra Azul no município de Domingos Martins, e lá encontramos a Rota do Lagarto. Um caminho de 8km com um clima agradável, boas opções de hospedagem e restaurantes, e uma bela paisagem que tem como destaque a pedra azul que dá nome a região. Mas além pedra azul tem também a pedra do lagarto devido ao capricho da natureza que fez com que uma pedra menor no formato deste bicho ficasse agarrada a pedra maior.

Aproveite o caminho até a Rota do Lagarto


Rota do Lagarto em Domingos Martins
As cores mudam conforme a época do ano

Para conhecer este lugar, saia de Vitória no sentido sul indo pela BR 262. Vá curtindo a paisagem desde do momento que sair do perímetro urbano. No caminho você vai ver a sua esquerda a igreja Nossa Senhora da Conceição em Viana. Seguindo tem as corredeiras do Rio Jucu, e outros recantos bem interessantes como o Vale da Estação. A região montanhosa é muito bonita mas preste atenção nas curvas.

Rota do Lagarto em Domingos Martins
A paisagem é a maior atração na Rota do Lagarto


Mais adiante tem o distrito de Santa Isabel onde ficaram os imigrantes alemães católicos e logo em seguida a direita está o portal de entrada de Domingos Martins. Se estiver com tempo entre e conheça a sede do município.

Seguindo pela BR, você passará pela cidade de Marechal Floriano e no km 88 fica a entrada para a Rota do Lagarto. É fácil de chegar, logo na entrada tem o restaurante e Pousada Perteles. Pronto você esta entrando na Rota do Lagarto.

A Rota do Lagarto


Rota do Lagarto em Domingos Martins
A medida que vamos passando pela Rota do Lagarto a pedra azul vai ganhando outras formas

O caminho é estreito e com algumas curvas, e tem uma parte dele que não é asfalto e sim calçado com paralelepípedos. Ele foi criado para você curtir o lugar e não simplesmente passar por ele. Por isso se você estiver com pressa deixe para conhecer este lugar em uma outra hora.

Pelo caminho você vai encontrar muito verde e flores, além de pequenos produtores da região vendendo frutas, principalmente morango. Mas o que domina mesmo a paisagem é a grande pedra azul que é vista de qualquer lugar dos 8 km do caminho.

Rota do Lagarto em Domingos Martins

Depois de 2 km você vai encontrar a portaria do Parque Estadual de Pedra Azul (PEPAZ), com loja de lembrancinhas e um café. Dentro do parque são oferecidas trilhas gratuitas, mas para fazer algumas delas é preciso agendar. Bem perto dali está o Fjordland - Cavalgada Ecológica Pedra Azul – outro atrativo que vale a pena. São oferecidas várias atividades de ecoturismo. Nas cavalgadas em trilhas é possível chegar aos pés da Pedra Azul.

Rota do Lagarto em Domingos Martins
É um recanto mais agradável que o outro

Seguindo a Rota do Lagarto, você irá passar por outros atrativos, recantos agradáveis, cafés e restaurantes. Ao final irá sair na estrada que liga a cidade de Vargem Alta a BR 262. Então você pode voltar pela BR ou retornar pelo mesmo caminho e curtir mais um pouco da Rota. Apesar de ter só 8km, é possível passar o dia inteiro na Rota do Lagarto. Se você quiser pernoitar e fazer os passeios da região, o que não falta são pousadas bem aconchegantes. Mas se for para ficar, vá acompanhado para curtir uma lareira e tomar um bom vinho.

Bate e volta a partir de Vitória


Rota do Lagarto em Domingos Martins

Se você não puder pernoitar na Rota do Lagarto ou região, não se preocupe, é perfeitamente possível fazer o passeio a partir de Vitória saindo pela manhã e retornando no fim do dia. Contato para serviços de Guia de Turismo.

> Veja aqui o que fazer na Rota do Lagarto


Atualizado em junho 2018. 

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Legal também é conhecer o Restaurante Travoletta na BR262 Km96. Cardápio com excelentes pratos de comida típica italiana, além de um ambiente bem decorado e aconchegante. Vale a pena conferir. Segue o site para quem quiser conhecer melhor.
    http://www.travoletta.com.br

    ResponderExcluir