Roteiro de 3 dias em San Cristobal de las Casas, México


San Cristóbal de Las Casas

Depois de Mérida, cidade grande, eu estava de volta a uma cidade menor, colonial de casas baixas coloridas e com um ritmo mais calmo. Eu estava em San Cristóbal de Las Casas. Um lindo Pueblo Mágico que já chama atenção pelo nome. “las Casas” foi acrescentado em homenagem ao bispo que defendia os indígenas da região.

A cidade fica no estado mexicano de Chiapas, cercada por montanhas e está acima de 2000 metros de altitude. Fui em abril/19 e o clima frio estava bem gostoso fazendo com que eu esquecesse do calor da cidade anterior. Não é totalmente plana, mas não me impediu de fazer o que gosto quando chego a uma cidade, bater perna.

San Cristobal de las Casas

É visível a vocação turística de San Cristóbal de las Casas. Muitos, mas muitos e diferentes gringos dividem espaço nas ruas com os descendente de maias que vendem artesanato. Há uma grande população indígena na região e a venda do trabalho deles aos turistas ajuda (ou é) o sustento deles. E para atender aos visitantes, a cidade têm por todos os lados bares, restaurantes, lojas e cafeterias. San Cristóbal é conhecida também pelo bom café.

San Cristóbal de las Casas é para ser visitada a pé. Mas não se limite ao centro, pois a cidade é cheia de lugares interessantes, feiras e mercados. Têm muitos mercados para o tamanho da cidade. E a medida que se afastar do centro você vai ver menos turistas e mais nativos.

San Cristobal de las Casas

Programei 3 dias em San Cristóbal de las Casas. O primeiro deixei para conhecer a cidade, nos outros 2 fiz passeios recomendados na região e aproveitei o fim do dia em San Cristóbal.

>> Confira o meu roteiro de viagem.
>> Leia todos posts sobre o México.

O que fazer em San Cristóbal de las Casas

San Cristobal de las Casas
Catedral de San Cristóbal Mártin

A partir do Zócalo (praça principal) no centro histórico você conhece San Cristóbal de Las Casas. Nele está o Museu de San Cristóbal com um grande pátio atrás dele. Também ali está a Catedral de San Cristóbal Mártin que fica de frente para a Plaza de la Paz, que igual ao Zócalo está sempre movimentada. Nelas sempre tem alguma mostra da cultura local.

San Cristobal de las Casas

No Zócalo tem início a Calle Real de Guadalupe, uma concentração de bares, restaurantes, cafés, agências de turismo e tá sempre movimentada. Se preferir lugares frequentados mais por moradores locais, se afaste do início. Essa rua é o principal acesso a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe. Da rua já é possível ver a igreja que fica no alto do morro de onde se tem uma vista da cidade. E se for data religiosa vai ter algo para ver nas suas proximidades.

San Cristobal de las Casas

Também saindo do Zócalo tem a Cale Miguel Hildago, outra rua de pedestre movimentada pelos seus bares e restaurantes. No final dela tinha uma feira de comida típica, destaque para os doces. San Cristóbal é conhecida pelos seus doces. Também por esta rua você chega a Igreja de San Cristobalito. Se prepare para subir novamente pois é outro lugar de onde se tem uma vista de cima da cidade.

Caminhe a partir do Zócalo pela Av 20 de Novembro e chegará ao Bairro de Mexicanos. É onde onde os nativos moram. As construções não são tão bonitas e conservadas, há muito comercio popular com barracas e feiras. Pessoas e vans se misturam nas ruas mais estreitas. Se no centro histórico os turistas são a maioria, ali são os nativos que se destacam pelo som dos dialetos e pelos seus trajes típicos que realmente usam no dia a dia e não só para turista ver.

San Cristobal de las Casas

Ao lado dele está o Bairro El Cerrillo. Um bairro intermediário com nativos e moradias igual ao Mexicanos e com opções para os turistas como o Centro Histórico, mas com uma movimentação menor.

