A Lagosta do Guido na Ilha de Boipeba – BA

Lagosta do Guido

Era para ser só mais um passeio de volta à ilha, oferecido em Morro de São Paulo na Bahia. Já escrevi sobre este passeio e também sobre Morro. Um passeio com parada para banho junto com peixinhos (quando eles aparecem), uma parada aqui, outra ali, e parada para almoço na praia de Boca da Barra na ilha de Boipeba.

Mas semana passada, a parada para o almoço fez toda diferença. Na lancha que eu estava, alguém comentou sobre uma tal lagosta que ouviu falar.  E a tal lagosta é servida na praia de Cueira, onde as lanchas param para que os interessados possam fazer uma caminhada até a praia onde normalmente acontece o almoço.

Lagosta do Guido
Fogão de lenha onde são preparadas as maravilhosas lagostas.

Pronto, o grupo resolveu ir à praia, mas  não para caminhar e sim degustar a lagosta. Confesso que não fiquei entusiasmado com a ideia, nunca ouvi falar da lagosta e queria ir logo para a outra praia onde estava a outra parte do grupo. Mas na condição de Guia de Turismo fui acompanhando.

Quando a lancha parou, o que vi primeiro foi um fogão de lenha coberto por umas seis telhas grandes de amianto, e junto a isso um senhor baixinho, simples e quieto. Diante daquele cenário, não acreditei que ali seria servido uma boa lagosta, e aumentou a minha vontade de não demorar ali.

Mas quando aproximei, outra coisa chamou a minha atenção: as bacias de lagostas. Nossa, quanta lagosta! todas fresquinhas. E o responsável por aquilo era aquele senhor baixinho, simples e quieto: o Guido. Ele mesmo pesca o prato principal do seu restaurante.

O lugar é simples na beira da praia e sob a sombra de uma grande arvore, com várias mesas de plástico espalhadas. Mas se preferir, em um segundo plano tem uma construção melhor feita de madeira.

Lagosta do Guido
Guido que além de pescar e preparar a lagosta, tem que ter paciência para tirar fotos com os turistas.

Depois de uma seção de fotos (com as lagostas), o grupo foi sentando ali mesmo sob a sombra da arvore - com vista para o mar - e pedindo o cardápio. O que seria somente uma degustação antes de ir para  almoço, passou a ser a refeição principal. Fui vencido (graças a Deus) e almocei uma deliciosa e inesquecível lagosta na manteiga.

São duas opções principais no cardápio, lagosta grelhada com casca e lagosta sem casca na manteiga. Os dois pratos são acompanhados por arroz, feijão e farofa. São fartos e  custam R$ 90,00 cada. Pedi a lagosta na manteiga pois é sem casca e pega mais tempero, mas quem pediu a grelhada também gostou muito.

Quando chegamos somente duas mesas estavam ocupadas, mas não demorou muito para chegar várias lanchas trazendo muita gente e logo as mesas ficaram todas ocupadas. Foi muito bom ter chegado primeiro, assim o pedido não demorou. Na verdade foi muito rápido.

Lagosta do Guido
Lagosta grelhada (são três), um dos pratos do Guido. Esta foi uma refeição, mas comeram quatro mulheres.

ONDE FICA: praia de Cueira na ilha de Boipeba.

COMO CHEGAR: lanchas de passeio de Morro de São Paulo. 

Postar um comentário

2 Comentários