Igreja de Santa Ifigênia em São Paulo



Tantas vezes passei por ela e nunca entrei, e olha que gosto de construções históricas mas não sei porque nunca entrei.

Na minha última ida  a São Paulo fiquei hospedado praticamente ao lado dela, desta vez resolvi entrar e conhecer a Igreja de Santa Ifigênia e me perguntei porque não havia entrado ali ainda. Entrei, sentei, rezei e depois fiquei ali por algum tempo admirando.

Ela é muito mais interessante e bonita por dentro, cheia de detalhes e com obras de arte, possui telas do artista plástico Benedito Calixto. Teve sua construção iniciada em 1912 no lugar de outras duas igrejas e ficou pronta 10 anos depois.  Enquanto a atual Catedral foi construída entre 1930 e 1954, ela funcionou como a Catedral de São Paulo. Hoje ela é Patrimônio tombado.

A igreja localiza-se na esquina da avenida Cásper Líbero com a rua Rua Santa Ifigênia  bem no centro de São Paulo e dá nome a região, tendo em frente o viaduto com o mesmo nome sobre o Vale do Anhangabaú. O nome oficial é Basílica de Nossa Senhora da Conceição e de Santa Ifigênia, pois no local existia uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Mais tarde abrigou Irmandade de Santa Ifigênia e Elesbão.

Não faça como eu, e quando for a São Paulo visite a Igreja de Santa Ifigênia.


Igreja Santa Efigênia
Santa Ifigênia era filha de reis de Noba, ou Núbia, um pequeno reino da Etiópia, que vivia mergulhado no paganismo. O nome Ifigênia, do grego, significa “nascida forte”. Ela é festejada todo dia 21 de setembro, juntamente com São Mateus evangelista, responsável pela sua conversão ao cristianismo. Então quem visitar a igreja este mês vai encontrar barraquinha montadas para a comemoração da Santa Padroeira.

Igreja Santa Efigênia

Igreja Santa Efigênia
O órgão de 3250 tubos veio da Alemanha.

Igreja Santa Efigênia
Os púlpitos de madeira em estilo gótico vieram de Paris. Tem um de cada lado com imagens esculpida de São Pedro e São Paulo.

Igreja Santa Efigênia

Igreja Santa Efigênia
Como ela fica bem no centro da cidade, a toda hora entra alguém para conhecer ou para rezar.  Este senhor entrou, foi até o altar e ficou por algum tempo fazendo suas orações.

Postar um comentário

0 Comentários