Conhecendo Palatino e o Fórum Romano

Roma

Estava um calor insuportável, ainda não tinha sentido tanto calor na viagem. No meu terceiro dia em Roma depois de visitar o Coliseu fiz uma pausa para água perto do Arco de Constantino, e segui andando para o Fórum Romano, que fica ali ao lado dele.

Ao lado do arco tem uma rua em direção ao arco de Tito, pensei que ali fosse o caminho para o Fórum Romano, fui em frente. Estava errado (eu e mais um monte de gente), tive que voltar tudo. A entrada é pelo Palatino, uma das colinas da cidade de Roma, lugar onde os imperadores adoravam construir seus palácios e templos.


Roma
Arco de Constantino, entre o Coliseu e o Fórum Romano

Roma
  Arco triunfal de Tito. Foi erguido em comemoração à conquista de Jerusalém pelo imperador Tito

Roma
Templo de Vênus e Roma, foi o maior templo de Roma antiga. Foi construído onde antes era o saguão da Casa Dourada do Imperador Nero

De um lado está o que sobrou do Circo Máximo e Fórum Romano, que fica perto do Coliseu e de outros monumentos da Roma Antiga. Se você não gosta de história, essa parte da cidade não é para você. Por todos os lados tem ruínas que não deixam você esquecer de uma época em que Roma exercia seu poder sobre outros lugares do mundo. Mas a paisagem é bem interessante.


Segundo a lenda, em 753 a.c., os irmãos Rômulo e Remo foram abandonados quando ainda eram bebês e foram criados por uma loba. Pela disputa de quem governaria a cidade, Rômulo mata o irmão e constrói a sua cidade sobre o monte Palatino, dando o seu nome. A vaidade e egocentrismo dos poderosos de Roma (ou da Itália), começa com o surgimento da cidade.

Roma
   Estádio no Palatino, talvez originalmente um jardim privado dos imperadores

Roma
Templo de Rômulo. Dedicado aos irmãos Rômulo e Remo, fundadores de Roma. Após a adoção do cristianismo, foi transformada na Basílica de Cosme e Damião


Roma

Com o mesmo ingresso do Coliseu, entrei no Palatino sem fila. O palatino, a exemplo do Fórum, é um museu a céu aberto e é interessante que o visitante já tenha lido a respeito ou que tenha um bom guia turístico ou um Guia de Turismo para entender melhor tudo aquilo, senão só verá pedras na sua frente e perderá tempo visitando a Roma Antiga. Não tem placas informativas nos monumentos (nós ainda reclamamos do Brasil).

O Monte Palatino era o local preferido dos imperadores para construir os seus palácios. Passando pelos jardins pude ver o que sobrou deles. As escavações do palácio de Augusto (primeiro imperador de Roma) estão abertas para visitação, mas devido ao horário não pude entrar. A medida que fui subindo pude observar as construções que estão ao redor, e tive uma visão panorâmica do Fórum Romano.

Roma
Pátio da casa das virgens vestais, eram sacerdotisas da deusa Vestal

Roma
  Ruinas da Basílica de Constantino, destinada para atividades comerciais e administrativas

Roma


O Fórum Romano era o antigo distrito central de Roma, o centro do governo, comercial e cultural. Era o coração da cidade onde tudo acontecia e com o passar do tempo ele ia expandindo. Construções eram soterradas e destruídas, e novas eram feitas para deixar a marca do novo governante que assumia. Por isso, construções de épocas distintas ocupam o mesmo espaço e contam a história de várias Roma. Ao lado de escavações arqueológicas estão espaços climatizados com exposições  que mostram o que já conseguiram desvendar.


Roma
Do lado direito, a Cúria Hostília. Primeira sede do Senado da República Romana

Roma
Colunas do antigo Templo de Saturno de aproximadamente 500 anos antes de Cristo

Roma
Arco de Septímio Severo. Foi edificado em 203 d.C., em comemoração da vitória sobre os Partas, obtida com as duas campanhas militares que foram concluídas em 195 e em 203 d.C e dedicado a Septímio Severo e seus dois filhos, Caracala e Geta. Logo após a morte deste último, foi retirado o seu nome da inscrição contida no arco, para que fosse também apagado da memória dos romanos


Gostei muito de andar por ali e imaginar como era Roma Antiga a partir do que sobrou dela. Seus moradores pelas ruas negociando, saindo daqueles templos, comemorando vitórias e reclamando de seus imperadores loucos. Do Fórum Romano segui o meu Tour pela região central de Roma conhecendo outros lugares como a Prisão Marmetina e o Monte Capitólio.

Postar um comentário

0 Comentários