Restaurante Maresias, a cara de Manguinhos

Restaurante Maresias

O que eu mais gosto em Manguinhos é o bucolismo que se mantem mesmo com uma agitação ocasional de um balneário conhecido. As ruas ainda são de terra sem calçamento, as sua praias são preservadas com a vegetação de restinga, com bastante espaço para o banhista sem interferências urbanas e exagero de comércio. E ao mesmo tempo que tem essa característica simples, Manguinhos oferece boas opções de restaurantes e poder sair da praia com pé no chão para ir almoçar e continuar num ambiente natural é muito bom.
   
Restaurante Maresias

No Restaurante Maresias é assim. Ele é como se fosse uma extensão da praia, ou a praia uma continuação dele. Basta dá um passo e você chega numa grande área ao ar livre com arvores e algumas mesas e no centro uma casa simples onde funciona a cozinha. É como se você fosse almoçar no quintal de casa, à vontade. Só que esse quintal é da família de Dona Cecília que há mais de 30 deu início ao Maresias como um quiosque de praia funcionando somente Sábados, Domingo e feriados pois ela trabalhava durante a semana, e que segundo o seu filho David, quando o sol não aparecia era motivo para ela não abrir o quiosque e poder descansar.
    
Restaurante Maresias

Foi nesse ambiente que o David cresceu vendo sua avó e sua mãe preparando as receitas da família, principalmente as de frutos do mar. Veio então a vontade de transformar o Maresias em restaurante e abrir durante a semana toda, mas a vontade dele não era também da família. Esta situação só mudou quando se casou com Bia Fernandes que o apoiou e juntos iniciaram a transformação. 

A avó e família do David continuam morando no local, mas o quintal se transformou não só no restaurante, mas também ao Espaço Maresias onde acontece eventos. O filho de Dona Cecília, influenciado pela tradição culinária da família, hoje é o Chef David Santos e prepara os pratos que são servidos, como a moqueca capixaba que foi escolhida pelo Chef Ari Cardoso como uma das cinco melhores.
  
Restaurante Maresias

Visitei o Maresias mês passado com outros blogueiros de viagem que participaram do POCANDO NO ES e fomos recebidos muito bem com sorrisos, drinks e muita comida boa. E os pratos não poderiam ser mais capixaba, de entrada foi servido Tilápia encontrada no município de Serra. Depois teve Peroá que pra mim é o que mais combina em uma beira de praia. O peixe que já teve em abundancia no nosso litoral e que agora tem menos, se tornou um valorizado tira-gosto, foi servido em porção individual e precisei informar aos convidados que não era o prato principal, ficaram todos surpresos.
    
Restaurante Maresias

Só depois foi servido a estrela da gastronomia capixaba, a Moqueca de Badejo e acompanhada da moquequinha de banana da terra. O jornalista Cacau Monjardim nos anos de 1970 disse que moqueca é capixaba o resto é peixada e eu arrisco em dizer que moqueca capixaba para ser completa tem que ter a moqueca de banana.

Quando pensávamos que tudo já havia sido servido, chegou um arroz de marisco. Foi uma overdose de comida maravilhosa. Triste foi ver moqueca de qualidade sobrando na mesa, isto devido a quantidade servida. Ainda teve sobremesa, mas ai eu não acompanhei e fui direto para uma das redes que ficam à disposição dos clientes.
  
Restaurante Maresias

Todos os pratos fazem parte do cardápio e portando servidos no dia a dia do Maresias. O restaurante é de frutos do mar, mas há uma ou outra opção de carne e massa. Quanto aos preços vou pegar como referência o da moqueca de Badejo que costuma ser a mais cara. A partir de R$ 109,00 para duas pessoas com pirão, arroz e a moquequinha de banana.
  
Restaurante Maresias

A praia em frente tem um visual incrível, mas tem arrecifes o que pode ser ruim para quem gosta de sair nadando, mas próximo dali isto é possível. Na maré baixa os arrecifes formam ótimas piscina que principalmente as crianças adoram. Os internautas sentirão falta do Wi-Fi.

  

FUNCIONAMENTO

De terça a Domingo das 10 às 18 horas.
Avenida Atapoã, nº 01 - Manguinhos – Serra. Quando chegar ao centro de Manguinhos, vá até a praia vire à esquerda e siga até o final da praia.
Telefone: (27) 99901-6448.


OBS.: O almoço foi oferecido pelo restaurante aos participantes do Pocando no ES, mas isto não influenciou na minha opinião. 

Pocando ES

Postar um comentário

0 Comentários