FESTA DA PENHA ENTRE OUTRAS.

Cheguei ontem à noite de mais um feriado, o da Páscoa junto com o de Tiradentes, acompanhei um grupo a um Resort no sul da Bahia. Aqui no Estado teremos um outro feriado na semana que vem, é o feriado da Penha que acontece na segunda segunda-feira depois da páscoa. Penha, que eu e todos capixabas tratamos com intimidade, mas não com falta de respeito, é na verdade Nossa Senhora da Penha a padroeira do Estado do Espírito Santo.

Mesmo sendo a padroeira do estado, nem todos municípios aderem ao feriado. Mas como este ano coincidiu de cair junto com o feriado do trabalho, muita coisa paralela vai acontecer no próximo fim de semana aqui no estado.

Feriado pra mim representa trabalho, um guia de turismo trabalha quando todos se divertem. Não sei ainda pra onde irei ou se irei viajar neste feriado, a operadora de turismo ainda não passou a programação, mas se eu não for viajar o que não vai faltar é programação em terras capixabas.

 

FESTA DA PENHA:


Começou ontem (24/04/11) e vai até o dia 02 de maio a tradicional festa da Penha. São 09 dias de festividade. Esse ano a festa tem como tema “Em Maria a palavra se fez humanidade”. Veja a  programação completa.

A Festa da Penha é a maior manifestação religiosa do Espírito Santo e a terceira maior festa religiosa do país, atrás apenas da festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, no estado de São Paulo, a do Círio de Nazaré, em Belém, no Pará.

A tradicional e histórica Festa da Penha teve seu inicio em 1570 por Frei Pedro Palácios. As festividades em honra à Virgem da Penha têm início no Domingo de Páscoa com o oitavário - até a segunda-feira após a oitava da Páscoa -, mantendo a tradição franciscana de celebrar as alegrias de Nossa Senhora após a ressurreição de seu Filho Jesus.

A Festa da Penha atualmente reúne mais de 600 mil devotos, que durante os nove dias da festa participam de missas, procissão marítima, além das Romarias dos Corredores; dos Ciclistas; dos Motociclistas; dos Cavaleiros; da Juventude; das Mulheres e dos Homens…


 
Foto de Gabriel Lordêllo -   http://gabriellordello.wordpress.com/
A Romaria dos Homens é a mais tradicional, é inédita no mundo, pelo expressivo número de mais de 150 mil participantes que percorrem 14 quilômetros, entoando cânticos, orações e meditações. É realizada no primeiro sábado após a Páscoa, à noite, saindo da praça da Catedral Metropolitana de Vitória até o Campinho do Santuário da Penha, com parada no Parque da Prainha para celebração Eucarística.

Criada em 1951 pelo arcebispo de Vitória, Dom João Batista da Motta e Albuquerque, a romaria surgiu como forma de estimular a participação masculina na Festa da Penha. No início, a procissão reunia algumas centenas de homens e os devotos saíam principalmente dos bairros dos municípios mais próximos ao Santuário. Agora, caravanas despontam de lugares mais distantes como Guarapari. Hoje, a Caminhada é a maior Romaria de Homens no Brasil.

A participação cresceu tanto que foi preciso mudar a tradição. Antigamente a missa era realizada no campinho do Convento da Penha, nos últimos anos a Celebração Eucarística acontece no Parque da Prainha (localizado no entorno do Convento), para comportar o crescente número de devotos. A missa, no entanto, só é realizada à meia-noite após a chegada da imagem. Este ano ela irá acontecer dia 30 de abril, sábado, às 19 horas.


FONTE: site do convento da Penha. Visite o site: http://www.franciscanos.org.br/penha/

Visite site especial da festa da Penha.


CONVENTO DA PENHA:

 

Foto retirada do site do governo do estado do Espírito Santo.
O convento da penha é considerado o principal monumento religioso do Estado e símbolo de devoção a Nossa Senhora da Penha. A origem do culto à Nossa Senhora da Penha teve início em 1558, quando o Frei Francisco Pedro Palácio, vindo de Portugal, chegou em Vila Velha trazendo um painel com a figura da virgem.

Segundo a versão popular, o quadro teria sumido da gruta onde o Frei morava e sendo encontrada em um lugar onde mais tarde seria construído o Convento, no alto de um morro de 154 metros. A edificação chamada inicialmente de Ermida das Palmeiras foi erguida por volta de 1560. A pequena capela construída pelo frei Pedro Palácios teve a sua primeira modificação em 1651, a pedido do filho do donatário Vasco Coutinho e outras autoridades da vila que queriam construir um Convento no Espírito Santo, resultando em uma das mais belas construções do Brasil Colonial. Desde então, o convento já passou por inúmeras reformas.

