FAROL DE SANTA LUZIA EM VILA VELHA–ES

Farol Santa Luzia


Ontem fui finalmente conhecer o Farol. Ele já esteve aberto a visitação outras vezes, mas nunca consegui ir visitá-lo. Foi reaberto tem duas semana e tá tudo novinho, bonito, bem cuidado com detalhes decorativos e sem contar que o lugar é muito agradável, ventilado e num lugar estratégico com uma bela vista. Aliás a visita não é no Farol e sim no lugar onde ele está pois ele fica fechado e não se pode entrar, mas ele faz toda diferença na paisagem sendo um atrativo.





Farol Santa Luzia


Construído na época do Império (1870), para sinalizar a entrada da baía de Vitória, o farol de 12 metros de altura é em estrutura metálica adquirida na Escócia que veio de navio e montado na ponta de Santa Luzia, daí o nome Farol de Santa Luzia. O lampião com suas lentes vieram da França. E hoje, mesmo com toda iluminação existente, ele continua cumprindo o seu papel. O lugar é administrado pela Marinha do Brasil e nele residem marinheiros, inclusive o faroleiro responsável pela manutenção. 


Farol Santa Luzia


A visita pode ser livre ou acompanhado por monitor com duração de 20 minutos. Existe um limite de visitantes por vez (não por dia), podendo entrar no máximo 25 pessoas. Informações referentes a época da minha visita.

A sua localização proporciona belas fotos da baía de Vitória, praias e cidades. E para ficar melhor ainda foram construídos deques de madeira para aproveitar o visual e, claro, fazer as fotos. Vale muito a pena uma visita!

No local você pode visitar a sala da memória que conta a história do lugar, e tem também uma lojinhas com artesanato e lembranças locais. Não tem lanchonete.

Farol Santa Luzia
O local foi decorado com detalhes decorativos bem legais
j
j
Farol Santa Luzia

A VISITA:

De terça-feira a domingo
Horário: das 9h às 17h, com o fechamento dos portões às 16h30
Telefone: (27) 3349-3898

* Está impedido acesso ao local de pessoas em traje de banho, sem camisa e/ou vestindo roupa inadequada a uma organização militar;
* Menores de idade devem estar sempre de mão dada com um adulto;
* A visita se limita ao espaço demarcado garantindo a segurança.
* Não é permitida a entrada no Farol.


Farol Santa Luzia



COMO CHEGAR:

De carro vá pela praia da Costa até o final e depois é só seguir as placas de sinalização.
De ônibus desça no CREFES (Centro de Reabilitação Física do ES) e continue a pé (700m). Os ônibus são o 651 e 662 que saem do Terminal Urbano de Vila Velha.

Postar um comentário

0 Comentários