Turismo de experiência: Colher maçãs em Fraiburgo–SC


Colher maças em Fraiburgo
A cara de satisfação da turista


Você gosta de maçã? Muito? Então imagina entrar num pomar e poder pegar a maçã que quiser (quantas quiser) diretamente no pé. Pois é, esse lugar existe aqui no Brasil e fica no interior do estado de Santa Catarina, na cidade de Fraiburgo.


Colher maças em Fraiburgo


Uma cidade formada por gente que apareceu de todos os cantos, muitos da Alemanha como os irmãos René e Arnoldo Frey. Os irmão Frey foram (são ainda) tão importantes para o lugar que deram nome a cidade. Fraiburgo significa Vila dos Frey. Além da cidade quase tudo nela leva o nome da família, a floresta, hotel, indústria, rua….


Colher maças em Fraiburgo


A pequena cidade teve nas matas a primeira grande força econômica, sendo aproveitada para a indústria madeireira na fabricação de móveis e produção de celulose. A chaminés das industrias continuam fazendo parte da paisagem e na economia da cidade , mas desde a segunda metade do século passado a fruticultura vem ganhando mais espaço, principalmente com a produção de maçã. Não é atoa que a cidade é conhecida como a capital brasileira da maçã ou ‘Terra da Maçã’, sendo responsável por quase 20% de toda produção da fruta no país.


Colher maças em Fraiburgo
A Floresta René Frey tem araucárias centenárias. No início esta espécie atraiu os imigrantes para o seu uso na indústria madeireira, hoje é preservada e apreciada pelos turistas


Numa cidade simples e sem muitos atrativos, a maçã não só virou um importante produto na economia mas também um (ou o mais) importante atrativo turístico do lugar. Tem barraquinha da maçã onde é possível não só comprar a fruta mas também tudo que possa ser feito com ela. As plaquinhas com os nomes das ruas são em formato de maçã, o relógio na praça também tem o formato de uma maçã e no hotel tem suco, torta, doce, sabonete e shampoo de maça.


Colher maças em Fraiburgo
No meio da florestas de araucárias, uma capelinha ecumênica toda em madeira sem o uso de pregos


Até mesmo o principal passeio é em torno da maça.  É o passeio promovido pela Casa do Turista onde o visitante percorre a Floresta René Frey (olha a família ai) tendo contato com araucárias, esculturas interessantes e visita o interior de uma capela construída com araucárias. Depois segue para o pomar passando por alguns animais. Fora da época da colheita, que normalmente vai de dezembro a abril, o máximo que pode fazer no pomar é tirar fotos e depois seguir o tour pela cidade podendo visitar o processamento da maçã em uma das várias agroindústria da cidade.


Colher maças em Fraiburgo
Esculturas de ferro e cimento que atraem a atenção dos turistas


Mas no período da colheita o passeio fica muito mais interessante. E a última vez que fui a Fraiburgo acompanhando um grupo foi justamente nessa época, e tive a oportunidade de conhecer algo novo. No pomar, além de poder tirar fotos os visitantes puderam vivenciar a colheita das maças. Uma experiência simples, mas não comum para aquelas pessoas que estavam ali (nem pra mim) e que proporcionou grande satisfação.

A EXPERIÊNCIA


Colher maças em Fraiburgo
A Casa do Turista, onde tudo começa

O visitante é recebido na Casa do Turista. Lá ele assiste um vídeo contanto um pouco sobre a cidade e o passeio. Antes de começar o passeio a pessoa decide se quer fazer  a colheita. Caso queira, além do valor do passeio, paga-se R$ 15,00 e recebe uma redinha. Pode comprar quantas redinhas quiser.

O passeio pode ser feito de ônibus, de carro particular ou para quem quer mais emoção com o caminhão utilizado em safaris. Os valores são diferentes e em qualquer opção vai uma monitora passando informações.

Colher maças em Fraiburgo
O passeio pode ser feito neste ônibus….

turista_3
Ou no caminhão Kaigang para quem quer mais emoção. Foto de divulgação.


A primeira parada acontece na Floresta René Frey perto de uma capelinha onde o visitante pode fazer caminhadas leves na floresta de araucárias. Depois segue ao pomar, lá a monitora orienta em quais pés pode-se fazer a colheita. Pode pegar maçã até encher a redinha.

Colher maças em Fraiburgo

Do pomar o passeio segue pelas ruas da pequena Fraiburgo onde a monitora conta curiosidades e mostra alguns atrativos. O passeio tem duração aproximada de 2 horas.

Para fazer opasseio deve-se entrar em contato com a Casa do Turista pelo telefone (49)3246-2352 ou pelo e-mail casadoturistafbgosc@hotmail.com .


ONDE FICAR


Colher maças em Fraiburgo
Jardim do Hotel Renar


Posso estar enganado mas em Fraiburgo o que tem de interessante mesmo para fazer é só o passeio. Mas fica próximo a outras cidades que fazem parte da Rota da Amizade com outros atrativos. E mesmo sendo uma cidade pequena Fraiburgo tem uma ótima opção de hospedagem, o Hotel Renar (também da família Frey). Aliás, além do passeio, uma das boas coisas que tem na cidade é ficar hospedado no Hotel Renar. Ele tem boa estrutura de lazer, é confortável, boas instalações e boa comida.


Colher maças em Fraiburgo

Postar um comentário

0 Comentários