Dobradinha: Ilhas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas

Ilhas Balestas
 
 
Paracas é um distrito do Município de Pisco na costa sul do Peru que ao mesmo tempo que é banhada pelo Oceano Pacífico tem área de deserto, possuindo assim um ecossistema diversificado e atraindo muita gente. Os principalmente passeios são o das Ilhas Ballestas e a Reserva Nacional de Paracas. Mas é possível fazê-los a partir de cidades vizinhas. Eu aproveitei a minha ida a Huacachina em Ica e de lá sai para os passeios.
 
Reserva Nacional de Paracas
 
Contratei os passeios no dia anterior quando cheguei a Huacachina. O hostel onde fiquei hospedado vendia o passeio, mas numa volta rápida na pequena vila encontrei agências oferecendo os mesmos serviço com preços melhores. Eu só tinha 01 dia para fazer os dois passeios, voltar a Huacachina e viajar à noite. Paguei (em setembro) $ 60 soles a agência e mais $ 18 soles no porto em Paracas na hora do passeio. Fiz os dois juntos, mas os passeios são também vendidos separadamente. Se você estiver em Paracas e gostar de pedalar, pode fazer o passeio de bike ficando mais livre.
 
Ilhas Balestas
 
 

Ilhas Ballestas

Às 06:30 hs sai de Huacachina numa van e depois de 01 hora cheguei ao porto de Paracas. Como eu só tinha uma noite na região e escolhi Huacachina pela logística para seguir para Arequipa, mas gostei da baía e o que vi de Paracas, achei mais interessante e penso que deve ser um bom lugar para ficar. 
 
O primeiro passeio foi para as Ilhas Ballestas para observar pássaros e animais marinhos no habitat natural. O tempo estava nublado e ficou assim a manhã toda, mas não atrapalhou.
 
Reserva Nacional de Paracas - Candelabro
 
Depois de pagar a entrada no porto já embarcamos numa lancha acompanhado por um guia que passava as informações em inglês e espanhol. Me arrependi de não ter lavado nenhum agasalho pois senti frio durante o passeio. Aliás é bom levar independente de estar nublado pois o passeio é em alto mar em lancha aberta. Leve também um protetor solar e será muito útil um boné ou chapéu para se proteger dos dejetos das aves que ficam voando próximo as ilhas. Eu fui sorteado.
 
Ilhas Balestas
 
A primeira atração a ser avistada é o grande Candelabro, um Geoglifo de 120 metros de extensão esculpido em um penhasco há muitos anos. A lancha para alguns minutos para as fotos enquanto o guia passa algumas teorias sobre a sua origem que é um mistério até hoje.  Ele nunca é coberto pela areia devido a força do vento na região. Eu sentei do lado esquerdo da lancha e sem saber acabei escolhendo o melhor lado para fazer o passeio.
 
Ilhas Balestas
 
Um pouco mais de navegação e chegamos as ilhas e é surpreendente a quantidade e variedade de aves. A lancha chega bem próximo procurando o melhor ângulo, fica navegando bem devagar e em alguns momentos para, não há pressa e enquanto o guia vai passando informações vamos tentando tirar as melhores fotos. Quando você pensa que já viu tudo, a lancha muda de lugar e se vê mais uma variedade de aves e animais marinhos entre focas, lobos e pinguins.
 
Ilhas Balestas
 
Ilhas Balestas
 
Ilhas Balestas
 
O passeio tem a duração aproximada de 02 horas.  Achei a navegação tranquila e demora meia hora pra ir e meia hora para voltar. Gostei muito do passeio, além da beleza das aves tem o cenário das ilhas que são formações rochosas. Foi o melhor passeio que fiz entre Huacachina e Paracas.
 

Reserva Nacional de Paracas

Já no porto de Paracas tivemos um intervalo antes de seguirmos para o passeio seguinte. Um tempo curto para comprar uma água ou algo para comer pois o almoço só aconteceu mais tarde dentro da reserva.
 
A Reserva Nacional é uma imensa área protegida na costa peruana. O roteiro do passeio é feito numa pequena parte da reserva passando por deserto e chegando ao mar, fazendo da paisagem a principal atração. No início até chegarmos ao Museu Julio C. Tello a paisagem não me atraiu tanto. No espaço do museu há lanchonete e mais afastado um mirador para ver flamingos. Preferi ir ver os flamingos, mas eles ficam longe não sendo possível ver muito bem e acho que não vale a caminhada.
 
Reserva Nacional de Paracas
 
 
Continuando o passeio, a van saiu da rodovia passando por caminho alternativo e a paisagem passou a ficar interessante. Dali em diante fizemos paradas em miradores já próximo ao mar e o visual de Pacífico batendo nas falésias do deserto é surpreendente. A nossa parada mais prolongada foi na hora do almoço também a beira mar onde se você tiver coragem pode encarar a água gelada para dar um mergulho.
 
No lugar tem uns quatro restaurantes um ao lado do outro que oferecem praticamente o mesmo cardápio e mesmos valores, não achei barato. Então se não tem como escapar escolha um restaurante com a melhor vista e curta o lugar porque é lindo.
 
Pensei que o almoço fosse a última parada, mas antes de sairmos da reserva paramos em outro mirador e dessa vez numa parte mais alta proporcionado um belo visual de despedida. A paisagem no Peru me surpreendeu.
 
Reserva Nacional de Paracas
 
Reserva Nacional de Paracas
 
Reserva Nacional de Paracas
 
Reserva Nacional de Paracas
 
Reserva Nacional de Paracas
 
Foi possível fazer os dois passeios no mesmo dia sem correria. Retornei a Huacachina e tive tempo de folga para tomar um banho e relaxar antes de ir ao terminal da Cruz del Sur em Ica para embarcar para Arequipa, mas é bom comprar passagem para um horário mais tarde.

2 comentários :

  1. Olá, parabéns pelo post. Eu vou para Ica, saindo de Lima bem cedo. Assim, pela parte da tarde pretendo conhecer o Oásis de Huacachina. Na manhã seguinte, fazer esse passeio para ilhas Ballestas e a noite parto para Cusco. Estamos querendo encaixar uma ida a Tacama ( vinícola que fica nos arredores de Ica). Será que dá tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia, tudo bem! Fiquei o mesmo tempo que você em Ica, mas não fiz o passeio nas vinícolas. Não sei o tempo do passeio, mas o passeio do Oásis só sai no fim da tarde devido o sol.tive um tempo livre.
      Seria legal vc ver com o local de hospedagem ou fazer todos passeios com a mesma agência porque ai ela vai organizar o tempo.
      Obrigado por visitar o blog.

      Excluir