HIDROLÂNDIA, ÁGUAS DO CAPARAÓ - ES

Hidrolândia

Nós capixabas temos muitas praias maravilhosas, mas quando queremos mudar um pouco de cenário, sem sair da água, vamos para o interior do estado  e encontramos as cachoeiras. Fui conhecer a Hidrolândia, um conjunto de poços e quedas d'águas. Lugar simples, bonito e barato na região do Caparaó.

Distante 210 km de Vitória, programei sair cedo de Vitória para aproveitar o dia, mas atrasei, fui parando e ainda errei o caminho. Com isso acabei chegando no fim da tarde e não valeria a pena dar só um mergulho e sair. Tive que esperar até o outro dia para conhecer o lugar. Mas até aí tudo bem, eu já fui pensando em dormir, o problema que lá não tem pousada, somente área de camping. As opções eram voltar 10 km até o asfalto (BR 262) e procurar lugar em alguma cidade próxima, ou continuar pela estrada de chão até um lugarejo próximo. Foi o que eu fiz e atrás de lugar para ficar  acabei percorrendo 20 km chegando a cidade de Caparaó em Minhas Gerais. Como estava escurecendo, não deu para observar a paisagem da região.

No dia seguinte voltei a Hidrolândia e aí pude observar  que a região é bonita e oferece outros atrativos com cachoeiras, mas quase todos fechados por ser dia de semana. Novamente fui bem recebido pelo seu Zé, o proprietário, que mora na entrada e logo vê quem aparece e vai acompanhando o carro até o estacionamento. O lugar tem uma estrutura muito simples de um bar (que também serve almoço) e banheiros. O caminho para chegar aos poços e quedas d’águas é com desníveis e indicado por uma sinalização improvisada. Li que o lugar ficava muito sujo com o lixo dos visitantes, mas estava bem limpo. Talvez por ser dia de semana e o público maior ser nos finais de semana.

Hidrolândia

A medida que vamos nos aproximando o barulho d’água vai ficando mais alto, e eu queria logo conhecer aquilo. O lugar é incrível! O leito do Rio Brás é cheio de pedras deixando ele encachoeirado e formando poços de água transparente. Isso tudo no meio da mata e com um céu azul. As quedas d’águas não são altas e o melhor são os poços. Fiquei horas ali e ainda tinha o outro poço rio acima para conhecer, igualmente bonito. Durante muito tempo eu fiquei com a Hidrolândia só pra mim, depois que foi aparecendo uma e outra pessoa. Almocei ali uma comida caseira deliciosa e saí de lá para Vitória só no fim da tarde quando os mosquitos começaram a incomodar. No bar é vendido repelente.

COMO CHEGAR

Saindo de Vitória siga pela rodovia federal BR 262 em direção a Belo Horizonte. Quando estiver se aproximando da entrada para o Município de Iúna você vai começar ver placas orientando entrar para a cidade, mas não saia da rodovia. Apesar  de estar no município, para chegar a Hidrolândia não passa pela sede de Iúna. Bem próximo da ponte na divisa do Espírito Santo com Minhas Gerais tem uma entrada à esquerda para uma estrada de terra que dificilmente você vai ver (pois não tem placa) e vai acabar passando direto pela ponte chegando a Minas. Retorne e entre, é até melhor pois não tem trevo e fica próximo a curva. Uns 02 km depois vai começar aparecer placas indicando o caminho. Da rodovia até a lá são 10 km de estrada de terra.

HOSPEDAGEM

Só Camping. Se não quiser acampar vá cedo para conseguir voltar no mesmo dia, ou então terá que passar a noite em alguma cidade próxima. Eu fui dormir em Caparaó – MG, 20km de distância.

ALIMENTAÇÃO

No bar simples é vendido bebidas (não pode levar a sua bebida), petiscos e também refeição. Tem a opção do comercial (R$ 20,00) com as porções maiores e separadas e o prato feito, o famoso PF (R$ 15,00). Estava sozinho e fiquei com a segunda opção, mas quando chegou pensei que a menina tivesse errado o pedido pois veio um prato com feijão, macarrão e arroz, uma travessinha com salada, outra com batata frita e outra com um bife grande com um ovo frito. Era muita comida, e o melhor, muito gostosa.

VISITAÇÃO

Pode acontecer todos os dias, os proprietários moram no lugar e seu José Carlos recebe bem as pessoas. Se for nos finais de semana pode aproveitar para conhecer outros alugares que não abrem durante a semana.
Valor da visita por pessoa: R$ 5,00
Contato: 28 99987-7339.

Hidrolândia

Curta a minha página no FACEBOOCK e INSTAGRAM.