Que tal fazer a sua própria panela de barro capixaba?

Paneleiras de Goiabeiras

Um dos lugares mais autênticos para conhecer em Vitória é o Galpão das Paneleiras de Goiabeiras (leia AQUI outros posts). No local famílias mantem viva a tradição de fazer a panela de barro, um dos principais símbolo da cultura capixaba, usada no preparo da nossa moqueca, outra tradição do estado. Mas o que faz essa panela ser diferente de tantas outras que são feitas pelo Brasil a fora? A panela de barro feita na região de Goiabeiras em Vitória é especial, é única. É feita artesanalmente, seguindo um ritual herdado dos índios, passado de geração para geração, no local podemos ver vó, mãe e neta fazendo a panela de barro. Eu acho o lugar fantástico e faço questão de levar o turista para conhecer.

Paneleiras de Goiabeiras

O ritual começa com a retirada do barro em uma reserva apropriada e depois sendo amassado com os pés. Em seguida tem as etapas que são preparadas manualmente e sem uso de torno: modelagem, secagem, raspagem, polimento, secagem final, queima em fogueira e pintura das panelas que é feita com o tanino, substância retirada da casca das arvores do mangue. Em nenhum outro lugar (nem mesmo no Espírito Santo) a panela de barro é confeccionada dessa forma. Não é atoa que o modo de fazer a panela de barro no bairro Goiabeiras em Vitória foi registrado no livro dos saberes em 2002 como o primeiro Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro.

Paneleiras de Goiabeiras

No Galpão das Paneleiras o visitante pode ver todas as etapas, tirar fotos com as senhoras (elas adoram) e comprar a panela diretamente  de quem faz. Mas o que muita gente não sabe é que pode também fazer a própria panela, ou pelo menos algo parecido. É isso mesmo, as paneleiras oferecem oficina para quem quiser fazer (ou tentar) uma panela de barro. Então, que tal quando for ao galpão ir com mais calma e fazer a sua própria panela de barro capixaba? Vai ser no mínimo uma diversão, pois quem não consegue fazer, porque não é fácil, pelo menos brinca tentanto.

Paneleiras de Goiabeiras

Na verdade você vai aprender fazer uma etapa que é modelar a panela, porque para deixar uma panela de barro pronta demora no mínimo três dias. Quando terminar a obra de arte, ela é sua e você pode levar para casa. Porém o barro estará mole ainda e se preferir pode deixar a panela com a artesã para secar e queimá-la, e você passa para buscar depois. Se não for de Vitória a dica é fazer a oficina no primeiro dia na cidade para ter tempo dela ficar pronta e você poder levá-la, ou então pedir para ser enviada.

Paneleiras de Goiabeiras

Para fazer a oficina aconselho agendar para não correr o risco de ir ao galpão e não ter nenhuma paneleira disponível. Todas as oficinas que vi foram em grupos, não sei se atendem só uma pessoa, mas não custa nada ligar para saber. A última vez que presenciei uma oficina foi no 1º Encontro de Blogueiros de Viagens que aconteceu aqui no Espírito Santo, e os nossos visitantes se divertiram e perceberam que dá muito trabalho fazer a tradicional panela de barro das goiabeiras.

Paneleiras de Goiabeiras

INFORMAÇÕES

Valor por pessoa: R$ 10,00
Contato:
Paneleira Rosinéia: 27 99862-3972
Outras paneleiras, fazer contato pelo elefone do galpão: 27 3327-0519.

COMO CHEGAR

De carro pela Av. Fernando Ferrari indo no sentido centro de Vitória, entrar na 4ª rua à direita, após a pracinha de Goiabeiras, e seguir até o final. No sentido contrário, retornar após a praça de Goiabeiras e fazer o trajeto anterior.
De ônibus, descer na Av. Fernando Ferrari e seguir andando (linhas 0163, 0122, 0212,….).

Pocando no ES

4 comentários :