Em Guarapari, entre uma praia e outra, vá ao Parque do Morro da Pescaria

Parque do Morro da Pescaria

A maioria das pessoas relaciona Guarapari as praias. Não é por menos, a cidade tem inúmeras e uma melhor que a outra, mas o lugar oferece muitos outros atrativos. Um que pode ser visitado sem ter que abrir mão da praia é o Parque Natural Municipal Morro da Pescaria, pois ele está entre a Praia da Cerca e a Praia do Morro e dentro da sua área de proteção está a Praia das Conchas ou do Ermitão. Portanto um ótimo passeio para ser feito em um “dia de praia”.


Parque do Morro da Pescaria
Um dos mirantes durante a trilha.

Depois de muito tempo indo a Guarapari, finalmente fui conhecer o Parque. Uma unidade de conservação ambiental criada em 1997 com área de 73 hectares onde é possível encontrar pássaros, micos e outras espécies, com trilhas entre a Mata Atlântica e restinga. Isso tudo dentro da cidade contrastando com a urbanização da Praia do Morro com todos aqueles edifícios.

Parque do Morro da Pescaria

O calçadão da Praia do Morro termina praticamente na entrada do parque. Aliás a praia tem esse nome devido o morro que abriga o parque e que está no final dela (ou seria início?). Fazendo uma pequena caminhada chega-se a portaria do parque com guarita, banheiros e o primeiro mirante com vista para a cidade. É ali também que tem que pagar o ingresso de R$ 3,00 para ajudar na manutenção. Depois só entrar e seguir a trilha auto-guiada com arvores identificadas, mas o parque é um centro de educação então se você for com um grupo, pode solicitar um monitor ambiental a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e assim a visita fica muito mais interessante. No dia que fui quem acompanhou o grupo foi o Biólogo Rivelino, ele parava em pontos estratégicos fazendo a interpretação da trilha.

Parque do Morro da Pescaria

A trilha de 1200m é tranquila, mas parte dela é uma subida (parque do MORRO!) não muito íngreme, mas subida. No caminho tem outros mirantes onde podemos tirar boas fotos e aproveitar para descansar da caminhada. Ao final temos a recompensa, chega-se a praia do Ermitão, pequena e maravilhosa e aí é só relaxar e aproveitar. Se você for pela manhã dá para ficar ali e depois ir almoçar em algum quiosque ou restaurante próximo. Na praia de dentro do parque tem um quiosque que funciona nos finais de semana, feriados ou quando vai algum grupo. Tem também banheiros e chuveiro que funciona com fichas compradas no quiosque.

Parque do Morro da Pescaria
A pequena praia do Ermitão e o Parque do Morro.


Parque do Morro da Pescaria

Parque do Morro da Pescaria
Caminhando pela praia chega-se a umas pedras que proporcionam boa visão do local.


Parque do Morro da Pescaria

Parque do Morro da Pescaria


COMO VISITAR

O Parque abre TODOS os dias das 07 às 18 horas.
O ingresso só custa R$ 3,00, e crianças até 10 anos não pagam.
Telefone 3361-4815

COMO CHEGAR

Saindo do centro de Guarapari siga para a Praia do Morro e vá até o final, pronto chegou! Fácil.

Postar um comentário

0 Comentários