Santa (e bela) Teresa conta a sua história na Carretella del Vin

Carretella Del Vin

Ontem de manhã saí de Vitória, de ônibus de linha, e duas horas depois cheguei na Itália, quero dizer em Santa Teresa. Não foi difícil me confundir pois para onde olhava eu via as cores vermelho, verde e branco. Nos bares se ouvia o som da concertina e por onde se passava era vendido polenta e vinho das pequenas vinícolas locais. A cidade estava toda enfeitada para as comemorações da XIX Festa do Colono Italiano. Fiquei surpreso com a cidade toda envolvida nos festejos. Eu que vou sempre à cidade levando grupos de turistas e estudantes para conhecê-la nunca vi uma das antigas colônias italianas do meu estado se sentido tão italana.


Carretella Del Vin
Carretella Del Vin
Como eu saí de casa sem café da manhã, comprei logo uma polenta. Mas nem precisava pois foi distribuída muita comida no desfile.


E ontem foi um dia especial pois no dia 26 de junho de 1875, foi feito o sorteio dos lotes para as famílias que chegaram na região (leia a história oficial da cidade no site http://www.santateresa.es.gov.br/). Para comemorar a data, como ponto alto da festa, aconteceu pelas ruas da cidade a "Carretella Del Vin", um grande desfile contando a trajetória dos imigrantes italianos. Um desfile que, segundo um dos moradores que encontrei na rua, começou com poucas pessoas e que hoje as ruas da cidade ficam estreitas devido o grande número de participantes.

E realmente é um desfile grandioso com carros alegóricos padronizados, carro de som e roupas impecáveis. Tudo dividido em 13 alas, como uma grande escola de samba do grupo especial.

Carretella Del Vin
Tem que ter comissão de frente

Carretella Del Vin
Tem que ter destaques e rainhas.



Carretella Del Vin
Tem que ter música.


Carretella Del Vin



Carretella Del Vin
Carros alegóricos - primeira casa construída pelos imigrantes na cidade, e que ainda existe.



Carretella Del Vin
Tem que mostrar no pé.


Carretella Del Vin
Tem que ter a velha guarda.



P1030082
Pra mim este foi o carro mais animado do desfile. Senhores comendo, bebendo e dançando ao som da concertina. Ganhei até uma dose de cachaça. Saúde!


Carretella Del Vin
As crianças deram um show a parte.


O desfile foi uma fartura de comida e bebida, como se as pessoas não quisessem lembrar das necessidades que os seus antepassados passaram quando aqui chegaram.


P1030038


Carretella Del Vin


Carretella Del Vin
O desfile reuniu gerações.



Carretela del Vin
As ruas foram tomadas pelas pessoas que de certa forma atrapalhou o desfile. Ainda bem que eu tirei as fotos na "concentração" pois na hora do desfile ficou impraticável.



Carretela del Vin


P1030043



Carretella Del Vin
Será que o vinho colaborou para a alegria?



A igreja sempre fez parte da história dos imigrantes italianos. Não é atoa que a cidade tem a palavra "santa" no nome,  mas bem que caberia também a palavra "bela".



Carretella Del Vin

page1



CAPIXABA DESCUBRA O ESPÍRITO SANTO!
(Convite extensivo a todos os Brasileiros)

Postar um comentário

1 Comentários

  1. ah mas faltou a gente lá... como perdemos esta!! que bom que vc está em todas pra nos mostrar e contar as histórias.. forte abraço. Dany

    ResponderExcluir