DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE VITORIA 2012

Carnaval capixaba

 

Sei que a escola de samba que ultrapassa o tempo regulamentar do desfile, perde ponto e pode perde a oportunidade de ser campeã do carnaval. Mas no desfile deste fim de semana, eu quis muito que uma escola demorasse mais tempo na avenida, a Independente de Boa Vista. Não que eu quisesse prejudicá-la, longe disto, é que eu queria ver mais do show que ela apresentou na avenida.

 

A escola estava maravilhosa e empolgou o público com o seu enredo "Vida em Poesia... A Lira que é Lucinda". E o pessoal da arquibancada cantou mais alto o samba quando a homenageada Elisa Lucinda, entrou na avenida. Ela também mostrou que sabia a letra do samba e distribuiu simpatia e animação.

 

Bom se todos os destaques soubessem a letra do samba. Pois ao contrário da Boa Vista, teve escola de samba que os destaques, e outros componentes, não sabiam nem o que estavam fazendo ali. Simplesmente passaram pela avenida. As escolas de samba deveriam fazer alguma coisa quanto a isso.

 

Mesmo gostando muito da Boa vista, e a cada ano admirando mais o trabalho da escola, acho (desconsiderando os quesitos técnicos) que a Mocidade Unida da Glória - MUG, vai ser a campeã. Com enredo falando de Luiz Gonzaga, ela mostrou que concorda com a famosa frase do Joãozinho Trinta “quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta de luxo”. A escola estava um show!

 

E foi acreditando que quem vai a um desfile de escola de samba, vai para ver samba no pé, ouvir um bom samba e ver beleza. Que a MUG apresentou um desfile luxuoso.

 

Ninguém vai pra ver fantasias pobres e mal feitas ou carros alegóricos mostrando ferragem. Eu espero ver ainda outras escolas de samba com os mesmos recursos da MUG, pois assim vai prevalecer a criatividade e o trabalho da comunidade, e não o dinheiro.

 

Carnaval capixaba

 

A Unidos de Jucutuquara que sempre apresentou também muito luxo, este ano com problemas financeiros mostrou como o dinheiro fez falta para por em prática o que foi pensado.

 

Eu fico imaginando o que escolas como a Piedade, só para citar um exemplo, mostrariam na avenida se tivessem mais recurso. A Piedade, tirando a correria que estava, fez um belo desfile.

 

Mas as coisas estão mudando com o tempo. Eu vou ao sambão do povo desde 2009 e as diferenças entre as escolas estão diminuindo. Em anos passados dava pena de ver fantasias e adereços de certas escolas. Este ano com mais investimentos, estas escolas apresentaram fantasias completas e seus carros com acabamento.

 

O fato é que o carnaval capixaba está cada vez melhor. Até pouco tempo a maior parte do público ia ao sambão do povo só para ver a MUG e Jucutuquara, depois do desfile delas o povo ia embora. Ou então só chegava na hora delas desfilarem. A Boa Vista conseguiu entrar nesta disputa e outras escolas também estão conseguindo. Assim o público no sambão já é maior.

 

Fui nos dois dias do desfile do grupo especial. Na sexta feira a pega no samba e a imperatriz do forte me surpreenderam pelo tamanho da escola e pelo bom desfile apresentado. Andaraí eu achei fraca.

 

No segundo dia só consegui ver o desfile da Boa Vista, Piedade e MUG. Não cheguei a tempo de ver a Barreiros e a São Torquato, que foi a única escola que visitei antes do carnaval e queria muito ter visto o seu desfile.

 

Carnaval capixaba

 

Carnaval capixaba

 

Carnaval capixaba

 

Carnaval capixaba

 

Carnaval capixaba

 

Carnaval capixaba

 

Carnaval capixaba

0 comentários :