05 praias em Aracruz para você começar bem o ano ou passar o verão todo

20171226_104050 (Copy)

Se você gosta de passar a virada de ano em uma praia, seja bem vindo ao Espírito Santo. Aqui elas estão distribuídas em mais de 400km e no litoral norte está o município de Aracruz com boas opções. 

As praias de Aracruz estão aproximadamente a 01 hora de carro de Vitória, são de fácil acesso, tem opção para os que gostam das mais selvagens e para quem gosta das mais urbanizadas, são próprias para banho e proporcionam um belo visual com vegetação, arrecifes e areia dourada e grossa. Só tem um problema, você pode querer ficar o verão inteiro.

20171226_104726 (Copy)

O munício tem várias praias (13 segundo a prefeitura), mas neste post darei sugestão somente de 05 para que você não tenha muitas dificuldades na escolha. Mas se quiser ir em todas aproveite, elas ficam próximas umas das outras. A ordem aqui colocada é das mais próximas para as mais distantes de Vitória, basta sair da capital e seguir pela rodovia ES 010.

Praia de Gramuté

20171028_165511 (Copy)

Fica bem próxima a rodovia, mas é escondida pelas residências. Isto faz com que muitos que passam ali não a conheçam e quando visitam ficam surpresos com a beleza da praia e o aspecto selvagem formado pela vegetação de restinga e arrecifes. Tem mar de águas calmas e apesar das pedras há espaço para um bom banho e na maré baixa formam piscinas. 

Como outras praias do município, esta faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas, mas aqui realmente não foi construído nada como quiosques, banheiros e não tem energia elétrica. E no último dia do ano não vai ter nenhum show de fogos, mas será perfeitamente possível avistar os de outras praias.

20171028_164923 (Copy)

As opções de hospedagem mais próximas são a Colônia de Férias do SESC e a Vila de Santa Cruz distantes aproximadamente 2 km. Logo depois do portal de entrada de Aracruz já é Praia de Gramuté, mas o que eu me refiro aqui é o trecho que fica em frente a Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi distante 2km depois da Colônia de Férias do SESC. Leia mais sobre a Praia de Gramuté.

Praia dos Padres

20171226_121508 (Copy)

Esta praia fica do outro lado do Rio Piraque-Açu, logo depois do bairro Coqueiral. Nela já tem uma movimentação pois fica no pequeno pequeno balneário que dá nome a praia, com residências (muitas delas são ocupadas principalmente no verão, fins de semana e feriados), pousadas e restaurantes. A praia não é muito extensa, mas pense numa praia gostosa e com o mar calmo. 

Aqui já é possível desfrutar da sombra das castanheiras que são comuns no nosso litoral. Apesar de também fazer parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas, aqui existem 03 quiosques com boa estrutura sendo possível passar o dia. Eles oferecem ducha, banheiros e no cardápio tem petiscos e refeições como a tradicional moqueca capixaba. Também são os quiosques que proporcionam a programação na noite do último dia do ano, mas nos outros dias eles funcionam somente durante o dia.

Praia de Putiri 

20171226_112029 (Copy)

Outra praia bucólica. E não perde esta característica mesmo no verão quando o balneário recebe os turistas e os moradores de temporada. Há no lugar uma comunidade fixa, mas muitas residências ali são de famílias de outros lugares do município e estado. Portanto famílias inteiras são vistas na praia e se conhecem de verões passados. Talvez você se sinta um forasteiro, mas fique à vontade, a praia também é sua. 

O mar te convida para um mergulho, aqui já tem pequenas ondas, mas nada que atrapalhe. É uma praia muito frequentada, mas sem agito. Na parte central da praia há uma maior concentração de pessoas pois é onde está a maioria das casas e os 2 únicos bares que ficam em frente a praia, não tem quiosques.

Mais para o final da praia tem um recanto gostoso com muitas castanheiras que são muito disputadas pelas sombras que proporcionam. Em Putiri não costuma ter programação de virada de ano e fica 5 minutos de carro depois da Praia dos Padres.

Praia de Barra do Sahy

20171226_091158 (Copy)

A praia mais extensa com 3km é também mais urbanizada. Ao contrário das outras praias, a avenida beira-mar é asfaltada, iluminada e tem uma estreita calçada. Aqui há estrutura com comercio, hospedagem, bares e restaurantes além dos quiosques na praia que também funcionam à noite. Barra do Sahy é a praia mais movimentada e popular, principalmente aos domingos quando costuma receber grupos que vão passar o dia. 

É aqui que a prefeitura promove festa de fim de ano com queima de fogos e programação de verão paralela aos eventos particulares. A areia da praia é disputada e o banho é garantido no mar com ondas e mais fundo em alguns lugares. Apesar da urbanização há uma tentativa de preservar a vegetação de restinga e em toda extensão da praia há muitas castanheiras garantindo a sombra. Fica logo depois de Putiri. Leia mais sobre Barra do Sahy.

Praia dos Quinze

20171226_093535 (Copy)

Esta praia é uma extensão da praia de Barra do Sahy. Mas ao contrário da vizinha, a Praia dos Quinze não tem asfalto, não tem calçadão, não tem quiosques, mas sempre tem um vendedor de picolé ou de outras coisas. Cercada de verde com a vegetação mais preservada a natureza é mais visível. E o mar aqui é melhor para banho do que em Barra do Sahy, costuma ser mais vazia. Só tem residências e um camping. Mas no verão costuma acontecer à noite eventos particulares. É perfeitamente possível ir caminhando de um praia para outra.

Entre estas praias existem outras também maravilhosas e se no caminho você mudar o destino eu vou entender. Boa praia!

Postar um comentário

0 Comentários