Madri: Museu Reina Sofia e tourada

No meu terceiro dia em Madrid segui para o museu de arte moderna da Espanha, o Museu Reina Sofia (esposa do atual Rei da Espanha). Se o Museu do Prado Ă© a casa de nomes como El Greco e Goya, o Reina Sofia Ă© o lugar de Picasso, Dali e MirĂł entre outros.  

Como no Prado, havia um grande público, e uma cena que vi em vários lugares se repetia, vários grupos de estudantes e crianças sentadas em frente a uma obra de arte ouvindo explicações de um professor ou de um guia.



Madrid Entrada do Museu Reina Sofia.
 
Madrid


MadridO grande Masturbador, uma das famosas pintura do pintor espanhol salvador Dali. 
 
É no Reina Sofia que está uma das obras mais importantes do Espanhol Pablo Picasso, o quadro Guernica. Por ser arte moderna as obras eram mais coloridas e alegres. Havia umas instalações loucas, mas um pouco de loucura Ă© bom. A visita Ă© gratuita de segunda a sexta no perĂ­odo de 19h a 21h,  sábado no perĂ­odo de 14h30 a 21h e Domingo no perĂ­odo de 10h a 14h30.

Fiquei ali um bom tempo e ao sair fui conhecer a Estação Ferroviária de Atocha que fica ao lado do museu, do outro lado da avenida na Praça do Imperador Carlo V. A estação foi palco dos atentados terroristas de 11 de março de 2004. Ela é grande e também recebe uma linha do metro de Madrid. Eu precisava conhecê-la pois no dia seguinte embarcaria ali para Toledo e depois para Barcelona.

Madrid Interior da maior estação de Madrid, Atocha.

Almocei prĂłximo dali  e depois fui de Ă´nibus atĂ© o Estádio do Real Madrid. Para quem Ă© doido por futebol (nĂŁo Ă© o meu caso) existe a visita interna ao estádio, desde que pague 16 €. Dali segui de Ă´nibus e fui conhecer a Plaza de Toros de Las Ventas. Palco das tradicionais touradas espanholas, uma arena circular e fechada. Hoje a principal arena de tourada da Espanha.

Madrid
Estádio do Real Madrid. Ele tem uma grande estrutura com restaurante aberto ao público e loja.


Era fim de tarde e havia muita gente no local, era dia de tourada. Fiquei impressionado com a movimentação na frente da Arena, eu não tinha ideia de como os espanhóis são fissurados pela tourada. À medida que se aproximava das 07 horas da noite, chegava mais gente. As senhoras super elegantes e os senhores com ternos bem alinhados. A maioria do público era tão antiga quanto as touradas.


A todo momento uns senhores me ofereciam ingressos na frente da bilheteria, e além deles tem umas cabines espalhadas pela praça vendendo ingressos. Os valores mudam dependendo do lugar na arena, e depende também se o lugar é na sombra ou no sol. Confesso que tentei entender o funcionamento da tourada mas não consegui. Só sei que são 06 touros e 03 toureiros que são distinguidos pela cor da roupa, e a luta entre touro e toureiro termina com a morte de um dos dois, que normalmente é a do touro.

Sei que as opiniões divergem sobre o tema. Tem gente que é favor por defender uma tradição que faz parte da cultura nacional, e tem gente contra por achar uma barbaridade o que é feito com o touro. Na Espanha a tourada já foi proibida em alguns lugares, como Barcelona. Eu como não sou espanhol, estou mais para o lado dos que são contra mas pensei em entrar e assistir, até mesmo para formar uma opinião, mas estava muito cansado para ficar ali por mais de duas horas. Então fui embora para o albergue.

Madrid

MadridA praça de toros é cheia de monumentos. Esse é um monumento em homenagem ao toureiro.

MadridCartazes tradicionais da touradas.

MadridOlha essa estátua viva. Isso aqui é uma pessoa.

 Madrid

MadridOutro monumento.

MadridObserve os senhores de ternos e com travesseirinhos para deixar o assento mais confortável. 
  
A garganta estava boa, mas eu continuava gripado e pelo visto ela ia me acompanhar por alguns dias. Então mandei ela às favas e a noite sai. Mas não queria nenhum programa cultural, o único museu que eu queria ver era o Museo do Jamon. Cheguei ao museo e uma multidão disputava um lugar no balcão. Eu depois de algum tempo consegui encostar e ai bebi unas cañas de cervezas e ganhei uns Tapas (são petiscos que os bares espanhóis servem para acompanhar a bebida).


À noite o lugar fica mais interessante e descontraído. Impressiona a agilidade dos barmans servindo bebidas, tapas e recebendo do ciente. Ao mesmo tempo que atendem, eles gritam o pedido pra cozinha, isso tudo com muito bom humor (no museo da Calle Mayor, próximo a Porta do Sol). É uma loucura, queria ver se algum pintor renascentista conseguiria mostrar os detalhes daquele momento, e duvido se algum modernista conseguiria com poucos traços ilustrar aquela situação. Posso até arriscar que o museo do jamón recebe mais visitas que o Museu do prado.

Postar um comentário

0 Comentários