SANTA MARIA DE JETIBÁ E A CULTURA POMERANA

Secretaria Municipal de Turismo.

Santa Maria de Jetibá é uma cidade serrana aqui do estado e fica a 80 km de Vitória. É conhecida como a cidade mais Pomerana do Brasil. Mas também é conhecida pela agricultura orgânica, por ser o segundo maior produtor de ovos do Brasil, e pelas as suas tradicionais festas onde a cultura, costumes e tradições ganham destaque.

O município está inserido na rota turística Caminhos do Imigrante, e com as Cidades vizinhas Santa Leopoldina e Santa Teresa, faz parte do roteiro da Três Santas. A atração maior do município é a cultura Pomerana, e isso o visitante pode observar na arquitetura “Enxaimel” do prédio da prefeitura e outras construções no centro da cidade; nas casas azul e branco, cores da bandeira da Pomerânia; nas igrejas Luteranas, no museu da imigração Pomerana, monumentos, grupos de dança e na língua falada pelos moradores nas ruas da cidade.

Aliás a língua Pomerana é o mais marcante. Tanto que é a segunda língua do município, é ensinada nas escolas da rede pública municipal e é um quesito obrigatório no currículo de quem deseja trabalhar no comercio da cidade, já que nos finais de semana os moradores do interior vão ao centro para fazer suas compras e a maioria não conversa em português. Existe até um dicionário Pomerano x Português.

No município acontece boas festas como a do Colono e da Diversidade Cultural. Mas a Festa mais típica da cidade, é a Festa Pomerana que acontece anualmente em maio. Durante o evento é possível conferir a exaltação da cultura pomerana. O casamento, as comidas, as danças e o desfile histórico pomerano retratam um pouco mais dos hábitos destes descendentes fixados em Santa Maria de Jetibá.

Em uma visita a Santa Maria de Jetibá o visitante poderá aproveitar, além dos atrativos do centro da cidade, para conhecer o interior do município com sítios, cachoeiras, barragem do Rio Bonito e paisagens como a da Pedra do Garrafão.

Igreja Luterana. A religião é destaque no município.

Praça da cidade com lojas de artesanato.

Prefeitura da cidade.

Cena do cotidiano.

Traje típico.

Grupos de dança.







COMO CHEGAR
Saindo de Vitória chega-se a cidade indo pela BR 101 norte até a cidade de Fundão e lá subindo a serra passando pela cidade de Santa Teresa. Outro caminho é no sentido contrário passando pelas cidades de Cariacica e Santa Leopoldina. Para ir de ônibus tem a viação Lírio dos Vales e viação Pretti. Para informações sobre hospedagem, restaurantes e atrativos turísticos acesse o site da Prefeitura.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Estou encantada com essa cidade tão diferente, tão pitoresca e linda!! parabéns!!!

    ResponderExcluir