Já a 3 quadras do Zócalo, na Av Insurgentes, está o Mercado de Doces e Artesanias. Em San Cristóbal tem a tradição de doces e além de encontrar em v´rios lugares da cidades, existe um mercado específico para eles. Aliás, vi muitos mercados e feiras na cidade. Inclusive vi uma que praticamente escondia a Igreja e Convento de San Domingos no Bairro de Mexicanos.

San Cristobal de las Casas
Mercado de doces

San Cristóbal de las Casas têm muitas igrejas coloniais. A cidade tem muitas tradições religiosas. Também tem museus, mas não consegui visitar muitas igrejas e os museus. Viajei em abril do ano passado estavam fechados ou em obras.

Mas não tive problema quanto a isso, pois a cidade é interessante por si só. Ande sem essa preocupação, não se prenda a lista de lugares para visitar e se precisar parar no caminho, pare. De repente você encontra um bom café, igreja bonita, artesanato, e quando perceber estará parado vendo alguma apresentação na praça ou comendo um gafanhoto oferecido pelos inúmeros vendedores de rua. E se passar por um bar frequentado pelos locais, entre, beba e observe.

San Cristobal de las Casas


O que fazer na região

O Cañon del Sumidero

No meu segundo dia fui fazer um dos passeios mais indicados: Cañon del Sumidero. Um grande canyon formado por paredões que chegam a 1000m de altura margeando o Rio Grijalva. O melhor do passeio é navegar pelo rio entre os paredões. Depois tem ainda paradas em mirantes no alto do canyon. No retorno acontece uma parada rápida na cidade de Chiapa de Corzo.

O Cañon del Sumidero não é em San Cristóbal de las Casas. As agências locais vendem o passeio com transporte e o passeio de barco.  Em abril/19 paguei 390 pesos (R$ 86,50), pelo que pesquisei sai barato ir com as agencias do que por conta própria. Saí por volta das 9h e o retorno foi às 15h, chegando antes do horário informado pela agencia, mas foi até bom que pude aproveitar  o fim de tarde na cidade.

O passeio vale pelo canyon. Não crie expectativas pelo restante que é oferecido. A parada na cidade de Chiapa de Corzo foi rápida (15min) não dando tempo de fazer nada, portanto desnecessária. Não teve tempo para almoço, então leve o que comer. O barco é aberto, cuidado com o sol. Anda um tempo de van.

Cañon del Sumidero

San Juan de Chamula

Um município autônomo onde predomina a população indígena com seus costumes, tradições e crenças. O que mais chama atenção e atrai turistas curiosos é a Iglesia de San Juan Bautista, ou melhor, os rituais nada católicos que acontecem dentro dela. Por fora é uma igreja igual as outras.

Chamula está a 10km de San Cristóbal e não necessariamente você precisa ir com uma agência. Basta ir até a Calle Honduras no Bairro de Mexicanos e pegar uma van que irá te deixar no centro. Fiz isso no terceiro dia. Fui logo pela manhã, paguei 18 pesos (R$ 4,00) em abril/19 cada viagem e mais 25 pesos para entrar na igreja. Fiquei praticamente o tempo todo dentro da igreja observado o que acontecia ali. Foi o que vi de mais impressionante no México.

San Juan Chamula

Cidade maia de Palenque

Outro passeio muito procurado por quem visita San Cristóbal é para conhecer as ruinas da cidade maia de Palenque. Realmente é impressionante e vale muito a apena conhecer. A partir de San Cristóbal você pode fazer um bate e volta conhecendo as ruínas e mais dois atrativos. Fica distante 5h de viagem, por isso as vans saem às 4h e retornam após às 22h. Esta forma parece ser bem cansativa.

