
Quando se trata de Cidades HistĂłricas de Minas Gerais a primeira que Ă© lembrada por muita gente Ă© Ouro Preto. Mas essa fama nĂŁo Ă© atoa e realmente merece ser visitada, mas bem perto dela – 12 km – está a cidade de Mariana que já viveu o seu tempo de glĂłria quando arrecadava muito ouro, e por isso foi a primeira Vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. Mas entrou em decadĂŞncia quando a capital da provĂncia foi transferida para Vila Rica (hoje Ouro Preto) . Hoje em dia Mariana aproveita a fama da vizinha famosa para receber os turistas.
Apesar da sua importância histórica, a cidade não tem tantos atrativos quanto Ouro Preto (mas não menos importantes) e acredito que não receba tantos visitantes - por um lado isso é até bom para fazer uma visita sem tumulto. Talvez isso tenha a ver com a sua localização, Mariana está as margens de uma rodovia e sua chegada não é nada atraente fazendo com que os desavisados só passem pela cidade. Quem comete esse erro deixa de visitar um Centro Histórico mais tranquilo, mais plano (a cidade não tem tantas ladeiras quanto Ouro Preto), com praças arborizadas e com boas opções de restaurantes.
Mas eu não pensei sempre assim, comecei a ver a cidade com outros olhos e gostar mais do Centro Histórico de Mariana depois da última visita. Uma visita rápida aproveitando minha passagem pela região, indo nos principais atrativos, mas deu vontade de ficar mais. Fui primeiro a Praça Minas gerais, depois desci até a Praça Gomes Freire e terminei na Catedral da Sé.
A praça Minas Gerias concentra o maior nĂşmeros de atrações da cidade: no canto esquerdo da foto Ă© possĂvel ver o pelourinho, atrás dele está a igreja SĂŁo Francisco, a outra igreja Ă© de Nossa Senhora do Carmo. O prĂ©dio onde eu estou Ă© Prefeitura e Câmara de Vereadores onde funcionava a Casa de Câmara e Cadeia. Ou seja era o centro do poder Religioso e Civil da primeira capital de Minas Gerais.

Casa de Câmara e Cadeia, hoje Prefeitura e Câmara de Vereadores. A visita é gratuita.

Igreja de SĂŁo Francisco tendo a sua frente o Pelourinho.

As duas igrejas uma ao lado da outra. ConstruĂdas quase ao mesmo tempo e com obras dos grandes nomes do barroco mineiro: Aleijadinho e Mestre AtaĂde. No dia que visitei a cidade nĂŁo estava podendo entrar nas igrejas.

Detalhe do pelourinho, onde os infratores eram castigados.

Igreja de São Francisco vista do interior da câmara de vereadores.

Já em outra praça está a Catedral BasĂlica da SĂ©, Nossa Senhora da Assunção. Apesar da fachada simples o seu interior muito rico e contem obras de Aleijadinho e do Mestre AtaĂde. Possui um ĂłrgĂŁo alemĂŁo de 1701 que Ă© usado no concerto que acontece todas sextas-feiras (11h30) e domingos (12h15) – o ingresso custa R$ 15. SĂł a visita a igreja custa R$ 5 e dá direito a conhecer tambĂ©m o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra que fica atrás da catedral.
A minha visita não demorou nem uma manhã inteira pois estava de passagem. Mas a cidade oferece mais lugares para conhecer como a Mina da Passagem e tem o passeio de Maria Fumaça até Ouro Preto.
Mariana Faz parte da Estrada Real, antigo caminho aberto pela Coroa Portuguesa para escoar o ouro. Hoje Ă© a maior rota turĂstica do Brasil.
0 Comentários