Balneário de Manguinhos, litoral capixaba

Manguinhos

Oficialmente o verão começa dia 21 de dezembro, mas aqui no Espírito Santo faz sol e calor o ano todo. Ainda bem que temos ótimas praias e, sem querer fazer inveja, é muito bom morar em cidade litorânea! Não vou à praia toda semana, mas gosto muito de ter o mar por perto. Ele é uma referência pra mim, acho que é porque o meu pai era pescador. Não moro de frente para o mar, mas em menos de 10 minutos chego a uma das melhores praias da grande Vitória: Manguinhos.


Um balneário aqui no município de Serra que não foi tomado por prédios com apartamentos de veraneio, onde os seus donos só aparecem durante as férias. Ainda guarda características bucólicas do tempo que era só um povoado de pescadores. A maioria das ruas ainda é de terra, a vegetação de restinga é preservada e há muito verde, e os pescadores quando chegam do mar vendem o peixe ali mesmo na praia. Manguinhos é uma ótima dica para o verão, que aqui dura o ano inteiro.

Manguinhos

Manguinhos

Manguinhos

Manguinhos

Claro que uma praia bonita, com uma areia dourada e água gostosa, ainda por cima próxima de cidade, nos finais de semana, feriados e verão recebe um grande público. Por isso que prefiro ir durante os dias de semana quando a praia está mais tranquila. Eu evito o domingo no verão pois o público é grande, é mais movimentado e para conseguir estacionamento é preciso chegar cedo. Mas mesmo na temporada, tem espaço para todos, tanto para os que gostam mais de curtir a praia sem tanta muvuca como também para aqueles que preferem ficar próximo ao burburinho da vila. Seja lá qual for sua praia, Manguinhos é uma boa pedida.

Manguinhos

Eu prefiro ficar mais ao sul onde é conhecido como ponta dos fachos. Uma região menos urbanizada com a faixa de areia mais extensa e frequentada por menos pessoas, pequenos grupos de amigos e famílias. Lá o comércio de bebidas, coco, e aluguel de cadeiras é feito por alguns vendedores que improvisam diariamente uma estrutura com guarda sol, além dos vendedores de picolé, milho verde e queijo coalho que percorrem toda praia. É gostoso ficar ali.

Manguinhos

Mas se você gosta mesmo é de ficar peto de tudo e de todos, o seu lugar é a praia da Enseada bem no miolo da vila de Manguinhos. É a mais frequentada, tem um pequeno e estreito calçadão e os bares e restaurantes estão mais próximos da praia facilitando a vida dos banhistas já que em Manguinhos não tem quiosques. É onde está o pequeno comércio local e uma bancada onde os pescadores vendem diretamente o resultado da pescaria diária. Ao norte é a praia da Chaleirinha, um recanto muito bonito com arrecifes que formam pequenas piscinas, as crianças adoram.

Manguinhos

Manguinhos

Manguinhos além da praia

Não é só a praia que atrai os visitantes não. Manguinhos tem um calendário de eventos que movimenta o balneário durante o ano todo. Em janeiro tem a tradicional festa do padroeiro São Sebastião com puxada e fincada do mastro acompanhada pela banda de congo jovem (grupo folclórico religioso capixaba) que manda muito bem. Quando chega o carnaval acontece durante o sábado nas ruas da vila desfiles de pequenos blocos e ao final das apresentações fazem o “banho de mar a fantasia” uma tradição que já dura décadas. Ainda no primeiro semestre acontece o Manguinhos Jazz & Blues Festival, com uma programação de shows gratuitos de grandes músicos nacionais e internacionais.

Fotos da página do Manguinhos Gourmet

Manguinhos apesar de ser um balneário pequeno tem um significado número de restaurantes que são procurados independentemente da praia e da época do ano. Tanto é, que eles promovem um dos principais eventos: o Manguinhos Gourmet, que acontece entre setembro e outubro. Na ocasião os restaurantes capricham na elaboração de pratos que além de servidos completos nos estabelecimentos, também são servidos em porções menores para degustação. O festival conta com a uma ‘jardineira’ que circula passando por todos restaurantes participantes. Além desta agenda anual, a prefeitura promove programação cultural nas férias e na temporada de verão. O local principal das apresentações no palco é o centrinho a beira da praia e de bares.

Manguinhos
Centrinho da Vila de Manguinhos

Manguinhos

Manguinhos

RESTAURANTES

São vários e bons, sendo o prato carro chefe da maioria deles é a nossa deliciosa moqueca capixaba, mas o cardápio vai desde churrasco a comida italiana. Eles estão espalhados pelo balneário (veja esta lista aqui), não se limite aos localizados no centrinho. A maioria é à la carte (deve ter uns dois por quilo) e os preços são consideráveis , principalmente para quem está sozinho. Para os que não estão com a bola toda ou não querem gastar tanto nos melhores restaurante, tem a sugestão de um restaurante simples que fica bem no burburinho a poucos metros da praia com pratos individuais, comida boa e preço bom. É o restaurante Carolina, lá também tem cerveja gelada e muito mais barata.

ONDE FICAR

Manguinhos não oferece muitas opções de hospedagem. Até mesmo porque é próximo a outras localidades e muitas pessoas vão e retornam no mesmo dia, outras têm casas no local. As hospedagens encontradas foram (não conheço):
Pousada Pomar de Manguinhos, uma amiga se hospedou aqui e gostou.
Fazendo a minha pesquisa para este post descobri que tem também um hostel em Manguinhos: Hostel Kuarahy

COMO CHEGAR

Manguinhos esta localizado no município de Serra, litoral norte, distante um pouco mais de 20 km de Vitória. Saindo da nossa capital siga pela BR 101 e continue pela Rodovia Estadual ES 010, um pouco antes do posto da polícia rodoviária está a primeira entrada chegando pelo lado sul – tem placa sinalizando. Mas se passar direto não se preocupe pois tem mais três entradas depois.
Também tem ônibus saindo do terminal urbano de Carapina, linha 831. Não recomendo usar no domingo.


Este post faz parte de uma blogagem coletiva do Capixabas Indicam, iniciativa que reúne blogueiros capixabas com objetivo de divulgar o Espírito Santo. Neste caso os posts são sobre Roteiros de Verão e além do guia&turismo participam também os blogs:

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Fantástico! Manguinhos é mesmo um paraíso, gostei muito desse balneário! Preciso voltar porque não conheci ainda a Praia Ponta dos Fachos.

    ResponderExcluir
  2. Manguinhos é muito bucólico e gostoso de passar o dia mesmo... Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  3. Ótima dica! Manguinhos é mais um dos maravilhosos recursos que Espírito Santo possui na categoria Cidade + Litoral em menos de 30 min.
    Nós capixabas somos muito privilegiados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos mesmos Michel. Só precisamos aproveitar mais tudo isso que temos.

      Excluir
  4. Adorei! Essa praia é maravilhosa e suas dicas sāo excelentes, obrigada! Parabéns pelo post, completo!

    ResponderExcluir
  5. Manguinhos é minha praia preferida. Meu bate ponto no verão <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha também Deivson. Quem sabe um dias nos encontramos lá.

      Excluir
  6. Não espalhem. .Manguinhos é um paraíso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Manguinhos é maravilhoso!
      Obrigado por visitar o blog.

      Excluir