Na terra da polenta, pizza de polenta.

Agroturismo no EspĂ­rito Santo

Quem passa pela BR 262 (rodovia que liga VitĂłria a Belo Horizonte) na cidade de Venda Nova do Imigrante e vĂŞ a fachada simples desse cafĂ© talvez nĂŁo dĂŞ tanta importância e acaba passando direto. Quem faz isso comete um grande erro e perde a oportunidade de saborear coisas maravilhosas que sĂŁo produzidas pelo casal Lucio e Dulce AltoĂ©. Tem bolos, tortas, biscoitos, geleias, bolinho de chuva, cafĂ©, cachaça…. E antes que eu complete a frase vocĂŞ pode falar: “em Venda Nova do Imigrante encontra isso em qualquer propriedade do Agroturismo”.


Realmente em Venda Nova do Imigrante, cidade serrana do Espírito Santo considerada pioneira no agroturismo, podemos encontrar tudo isso facilmente. Mas ali tem duas coisas que não encontra em qualquer lugar, o bobó de polenta e a pizza de polenta. Ficou surpreso? pois é, eu também fiquei. Infelizmente até mês passado eu desconhecia esses pratos, nem imaginava que existia isso, nem mesmo em Venda Nova do Imigrante que além de ser conhecida pelo agroturismo, é conhecida pela tradicional Festa da Polenta.

Agroturismo no EspĂ­rito Santo

A cidade de Venda Nova do Imigrante, a exemplo de outras cidades capixabas, foi colonizada por imigrantes italianos (nĂŁo Ă© atoa que o EspĂ­rito Santo Ă© o Estado com o maior  nĂşmero de descendentes de italianos do Brasil). E com os italianos veio a polenta que para muitos era a principal refeição, no cafĂ©. almoço e jantar. Foi observando a importância da polenta para os moradores da regiĂŁo que na dĂ©cada de 1970 o Pe Cleto Caliman – que nĂŁo gostava de  polenta - criou a Festa da Polenta, a principal festa da cidade e um das principais do estado.

A polenta se espalhou pelo estado. Até mesmo lá em casa que era no litoral tinha polenta, na falta de pão minha mãe fazia uma polentinha doce com coco ralado para o café e eu adorava. E quando tinha uma galinha ensopada ou macarrão, estava lá a polenta para acompanhar. Mas gente, a polenta simples e pura não é gostosa.

Mas a pizza de polenta eu posso garantir, é boa! até mesmo porque a polenta nesse caso só serve como base para os recheios, quanto mais recheio menos você vai sentir o gosto da polenta. Tem em vários sabores, linguiça, frango, socol (outro produto típico da cidade). Pena que o Pe Cleto Caliman não conheceu isso, acho que desse jeito ele ia gostar de polenta.

Agroturismo no EspĂ­rito Santo

Agroturismo no EspĂ­rito Santo

A Dulce AltoĂ© contou que preparou a pizza para o seu marido, Lucio gostou muito e a partir daĂ­ a pizza passou a fazer parte do cardápio do CafĂ© da Roca AltoĂ© da Montanha. AlĂ©m da pizza o CafĂ© oferece bobĂł de camarĂŁo com polenta - veja aqui o vĂ­deo – que Ă© bom, mas a pizza Ă© melhor. NĂŁo Ă© atoa que ela Ă© a principal atração do CafĂ©.

Agroturismo no EspĂ­rito Santo

O lugar Ă© simples e pequeno, e como parte da decoração tem quadros da famĂ­lia. As coisas servidas sĂŁo maravilhosas e se vocĂŞ nĂŁo gosta de polenta nem mesmo recheada de camarĂŁo e socol, nĂŁo se preocupe pois o buffet Ă© variado com cafĂ©, chás, chocolate, sucos, vinhos, pĂŁes diversos, frios, bolos, salgados, grelhados, tortas doces e salgadas.  

Agroturismo no EspĂ­rito Santo

Agroturismo no EspĂ­rito Santo

No atendimento aos clientes está o simpático casal Lucio e Dulce Altoé, e se você tiver com sorte poderá encontrar no caixa a meiga Lara, que depois da escola vai ajudar os pais no negócio da família.

Agroturismo no EspĂ­rito Santo
Dulce Dias Altoé.

Venda Nova do Imigrante Ă© uma cidade na regiĂŁo serrana do EspĂ­rito Santo Ă s margens da BR 262, distante 104 km de VitĂłria.
O Café da Roça Altoé da Montanha atende de terça a domingo, das 08h às 19 horas.
Valores: de  terça a sexta: R$ 25,00 por pessoa ou o quilo. Sábado e domingo R$ 30,00.
Rodovia BR 262 - KM 106- Bananeiras , Venda Nova do Imigrante, ES.

Viajei a convite da Secretaria de Estado do Turismo do EspĂ­rito Santo.


Postar um comentário

4 Comentários

  1. Que legal Marcelo! Mas quanto ao Café, lá também tem gente muito bacana atendendo. Sempre que vou a região fazemos esta parada. Um abração amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida! que bom saber que você visita o meu blog. A pizza de polenta é tudo de bom né. Beijos.

      Excluir
  2. Vou te acompanhar. coloque dicas de pousadas BBB (bom, bonita e boa de preço) no ES ou sul da Bahia. Abraços.Anda viajando?

    ResponderExcluir