FONTE: site da prefeitura de Vila Velha: http://www.vilavelha.es.gov.br/




Carnaval de Congo de Máscaras


Já está tudo pronto para a realização do Carnaval de Congo de Máscaras de Cariacica no próximo dia 02 de maio, das 8h às 17h. Os 10 grupos de Congo da cidade sairão em procissão da casa do Mestre Itagiba, em Roda D’água, e seguem até o campo do América onde será realizado o Carnaval durante todo o dia.

A expectativa é de um público de 10 mil pessoas. Devotos e apreciadores da tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora da Penha participam das atividades realizadas pela Associação das Bandas de Congo de Cariacica, com apoio da Prefeitura.

A presidente da Associação de Bandas de Congo de Cariacica, Sueli Maria Lemos Santos, informou que foram convidados bandas dos municípios de Vitória, Vila Velha e Serra. “Além dos nossos dez grupos estamos aguardando estes outros grupos, além das caravanas do interior do Estado”, afirma Sueli.

O evento contará com barraquinhas de comidas típicas e a oficina de Máscaras. As apresentações acontecem durante todo dia. Participam do carnaval as seguintes Bandas de Congo: Santa Izabel, Banda Mestre “Tajibe”, São Benedito de Piranema, Unidos de Boa Vista, São Benedito de Boa Vista, Banda Mirim de Piranema, Boa Vista e Roda D’água, São Sebastião de Taquarussu e Grupo “Fanfa Congo” da APAE de Cariacica .

 

Tradição

O Carnaval de Congo de Máscaras é uma manifestação popular que acontece há mais de cem anos. Antigamente, com a dificuldade em se locomover até o Convento da Penha, os congueiros percorriam a região de casa em casa homenageando a Santa Padroeira. A primeira banda a fazer isso foi a São Benedito de Piranema, fundada em 1937.

E com a união dos ritmos e outros aspectos da cultura africana e indígena à festa cristã, organizada pelos brancos de origem europeia, surgiu o Carnaval. Uma característica que diferencia essa manifestação de congo das demais é a presença do folclórico João Bananeira. O personagem foi introduzido pelos negros escravizados, que se vestiam desse boneco coberto de folhas de bananeiras e máscara para se esconderem dos seus senhores.

FONTE: site da prefeitura  de Cariacica.


Fotos de Gabriel Lordêllo -   http://gabriellordello.wordpress.com/

    Os negros queriam ir à festa, mas não podiam ir de rosto limpo porque se não seriam resgatados. Então, eles colocavam a máscara e participavam do carnaval de congo comemorando o Dia da Penha.

O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D'Água acontece sempre em uma segunda-feira, no Dia de Nossa Senhora da Penha. É uma manifestação da cultura afro-brasileira, com influência indígena e que resiste ao tempo. o Carnaval de Congo de Cariacica é um antigo gesto em homenagem à padroeira do Espírito Santo.

COMO CHEGAR: peça informações pelos telefones: (27)9616-4525 / 27-3346-6363

8º Caminho do Imigrante.


 
Como já virou tradição nos Municípios de Santa Leopoldina e Santa Teresa, no dia 1º de maio de 2011, será realizado o 8º Caminho do Imigrante, onde milhares de andarilhos percorrerão 30 quilômetros de inúmeras paisagens naturais como vales e cachoeiras, onde poderão observar até mesmo, a presença de animais que habitam a região.

O percurso de Santa Leopoldina até Santa Teresa é todo feito a pé, o que exige esforço e determinação de seus participantes, mas ao mesmo tempo, proporciona contato direto com a natureza, o que o torna muito prazeroso.

Durante todo percurso haverá pontos de apoio, distribuição de água e frutas, carros de apoio e equipe médica, além de atrações culturais.

Saída
7 horas – Praça de Santa Leopoldina
Chegada
14 às 17 horas – Centro – Santa Teresa
Inscrições
As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de abril de 2011 no site http://www.caminhodoimigrante.es.gov.br/
Kit para caminhada
Camiseta e boné – R$ 15,00
Retirar no local da partida com o recibo de depósito
Banestes: agência 158 – conta 19600352
Circulo trentino di Santa Teresa/caminho do imigrante
Maiores informações Secretaria de Cultura e Turismo
Tel: 3266-1722 e 3266-1569,  http://www.caminhodoimigrante.es.gov.br/
Veja aqui como foi a minha participação na edição do ano passado.

FESTA POMERANA


No próximo sábado começa a festa Pomerana em santa Maria de Jetibá. Na programação tem eleição da Rainha Pomerana e suas princesas, encontro de Veículos Antigos, desfile de Carros Antigos, apresentações culturais, encenação do Casamento Pomerano, bailes, Shows musicais, etc… veja a PROGRAMAÇÃO DA FESTA.

Como você pode ver, o que não falta é programação para o próximo fim de semana aqui no estado do Espírito Santo.

Postar um comentário

0 Comentários