Igreja de Santa Ifigênia em São Paulo

21-15-2012-06-15-56__01_imagem-1

Tantas vezes passei por ela e nunca entrei, e olha que gosto de construções históricas mas não sei porque nunca entrei.

Na minha última ida  a São Paulo fiquei hospedado praticamente ao lado dela, desta vez resolvi entrar e conhecer a Igreja de Santa Ifigênia e me perguntei porque não havia entrado ali ainda. Entrei, sentei, rezei e depois fiquei ali por algum tempo admirando.

Ela é muito mais interessante e bonita por dentro, cheia de detalhes e com obras de arte, possui telas do artista plástico Benedito Calixto. Teve sua construção iniciada em 1912 no lugar de outras duas igrejas e ficou pronta 10 anos depois.  Enquanto a atual Catedral foi construída entre 1930 e 1954, ela funcionou como a Catedral de São Paulo. Hoje ela é Patrimônio tombado.

A igreja localiza-se na esquina da avenida Cásper Líbero com a rua Rua Santa Ifigênia  bem no centro de São Paulo e dá nome a região, tendo em frente o viaduto com o mesmo nome sobre o Vale do Anhangabaú. O nome oficial é Basílica de Nossa Senhora da Conceição e de Santa Ifigênia, pois no local existia uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Mais tarde abrigou Irmandade de Santa Ifigênia e Elesbão.

Não faça como eu, e quando for a São Paulo visite a Igreja de Santa Ifigênia.


DSCF2724
Santa Ifigênia era filha de reis de Noba, ou Núbia, um pequeno reino da Etiópia, que vivia mergulhado no paganismo. O nome Ifigênia, do grego, significa “nascida forte”. Ela é festejada todo dia 21 de setembro, juntamente com São Mateus evangelista, responsável pela sua conversão ao cristianismo. Então quem visitar a igreja este mês vai encontrar barraquinha montadas para a comemoração da Santa Padroeira.

DSCF2714

DSCF2715
O órgão de 3250 tubos veio da Alemanha.

DSCF2719
Os púlpitos de madeira em estilo gótico vieram de Paris. Tem um de cada lado com imagens esculpida de São Pedro e São Paulo.

DSCF2720

DSCF2722
Como ela fica bem no centro da cidade, a toda hora entra alguém para conhecer ou para rezar.  Este senhor entrou, foi até o altar e ficou por algum tempo fazendo suas orações.

0 comentários :