CHAPADA DIAMANTINA: Cachoeira do Rio Serrano

Chapada Diamantina - Serrano
A corredeira do Rio Serrano com a cidade de Lençóis ao fundo.


Durante a viagem a Chapada Diamantina usei a cidade de Lençóis como base e dela saía para conhecer lugares incríveis afastados e até mesmo em outros municípios. No meu último dia eu só tinha a manhã para fazer algum passeio por perto. Na verdade parte da manhã pois perdi muito tempo vendo passagem para o meu retorno.


Chapada Diamantina - Serrano

Na pousada indicaram a cachoeira do Rio Serrano. O lugar é praticamente o quintal de Lençóis, e fica dentro do Parque Municipal do Serrano. Você sai das ruas calçadas de Lençóis e já está no parque. A partir do centro da cidade a caminhada até lá dura cerca de 15 minutos, só não fui andando porque o tempo era curto e resolvi ir de mototaxi (R$ 5,00). Na chegada avistei vários burracos num chão de rocha cheios de água que desciam sei lá de onde.

Chapada Diamantina - Serrano

Logo que cheguei fui abordado por um guia que ofereceu o serviço dele para mostrar as outras atrações do parque, como o Salão de Areias Coloridas, as cachoeiras Primavera e Cachoeirinha, o Poço Halley e um mirante. O meu tempo não permitia fazer isso e eu preferi ficar ali mesmo naquele lugar diferente com o chão de rochas cheio de buracos de vários tamanhos com uma água bem escura. Depois descobri que são as piscinas naturais do Rio Serrano, também chamados de Calderões.


Chapada Diamantina - Serrano
Olha que interessante este chão. de pedra com várias cores.


A água nos buracos era tão escura que não dava para ver o fundo. Fiquei grilado em entrar mas havia outras pessoas e elas estavam curtindo numa boa, então resovi fazer o mesmo e graças a Deus eu fiz. Que coisa boa! A água é gostosa e como é uma corredeira ela bate na gente massageando, ou seja os buracos servem de hidromassagem. A água apesar de escura é limpa.


Chapada Diamantina - Serrano
Tem vários desses buraços com esta água escura mas limpa. São os calderões usados para banho.


Foi o lugar que mais curti na Chapada. Eu só tinha uma hora de passeio e pude usar este tempo todo ali sem ter que sair logo para dar a vez para outra pessoa, não tinha ninguém me esperando para ir ao próximo atrativo e nem precisei enfrentar fila de espera. Só precisei ficar ali sendo massageado e observando a paisagem vendo a cidade de Lençóis lá embaixo.


Chapada Diamantina - Serrano


Chamou a minha atenção o fato de um lugar bom como aquele praticamente dentro da cidade não ser frequentado por tanta gente, principalmente num domingo e de graça. Mas também num lugar com tantos atrativos quem vai ligar para uns buracos com água? Só um forasteiro.


Chapada Diamantina - Serrano
Claro que não resisiti. curti muito este lugar.


A minha desedida da Chapada nos calderões do Rio Serrano só serviu para deixar o sentimento de que fiquei pouco tempo. Conheci poucos atrativos, e pelo que vi só faz eu querer voltar para conhecer vários outros.


SERVIÇO

Não precisa contratar agência para ir até lá. Dá pra ir caminhando pelas ruas da cidade. Eu fui de mototaxi devido o pouco tempo que tinha e não queria  desperdiçá-lo procurando o caminho, e ainda bem que fiz isso pois o trajeto é em ruas de ladeiras. Mas voltei a pousada caminhando, pra descer todo santo ajuda. Se preferir pode marcar com a mototaxi para ir te buscar, já que no local não fica nenhuma. Gastei somente R$ 5,00 do mototaxi. Não paga taxa no local.

Leia mais sobre a minha viagem a Chapada aqui.

0 comentários :