Arvorismo, faça mas não me chame.

Arvorismo no espírito Santo

Sabe quando você não quer fazer uma coisa mas ao mesmo tempo faz para tirar uma dúvida?! pois é, aconteceu comigo quando fui conhecer o parque Selva Sassiri, em Venda Nova do Imigrante aqui mesmo no Espírito Santo. Lá está o maior circuito de arvorismo  da América Latina. É isso mesmo, maior circuito aqui nas montanhas capixabas. Já tinha ouvido falar mas não conhecia.


Bom, eu tinha feito arvorismo uma vez numa fazenda em Paraty e não gostei da experiência (e o percurso lá era bem menor). Por isso não queria fazer, mas ao mesmo tempo queria fazer para ter certeza que aquilo não era a minha praia, então preenchi a ficha e fiquei aguardando a minha vez de colocar o equipamento. A espera só fazia eu pensar em não fazer, mas como ia ser se eu não fizesse? ficaria com a dúvida pra sempre? Entende? não? nem eu.

Quando cheguei perto do local onde colocaria o equipamento de segurança vi na parede um aviso: peso máximo 110 kg. Pronto! estava ali um bom motivo para eu não fazer, eu tenho um pouquinho mais (não vamos entrar em detalhes). Informei a instrutora e ela olhou pra mim rindo e disse: “você não tem mais que 110 kg”, foi a primeira vez que eu não gostei quando alguém deu um peso menor pra mim.

Arvorismo no Espírito Santo
Treinamento antes de subir.

A instrutora então me chamou para colocar o equipamento, mas por via das dúvidas ela colocou em mim um equipamento usado pelos instrutores que é mais reforçado (ela fez questão de dizer isso). Depois que todos colocaram os equipamentos de segurança, recebemos informações, orientações e recebemos um treinamento perto do chão. O treinamento só serviu para assustar pois eu não pisei direito e acabei saindo do apoio. E se isso acontecesse lá no alto? teve gente que desistiu logo ali.

Mas fui assim mesmo, queria acabar logo com aquilo então fui na frente subindo a escada e pensando nas orientações recebidas. O percurso total tem 1,5 quilômetro de comprimento, organizado em três andares que variam de 3 a 18 metros de altura com 194 obstáculos na cópula de 69 árvores. Mas fizemos um circuito com “só” 250 metros. Eu, como a maioria, fui no segundo andar, na verdade eu queria ir no primeiro mas o apoio para os braços era baixo e devido a minha altura isso seria ruim.

Arvorismo no Espírito Santo

La no alto o pensamento era pisar certo nos apoios e não esquecer de prender o equipamento de segurança no cabo de aço chamado de linha de vida (por quê esse nome?). O problema que com essa preocupação não curti  a aventura e nem o visual pois só olhava pra onde pisar, e depois de um tempo a ansiedade e o nervosismo passaram ficando só a vontade de sair dali. Quis descer mas não tinha como, então tive que ir até o final e ai ficou chato. Mas valeu, dessa experiência ficou além das dores musculares, a certeza de que arvorismo não é a minha praia.

Mas se você curti não perca tempo e vá ao Parque Selva Sassiri, ele tem um bom circuito de arvorismo, é seguro e tem pessoal treinado. Mas se você é igual a mim e não curte arvorismo, lá tem também tirolesa (eu gosto mais). E se você não gosta de nada disso vá pelo menos para conhecer o parque que fica num lugar bonito  e pode aproveitar para almoçar no restaurante enquanto aprecia o visual.

Arvorismo no Espírito Santo

Arvorismo no Espírito Santo

Arvorismo no Espírito Santo

Arvorismo no Espírito Santo



Foto do site do parque.

A entrada para o parque fica no km 98 da BR-262 (sentido Vitória-Belo Horizonte), a 5 km de Venda Nova do Imigrante. No local, pode-se ver placas indicativas do ARVORISMO E TIROLESA, Alto Caxixe, Parque estadual do Forno Grande. Siga na direção indicada (rodovia dos produtores) até o km 4, onde está localizado o Sitio Arcobaleno. Para aqueles que desejarem a opção do ônibus, devem chegar à rodoviária de Venda Nova do Imigrante. De lá partem ônibus, que percorrem, em intervalos regulares, o trecho Venda Nova-Caxixe frio, com parada em frente ao sitio Arcobaleno.

Tenha informações sobre horários, preços e funcionamento no Site do Parque.

Viajei a convite da Secretaria de Estado do Turismo do Espírito Santo.

Postar um comentário

0 Comentários