LITORAL NORTE CAPIXABA: BASE-MÃE DO PROJETO TAMAR



Comboios/Regência é a base-mãe do Projeto Tamar/ICMBio no Espírito Santo. Foi uma das três primeiras bases do Tamar instaladas no Brasil. Funciona desde 1982, distribuindo-se em dois espaços.

A base de conservação, que abriga as ações de monitoramento das praias, e o Centro de Educação Ambiental ficam na Reserva Biológica de Comboios; 7km ao norte de Comboios está o distrito de Regência, onde funcionam outras estruturas do Tamar nas áreas de educação ambiental e ação comunitária, além da confecção e do Centro Ecológico.

O Centro de Educação Ambiental de Comboios recebe anualmente cerca de 20 mil visitantes, principalmente estudantes e as populações locais, que participam das atividades de educação ambiental e ação comunitária. Como essa é sua finalidade principal, o CEA de Comboios conta com infra-estrutura para atender aos programas que mantém.


ATRAÇÕES
As escolas agendam as visitas, orientadas por monitores que ao longo do percurso falam sobre a biologia das tartarugas marinhas, as atividades do Tamar na região, o histórico e importância da Reserva Biológica de Comboios.

São quatro tanques de observação, com exemplares vivos de  tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil. Há também um tanque-aquário  que permite maior aproximação do visitantes. Nas temporadas de reprodução, é montado um terrário reproduzindo um ninho de tartaruga onde o visitante pode ver como acontece a eclosão dos ovos e nascimento dos filhotes.

Nas salas de exposição e vídeo, há um exemplar e uma réplica de tartaruga-de-couro ou careba gigante e um exemplar macho de tartaruga-verde taxidermizado. Tem também ossada de filhote de baleia Jubarte, cartazes educativos e painéis auto-explicativos.

A Reserva Biológica de Comboios foi criada em 1984, pelo Governo federal, com o objetivo principal de proteger as desovas de tartaruga-de-couro, pois este é considerado um dos seus maiores sítios de desova dessa espécie no Estado. Em 1950, a região foi declarada, pelo Instituto Osvaldo Cruz, um dos mais importantes remanescentes de restinga do Brasil. Abriga várias espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção, como a preguiça-de-coleira, o tamanduá e o macaco-prego.

O nome faz referência à maneira como se organizavam os brancos colonizadores, em comboios e caravanas, para desbravar e explorar a região, quando ela ainda era habitada pelos índios botocudos, etnia extinta desde o início do Século XX. No limite sul da Reserva Biológica fica a Reserva Indígena de Comboios, habitada pelos índios tupiniquins.


COMO CHEGAR
Comboios fica a cerca de 120km ao norte de Vitória. Deve-se seguir pela rodovia ES-010 ate Vila do Riacho e pegar estrada de terra (26km) até a base. A viagem de carro dura cerca de duas horas. Outra opção é seguir pela BR-101 norte, até o município de Linhares e no trevo de Bebedouro pegar a rodovia, à direita, que leva até a base. Este caminho tem cerca de 23km de estrada de terra.

 Regência trilhas


Sete quilômetros ao norte da base de Comboios fica Regência, distrito de Linhares. É uma pequena comunidade de pescadores com cerca de dois mil habitantes, cujas principais fontes de subsistência são a pesca e as atividades de conservação ambiental.

Localizada na foz do rio Doce, Regência tem beleza natural selvagem e calma. A praia, semi-deserta e com acesso controlado, permitido apenas em dois pontos, é um dos melhores points de surf do país. A localidade começa a desenvolver o ecoturismo, a agricultura e a aqüicultura, indicadas no Plano de Desenvolvimento Local Sustentável para as Comunidades do Entorno da Reserva Biológica de Comboios (2003).

O Centro Ecológico de Regência fica no centro da vila. Criado em 1986, recebe cerca de 23 mil visitantes por ano. É um espaço para recepção e informação aos turistas, escolas e moradores locais. Conta com ossada de baleia jubarte, exposições, auditório-biblioteca e aquários com peixes da região como robalo, tucunaré, dourado, além da lagosta e do camarão pitu.

São realizadas trilhas ecológicas para observação da fauna e flora da restinga em Regência. Existem duas trilhas padrão: Porto Histórico e Farol do Rio Doce. São 512 metros em terreno batido e travessia da ponte que interliga a área a um dos braços do rio Doce. Em todo percurso é possível a observação de animais selvagens vivos. Ao longo da trilha também estão expostos animais taxidermizados, devidamente identificados, como capivara, paca, macaco prego, mico da cara branca, papagaio, guaxinim, jabuti, veado mateiro e raposa.

Estudantes e turistas são recepcionados por um monitor, que faz a apresentação sobre o espaço e o trabalho do Tamar na região. Um grande aquário de água doce, com aproximadamente nove mil litros d’água, reúne as mais variadas espécies de peixes. É um dos atrativos que mais chamam a atenção dos visitantes.

Ingresso- Grátis
Reserva Biológica de Comboios, s/n, Regência. Tel.: (27)3274-1209
De segunda a domingo das 8h às 12h, das 13h às 17h.
FONTE: site do Projeto TAMAR: http://www.tamar.org.br/

Postar um comentário

0 Comentários