Você pode também ir dessa forma, mas não voltar a San Cristóbal ficando na cidade de Palenque para continuar o seu roteiro. É muito comum as pessoas depois do passeio já ficarem na rodoviária da cidade. Outra maneira ainda de conhecer Palenque é ir de ônibus e lá fazer os passeios. A viagem de ônibus é mais longa porque ele faz um trajeto diferente das vans. Além de ficar mais caro.

Eu fiz o roteiro no sentido contrário. Estava em Mérida, fui de ônibus para Palenque e lá contratei o passeio que ao final me levasse para San Cristóbal de Las Casas chegando no mesmo dia. Também é muito comum isso.

Palenque

Caracol Zapatista

No início do século XX surgiu no México o Movimento Zapatista, grupo guerrilheiro. Mas há muito não é mais assim. Formado principalmente por índio, descendentes maias. O Movimento quer respeito. Reivindica autonomia em suas terras com a participação direta da população nas decisões, preservando as tradições, costumes e vivendo em promovendo a partilha.

O Movimento ficou mais conhecido fora do México quando em 1994 o Exército Zapatista ocupou a cidade de San Cristóbal de Las Casas, entre outras, se manifestando contra acordo do livre comercio da América do Norte. Na província de Chiapas, com a maioria da população formada por índios, o movimento tem bastante força. A cidade de San Cristóbal sofre influência do movimento, mas é na região próxima que estão os territórios zapatistas, como munícios autônomos e os Caracóis. Estes últimos funcionam como regiões administrativas desses territórios autônomos. Neles todo serviço é comunitário, voluntário e os frutos são compartilhados. Também funcionam como local de comunicação, divulgação do movimento. São fechados, mas tem como visitar um deles: Caracol Oventic. E não é difícil.

Eu não visitei por falta de planejamento, mas a Natália do blog 360meridianos e o Renan do blog Mundo sem fim foram, fizeram ótimos relatos e contaram como visitar.
 

Como chegar em San Cristóbal de las Casas

San Cristóbal não tem aeroporto. O mais próximo está a 60km na cidade Tuxtla Gutiérres, a capital do Estado de Chiapas. Do aeroporto para San Cristóbal tem van.

Também chega-se a San Cristóbal de ônibus a partir de várias cidades. A empresa que atende é a ADO. Escrevi um post de como viajar de ônibus pelo México.

Eu não cheguei nem de avião nem de ônibus. Eu estava em Paleque, a impressionante cidade maia.  Lá, contratei um passeio de van para conhecer alguns atrativos e depois me levar para San Cristóbal. Palenque também fica no Estado de Chiapas e é comum e fácil de contratar esse serviço.

Se você estiver de carro pela região, tá resolvido o seu problema. Mas saiba que na cidade não vai precisar dele. É possível, e melhor, conhê-la a pé. Para ir a outros destinos você tem a opção de sair daqui do Brasil já com o carro alugado.

San Cristóbal de las Casas

Onde comer

Tem à la carte, buffet onde você come até não aguentar mais e tem a opção de entrada, prato principal e sobremesa. Fui em todas essas opções e estão por todos os cantos. E o preço não é absurdo, não. Uma dica é o Centro Cultural Tierradetro na Rua Real de Guadalupe. Cultura e comida boa num só lugar.

San Cristóbal de las Casas
Centro cultural Tierradentro

Hospedagem

Tem muito Hostel na cidade. Ela é querida pelos mochileiros, mas é visitada por todo tipo de público. Fique tranquilo porque também têm outras opções de hospedagem.

Eu, faço viagens econômicas, fiquei no 13 Cielos Hostel. Reservei no site Booking onde é classificado como muito bom, e gostei muito. Ele funciona em uma casa com poucos quartos, o atendimento é muito bom e é bem localizado no centro histórico. Fiquei sozinho em um quarto privativo com cama de casal.

Pra mim o melhor lugar pra ficar é o centro histórico. Mas também ficaria no Bairro El Cerrillo.

Booking.com

>> Confira o meu roteiro de viagem.
>> Leia todos posts sobre o México.

Postar um comentário

0 Comentários