CHAPADA DIAMANTINA: Marimbus e a cachoeira do Roncador

Chapada Diamantina - Marimbus

O meu primeiro dia de passeios na Chapada Diamantina começou com imprevistos. A programação era fazer o roteiro do poço encantado e poço azul, chegamos até sair de Lençóis mas logo depois tivemos que parar pois a estrada foi interditada pelos moradores que (segundo disseram) reclamavam o desvio de água de um rio feito por um fazendeiro.

Chapada Diamantina - Marimbus

Com isso retornamos a Lençóis e algumas opções foram dadas pela agência Chapada Adventure. Eu sinceramente não sabia o que fazer e acabei acompanhando o grupo no roteiro Marimbus e Cachoeira Roncador. Não fazia a menor ideia do que seria, só sabia que ele não estava na minha programação.

Chapada Diamantina - Marimbus

Saímos novamente do centro de Lençóis eu, um casal de recife e três irmãs baianas que seriam as minhas companheiras também em outros passeios, e logo depois entramos numa estrada de terra até chegarmos na comunidade quilombola de Remanço. Lá embarcamos em canoas com um remador no rio Marimbus e logo estavamos navegando numa área alagada entre vegetação áquática, era o Pantanal de Marimbus. Navegamos por mais de uma hora até chegarmos em uma antiga fazenda.

Chapada Diamantina - Marimbus

Não estava gostando do passeio. Achei demorada a navegação e a paisagem não ajudava muito devido o último incêndio. Não esperava ver paisagem pantaneira ali na Chapada e acabei comparando com o que vi no passeio que fiz no Pantanal do Mato Grosso. Só sei que não estava gostando muito não.

Chapada Diamantina - Marimbus


Depois da navegação fizemos uma caminhada curta e leve até o local do almoço, que estava incluído no valor do passeio. A todo momento chegava gente para almocar, uma comida caseira feita em fogão de lenha.

Chapada Diamantina - Marimbus

Demos um tempo depois do almoço e seguimos mais adiante até o rio Roncador com sua cachoeira. Quando vi a cachoeira começei achar que valeu a pena fazer o passeio. E olha que a cachoeira não era alta não, mas tinha um bom volume de água devido a chuva que caia nos últimos dias. Ficamos ali por um bom tempo e eu ficaria até mais.

Chapada Diamantina - Marimbus

Na verdade paramos ali justamente devido a cheia do rio, pois normalmente a parada para banho é depois da cachoeira onde tem buracos em pedra que formam piscinas naturais. Mas como o rio estava muito cheio o guia achou melhor não ir até lá por questão de segurança.

Chapada Diamantina - Marimbus

Depois fizemos o mesmo trajeto de volta, que apesar de achar cansativo ter que navegar durante tanto tempo novamente, curti mais o Pantanal de Marimbus na volta com o visual de fim de tarde na Chapada. E para completar, no finalzinho do passeio caiu a chuva de fim de tarde. Chegamos a LencĂłis depois das 17 horas.

Chapada Diamantina - Marimbus


SE SOUBESSE:

O passeio não é ruim, mas não acho imperdível. Acredito que tenham outros melhores. Li (depois da viagem) na internet que alguém achou esse o segundo melhor passeio. Os atrativos na Chapada mudam muito conforme o clima e a época do ano, e assim acredito também que a beleza deles também muda. O grupo que estava comigo adorou, então, faça e tenha a sua experiência.

Durante o almoço vi ciclistas (com suas bicicletas) que encontrei na comunidade quilombola onde comecei a navegação. Isto significa que tem acesso por terra e assim outras maneiras de fazer o passeio não tendo necessariamente que ir e voltar de canoa.

Chapada Diamantina - Marimbus
Turma animada que fez o passeio: O casal de Pernambuco e as irmĂŁs baianas que me acompanharam em outros passeios.

SERVIÇO:

Fiz o passeio com a agência Chapada Adventure que fica bem no centro de Lençóis. O site dela é muito bom e está atualizado com valores dos passeios. Gostei do serviço desde o atendimento do Daniel na agência até a realização do tour com os guias. Fiz o passeio em uma boa van com ótimo ar condicionado e o próprio motorista era o guia.

SaĂ­da: 09 horas (eles pegam no hotel).
Chegada: depois das 17 horas.
Valor: R$ 190,00  (este valor Ă© no cartĂŁo e se pagar em dinheiro tem 8% de desconto. Já estĂŁo incluĂ­dos ingressos, taxas, seguros e almoço).


Não achei barato os passeios na Chapada. Mas não precisa necessariamente fazê-los com uma agência. Tem sinalização de como chegar na comunidade e lá contrata a canoa com remador.

Leia mais sobre a minha viagem a Chapada aqui.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Muito bom seu blog, já estive na Chapada Diamantina e espero voltar, realmente a experiência é algo pessoal e vai depender também da época do ano.
    Parabéns!

    ResponderExcluir