O que fazer em Vitória: Tour no morro em Jesus de Nazareth



Centro Histórico, Paneleiras de Goiabeiras e Projeto TAMAR são algumas das atrações que devem fazer parte da lista "o que fazer em Vitória". Esses atrativos e muitos outros estão nos roteiros turísticos tradicionais oferecidos aos visitantes e turistas. Mas a capital do Espírito Santo oferece também opções para quem quer conhecer lugares que não estão nos guias turísticos. Um desses programas é o Tour no Morro Jesus de Nazareth, um programa diferente e original feito num bairro localizado em uma posição privilegiada na baía de Vitória.

Tour no morro em Vitória


E antes que você pense que é um tour para ver miséria  numa favela, sentir medo passando por bandidos armados e assim ter momentos de adrenalina, esqueça! Não é nada disso. Fiz o tour algumas vezes e nunca vi ninguém armado e nem vivi nenhum momento de perigo. A proposta é outra.

É desfrutar da localização privilegiada e ter acesso a uma das vistas mais bonitas da Grande Vitória. Fazer trilha urbana e durante o trajeto conhecer um pouco mais da história da comunidade, de Vitória e do Espírito Santo, afinal de contas foi ali na baía, bem em frente ao bairro, que passaram os colonizadores portugueses. Tudo isso acompanhado por um Guia e morador local.

Tour no morro em Vitória


O Tour no Morro Jesus de Nazareth é um ótimo exemplo de turismo comunitário. É desenvolvido por moradores da comunidade, dá oportunidade de renda com venda de produtos caseiros e artesanato, promove melhorias no bairro e aumenta a alto estima. Afinal de contas o turismo só é bom se for bom também para quem vive no lugar onde ele é desenvolvido.

“ já escrevi sobre este projeto em 2012. Leia neste post

Como é o Tour no Morro Jesus de Nazareth?

O tour tem início na entrada do bairro onde o visitante é recebido pelo Fernando, morador e Guia de Turismo credenciado pelo Ministério do Turismo. Dependendo do horário é oferecido um café da manhã com produtos caseiros preparados pelos moradores. Em seguida tem início a caminhada (é um tour a pé e com subida) em um dos trajetos escolhido pelo Fernando que vai passando informações de uma forma bem tranquila até chegar ao topo do morro onde tem uma visão de 360°.

Tour no morro em Vitória
Foto cedida por Fernando Martins

No caminho para aliviar o calor dá para comprar água, sacolé e acontecem também  paradas para tomar um fôlego, observar a paisagem ao redor e, claro, fotografar muito. Tem arte urbana, praia (é, o morro tem uma praia) e a medida que subimos vai surgindo uma vista melhor que a outra criando uma expectativa para a vista no alto do morro.

Se fizer o tour para terminar próximo ao horário do almoço você poderá almoçar em um restaurante localizado no bairro, de frente para a baía de Vitória, e que é muito procurado principalmente nos fins de semana. A outra opção para grupos, e que eu gosto mais, é combinar com o Fernando para ele providenciar um almoço na laje ou varanda de algum morador, também de frente para a baía de Vitória. Pode ser um churrasco ou uma moqueca capixaba, afinal de contas no bairro moram senhoras que fazem as melhores moquecas de muitos restaurantes da cidade.

Tour no morro em Vitória
Foto cedida por Fernando Martins


Se fizer o tour no fim da tarde terá um belo pôr-do-sol. O tour tem uma duração aproximada de 2 horas (sem o tempo de refeições) e é um programa para quem gosta de trilhas urbanas, belas paisagem e fotografia. Pode levar máquina tranquilamente.

Como fazer o Tour no Morro Jesus de Nazareth? 

+ Primeiro tem que fazer o contato com o Fernando Martins pelo telefone  27 99758-5915 (whatsapp) e tirar todas as dúvidas, combinar se quer café e almoço... Tem também uma página no Facebook.
+ O ponto de encontro é na entrada do bairro pela Rua Afonso Sarlo que fica entre o DNIT e o Instituto BRAILE na Av Beira Mar.
+ É cobrado um valor por pessoa que varia com o que será feito, mas garanto que não é caro.
+ Vitória faz calor e mesmo que não esteja muito quente no dia lembre-se que é caminhada e subida. Então use :

* Roupa confortável.
* Boné,
* Protetor solar,
* Dê preferência a calçado fechado.
* Água.

Tour no morro em Vitória
Foto cedida por Fernando Martins

Quando visitar vitória vá às praias, conheça o centro histórico, coma uma moqueca capixaba, mas também faça o Tour no Morro Jesus de Nazareth, vale a pena. Ele é procurado por estudantes, turistas em geral, turistas estrangeiros, grupos de ciclistas e até grupos religiosos que fazem um roteiro pelas igrejas da comunidade.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. E aproveitem para acessar o endereço //jesusdenazarethes.wixsite.com/memoriajn para conhecer a história do Bairro Jesus de Nazareth. Um trabalho de pesquisa feito com um grupo de estudantes e os moradores do bairro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal isso Izabella. Gosto desses trabalhos de resgatar a história de onde se vive. Parabéns pelo site.

      Excluir
  2. Já fiz o tour mais de uma vez e sempre descubro novos ângulos para fotografias maravilhosas. Além das informações históricas passadas pelo guia, a comunidade oferece serviços que tornam o passeio ainda mais agradável. Pão caseiro para um delicioso lanche na laje, almoço no Bar do Bigode com vista direta da baía de Vitória ou um café reforçado na padaria do bairro antes de chegar às torres de transmissão de eletricidade são algumas das opções. Recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro a paisagem que se tem no tour em Jesus de Nazaret. E acho que tem que ser assim mesmo, sempre procurar no lugar o que mais ele tem para oferecer.

      Excluir
  3. Sempre quis fazer este passeio! Da próxima vez que estiver em Vitória, não vou perder!!

    ResponderExcluir