Santuário da Senhora Aparecida.

Santuário da Senhora Aparecida

A primeira vez que visitei o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida  faz muito tempo e nem lembro  qual foi a ocasião, mas lembro que era um dia frio de manhã com uma neblina. Eu estava do lado de fora e passaram por mim vário religiosos encapuzados em fila indo em direção a igreja. Aquela cena fez eu lembrar logo do filme “O nome da Rosa”, que contava uma história cheia de mistérios que se passava num Mosteiro Medieval. Fiquei imaginando se ali teria muitos mistérios.

Outra lembrança que tenho de uma outra época, é a imagem dos vendedores ambulante que vão pra cima das pessoas que chegam ao estacionamento, acho isso um saco. Mas parece que isso diminuiu bastante, não que tenha diminuído o numero de visitantes não, pelo contrário, a cada ano mais gente visita o Santuário. Em 2012 mais de 11.000.000 de pessoas visitaram o lugar.

Não é atoa que a cidade de Aparecida é o principal destino do turismo religioso no Brasil. As caravanas (é assim que são chamados os grupos de turistas) chegam a todo momento, seja para alguns dias ou para uma visita rápida na Basílica Nova que pode ser vista da BR 106, a Via Dutra que liga a cidade do Rio de Janeiro a cidade de São Paulo. É impossível passar pela rodovia e não ver a imensa Basílica, assim muitos grupos que passam pela região e que não tinham no roteiro visita ao local, acabam parando por alguns momentos.

Eu mesmo só pernoitei na cidade uma vez, as outras vezes que visitei a Basílica foi quando estava indo para algum outro lugar, e sempre trabalhando de Guia de Turismo e acompanhando algum grupo. E enquanto ficava ali esperando aproveitava para conhecer mais e tirar algumas fotos.

Santuário da Senhora Aparecida
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida é o maior Santuário Mariano do mundo, teve a sua construção iniciada em 1955.

Santuário da Senhora Aparecida
Para atender as caravanas que chegam diariamente o Santuário tem estacionamento para 2 mil ônibus além de 3 mil vagas para carros.

Santuário da Senhora Aparecida
Local onde fica a imagem de Nossa Senhora Parecida, a todo momento tem gente passando por este lugar e fazendo orações.

Santuário da Senhora Aparecida
A imagem que foi encontrada por três pescadores em 1717 no Rio Paraíba, fica protegida por um vidro de 6 cm de espessura. Em 1978 ela foi destruída em mais de 200 pedaços por um rapaz, mas foi restaurada depois de dois meses de trabalho.

Santuário da Senhora Aparecida
Interior do Santuário, ele tem capacidade para 45 mil pessoas.

Santuário da Senhora Aparecida

Santuário da Senhora Aparecida

Santuário da Senhora Aparecida
Capela São José, um dos espaços dentro do Santuário.

Santuário da Senhora Aparecida

Santuário da Senhora Aparecida

Santuário da Senhora Aparecida
O santuário possui uma torre com mais de 100 metros de altura, ela abriga no 2° andar o museu que conta a história da santa. O museu é muito bonito e climatizado, nele não é permitido tirar fotos.  Já no 18°  existe um mirante onde é possível ter uma visão de 360 graus da cidade de Aparecida e região. Para visitar o museu e ir até o mirante é preciso pagar um ingresso que vale para dois (R$ 3,00).

Santuário da Senhora Aparecida
Vista do mirante. Dele é possível ver o Centro de apoio ao romeiro com lojas, banheiros, bares e restaurantes.

Santuário da Senhora Aparecida
Na parte externa do Santuário fica a Capela das Velas, onde os devotos podem acender as suas velas. É possível ver velas de vários tamanhos.

Santuário da Senhora Aparecida
No subsolo do Santuário o visitante encontra lanchonete, espaço para fazer refeições, livraria e banheiros. É no subsolo também que fica a Sala das Promessas onde objetos deixados por devotos em agradecimentos as graças alcançadas. Esse é um lugar que eu não gostava de ir pois achava bem assustador, mas agora ele está organizado como se fosse uma exposição num museu e ficou um lugar bonito.

Santuário da Senhora Aparecida
O teto da Sala das Promessas coberto com fotos.

Santuário da Senhora Aparecida

Santuário da Senhora Aparecida
Atrás do Santuário (Basílica Nova) tem uma passarela  de 389m  que faz a ligação com a Basílica Velha no centro da cidade (foto de Fernando Martins).

Tenho que confessar que não gostava muito de visitar o Santuário, achava o lugar estranho e bagunçado mas cada vez que volto lá vejo ele melhor, mais organizado, limpo, bonito, com estrutura para atender os visitantes e com ambientes bem mais agradáveis e de bom gosto. Leia mais sobre o Santuário e a santa aqui.

A cidade parece que também está acompanhando essa evolução, durante um bom tempo só possuía hotéis simples e agora já oferece boas opções de hospedagem para pessoas mais exigentes. O próprio Santuário tem agora um hotel (Rainha do Brasil) com uma estrutura superior e diferenciada.

Mesmo que você não seja católico ou não tenha nenhuma religião, quando estiver passando pela região pare e visite o Santuário. Nem que seja com um olhar cultural ou de curiosidade, conhecer lugares não faz mal. Mas não faça isso em feriados, principalmente no dia 12 de outubro, data em que se comemora o dia da padroeira pois você vai encontrar uma multidão.

Postar um comentário

0 Comentários