FESTA DE CORPUS CHRISTI EM CASTELO.



A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média. Fazem parte da lembrança da data missas, procissões e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.

Na cidade de Castelo (ES), no fim da década de 50 já era costume erguer altares em determinados pontos da cidade. As ruas eram enfeitadas com folhas de árvores e as janelas e sacadas eram ornamentadas com toalhas de renda(ou bordadas), jarras de flores e outros detalhes que davam ao local um aspecto festivo e solene, preparado especialmente para a passagem da procissão dos fiéis.

A Festa de Corpus Christi na cidade de Castelo é a maior e mais tradicional do Estado do Espírito Santo. A festa ganhou notoriedade nacional em função da grande beleza de seus tapetes, que atualmente ocupam cerca de 1,5 km das principais ruas e avenidas do município.

Utilizando todos os tipos de materiais, como pedras, borra de café, palha de arroz, tampinhas de garrafa, CDs, materiais recicláveis e muitos outros, na véspera da festa os moradores passam a noite confeccionando os tapetes e passadeiras que, anualmente, são visitados por mais de 60 mil turistas e fiéis.

Postar um comentário

0 Comentários