Sommerfest: Verão, calor e cerveja!

Domingos Martins

Tem sido assim em Domingos Martins, cidade serrana do Espírito Santo, durante os últimos 24 anos para comemorar a chegada dos imigrantes alemães em terra capixaba em janeiro 1847. Este ano não vai ser diferente, nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º e 2 de fevereiro vai acontecer na cidade a Sommerfest: a festa do verão.


A cidade tem um calendário anual com muitas festas, e provavelmente esta seja a segunda melhor delas depois do Festival de Inverno que acontece em julho. A festa é alegre com uma programação cheia de shows musicais, apresentações folclóricas e culturais. E não pode faltar o tradicional concurso do lenhador e a escolha da rainha da festa. Uma ótima opção para quem procura algo para fazer no verão que não seja praia.

Uma das principais atrações da festa é o desfile cultural que acontece no domingo pela manhã. Turistas e moradores juntos na principal avenida da cidade para assistir a história da imigração alemã contada num desfile com alegorias, danças, personagens e cerveja. É isso mesmo, cerveja. Já viram festa de alemão sem cerveja?

No final do desfile vem grupos carregando e bebendo a cerveja. Fui duas vezes à festa alemã, na primeira vez havia uma carreta e sobre ela pessoas distribuindo cerveja para quem quisesse. Já na última (2012) não tinha mais a carreta e sim grupos fechados onde só os componentes bebiam. Gostei mais da primeira vez.

Domingos Martins
A Rainha e suas princesas (arquivo 2012).

Domingos Martins
Desfile de 2012.

Domingos Martins
Desfile de 2012.

Domingos Martins
Desfile de 2012.

A festa também é uma boa oportunidade para quem gosta ou que conhecer a comida alemã. Na praça principal da cidade é montada uma área de alimentação com pratos típicos alemães, além de doces da região.

Domingos Martins
Chucrute com salsichas.

COMO CHEGAR

Você chega em Domingos Martins de ônibus ( viação águia branca ), e de carro viajando pela BR 262. O município está localizado na região central serrana do Espírito Santo, distante 42 km de Vitoria. Foi colonizado por alemães, pomeranos e italiano. Hoje conta com um população de aproximadamente 32.000 habitantes.

 
Veja mais informações sobre a  cidade, hospedagem e alimentação no site: http://www.domingosmartins.es.gov.br

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Queria ir esse ano mas as atividades do meu blog me tomaram muito tempo. Vou me preparar para o ano que vem. Obrigado pelas dicas. Parabéns. Abraços.

    ResponderExcluir