PARQUE FARROUPILHA - PORTO ALEGRE

 

DSCF7227

 

 

Aqui em Vitória temos bons parques, escrevi um post sobre eles aqui no blog. Mas não lembro a última vez que estive em um deles, mas lembro quando fui a praia. Posso está enganado mas acho que é uma característica de quem mora em cidade litorânea preferir a praia. Mesmo que não entremos na água, quando queremos caminhar, ver gente, curtir, passear com o cachorro… vamos lá. O calçadão é nossa área de lazer.

 

Acho que por isso a relação do porto-alegrense com os seus parques chamou tanto a minha atenção. Tudo bem que fui a um dos parques preferidos deles e em um dia específico. Fui ao parque Farroupilha e no domingo, dia do Brique da Redenção. Pois é, primeiro o parque recebeu o nome de Campos da Redenção em homenagem à libertação dos escravos do terceiro distrito da Capital. Depois passou a ser parque Farroupilha devido as comemorações do centenário da Revolução Farroupilha. No domingo acontece uma feira cultural chamada de Brique da Redenção. (Brique, local de negócio, comercialização).

 

Ouvi tanto desse parque e li tanto post que fui conhecer e aqui estou escrevendo mais um post sobre ele. Cheguei no meio da tarde, e por onde entrei o parque parecia sem movimento, diria até abandonado e precisando de alguns reparos. Fiquei até com receio de andar por ali, mas a medida que fui entrando, foi surgindo um lugar movimentado cheio de vida.

 

 

DSCF7215

Chafariz central.

 

No centro há um grande chafariz que reúne as pessoas ao seu redor . Quando cheguei já havia bastante gente, mas a medida que ia entardecendo chegava mais. Parei ali e fiquei observando a movimentação das pessoas e, não sei se é porque faz muito tempo que não vou a um parque, fiquei admirado como o porto-alegrense aproveita a tarde de domingo no parque e curti fazer coisas simples como passear com o cachorro, encontrar amigos, tomar chimarrão, comer pipoca, ver um grupo de mambembe (tempo que eu não via) se apresentando ou simplesmente tomar sol.

 

Acho que tenho que aproveitar melhor os parques da minha cidade. Mas acho que o capixaba não tem a mesma relação que um porto-alegrense tem com um parque.

 

DSCF7213

O espelho d'água do Parque.

 

DSCF7216

Olha o público ara assistir teatro.

 

DSCF7218

Grupo Mambembe (tempo que eu não via).

 

DSCF7225

 

DSCF7236

Em um dos lados da praça existe o antigo Mercado Bom Fim, que hoje funciona com lanchonete, sorveteria e floriculturas.

 

DSCF7244

Monumento do Expedicionário, inaugurado em 1953 que homenageiam os pracinhas da 2º Grande Guerra.

 

IMG_3738-1024x642

Em frente ao monumento, na Avenida José Bonifácio acontece todos os Domingos das 9h às 18h, o Brique da Redenção (visite o site). Foto retirada do site.

 

O Parque Farroupilha fica próximo ao centro e é fácil de chegar de ônibus público.

Um comentário :

  1. Adorei o post! Muito bom!! As fotos estão lindas! Amanda
    www.amandaqui.com

    ResponderExcluir