VOCÊ JA FOI AO PALÁCIO? SE NÃO FOI, TÁ PERDENDO

Palácio Anchieta

Lembro-me da primeira vez que eu fiz um Tour em Porto Alegre, e na praça da Catedral o guia local que acompanhava meu grupo chamava atenção para o palácio do poder executivo (que fica ali na praça) e explicava que ele era aberto a visitação interna. Na mesma hora lembrei do nosso Palácio Anchieta e fiquei imaginando como ele seria e que bom se ele fosse aberto a visitação .

Esta imaginação voltava sempre que eu visitava uma cidade onde o palácio era aberto a visitação, e eu continuava achando um absurdo não poder visitar o nosso palácio. Isto só teve fim quando o Palácio Anchieta abriu as suas portas para visitação depois da última restauração em 2009.

Muita gente ainda não conhece o Palácio Anchieta no Centro Histórico de Vitória. Não sabe o que está perdendo. A visita acompanhada por monitores é excelente, é apresentado um vídeo bem produzido mostrando não só a história do palácio mas também as transformações do nosso estado. Depois tem um passeio pelos salões, que estão muito bonitos.

Visitar o Palácio Anchieta é fazer um passeio pela história do Espírito Santo já que a sua construção teve início pelos padres Jesuítas somente dezessete anos depois da chegada do primeiro Donatário. E de lá pra cá ele acompanhou as transformações históricas e políticas do nosso Estado.

O Padre José de Anchieta expandiu o colégio São Tiago. Mas no ano de 1759, por decreto do então rei de Portugal, Dom José I, os jesuítas foram expulsos do reino e de todas as possessões da Coroa. Foi o fim do colégio São Tiago.

Abandonado após a expulsão dos padres, o conjunto jesuítico de Vitória teve nova destinação. Entre entre outras funções, abrigou a sede do governo da capitania. Esse foi um período de quase abandono do edifício, durante o qual a estrutura do prédio sofreu modificações não só por acidentes, como o incêndio de 1796, mas também pelas diversas obras de adaptação do edifício à sua nova função.

Uma nova reforma foi feita no Palácio para receber em 1860 suas Majestades Imperiais Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina Maria numa visita que durou 15 dias.

No período republicano, em 1908, assume o Governo o presidente Jerônimo Monteiro, responsável pela reconstrução do Palácio, transformando radicalmente as feições do conjunto. Mas só passou a ser chamado de Palácio Anchieta e 1949 em homenagem ao Beato Anchieta.

A visita acontece de terça a domingo, sendo que durante a semana (09:00 às 17:00h) a visitação só é possível no térreo do prédio e tem a duração de 40 minutos. Já no sábado (10:00 às 17:00h) e domingo (10:00 às 16:00) a visita é de 1h30min e o visitante conhece também o primeiro andar com os salões nobres e áreas de trabalho do governador (quem tiver disponibilidade deve fazer esta visita).

Para chegar lá de ônibus é muito fácil, embarque em qualquer um que vá ou passe pelo centro de Vitória. Para quem for de carro vai ter a dificuldade de estacionamento durante a semana, mas no fim de semana já é possível estacionamento ao lado do palácio.

Se for com um grupo, é preciso fazer um agendamento pelo telefone 27 3636 1032 e 3636 1048. O site é http://www.palacioanchieta.es.gov.br/.

Palácio Anchieta


Palácio Anchieta


Palácio Anchieta


Palácio AnchietaTúmulo simbólico do Beato Anchieta.

Palácio Anchieta


Palácio Anchieta


Palácio Anchieta


Palácio Anchieta


Palácio Anchieta


Palácio Anchieta


Palácio Anchieta


Palácio Anchieta


Palácio Anchieta


Palácio Anchieta

Postar um comentário

0 Comentários