Programa Viaja Jovem Espírito Santo Jovem 2013


Cheguei hoje à tarde de mais uma viagem do Programa Viaja Jovem Espírito Santo. Programa do Governo do estado do Espírito Santo que leva alunos do ensino público estadual para conhecer as rotas turísticas do estado, promovendo o turismo pedagógico e social, despertando o interesse do jovem capixaba pelo turismo de sua terra para que ele seja um divulgador das belezas que temos aqui. E quem sabe esse jovem não tenha interesse em trabalhar na área do turismo?!

Eu sou suspeito em falar bem do programa já que atuo nele como guia de turismo desde 2011 quando ele começou, mas acho ele formidável. Jovens que não teriam condições de viajar, que nunca entraram num restaurante, nunca imaginaram em se hospedar num hotel, que nunca ouviram falar em guia de turismo, estão tendo essa oportunidade.

Na viajem eles recebem todos os serviços que um turista receberia, e o melhor, tudo incluso no pacote. Dormem em hotéis credenciados, são acompanhados por professores e por guias de turismo profissionais e credenciados pelo Ministério do Turismo. Recebem material com informação de todas rotas turísticas do estado, camisa, lanche e refeições.

Pra mim como guia guia de turismo também está sendo uma experiência incrível pois além de conviver com pessoas diferentes (e de escolas diferentes) a cada semana, estou tendo oportunidade de conhecer muitos lugares do meu estado, e voltar a vários outros. Com esse trabalho o meu currículo está cada vez melhor.

Não posso negar que seja cansativo, pois trabalhar com 40 jovens que em muitos momentos pesam que a viagem é só um passeio e esquecem do lado pedagógico não é fácil.

Ontem e hoje tive o prazer de acompanhar meus alunos da escola Gomes Cardim na Rota Turística do Verde e das Águas visitando o município de Linhares, São Mateus e Aracruz. Mas também estou trabalhando com a Rota Turística dos Vales e do Café visitando Cachoeiro do Itapemirim, Muqui e Mimoso do Sul.

Primeira parada: lagoa Juparanã em Linhares.


CONHECENDO UM QUITUNGO (FARINHEIRA) EM SÃO MATEUS




Vendo como se faz um beiju de tapioca.


Comprando um beiju de tapioca.




Projeto TAMAR em Guriri, litoral de São Mateus.


Igreja Velha em São Mateus.




Museu Câmara e Cadeia.


PORTO HISTÓRICO DE SÃO MATEUS










Visita a aldeia indígena em Aracruz.

ESTACÃO BIOLOGIA MARINHA RUSCHI EM ARACRUZ



Postar um comentário

2 Comentários

  1. Marcelo não está exagerado, foi até modesto diante da vivência que se tem junto a este trabalho! Parabéns a todos(as) alunos (as) que fizeram desta oportunidade um momento rico de, aprendizagem e troca de experiência com as pessoas e os espaços que conheceram!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir