São Pedro do Itabapoana

Sitio Histórico tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, o distrito de São Pedro do Itabapoana localiza-se no município de Mimoso do Sul distante 175 km de Vitória. Depois tem mais 25 km de estrada asfaltada mas sinuosa e estreita para chegar até a Vila que fica entre as serras.

Quem chega a São Pedro encontra uma Vila parada no tempo com ruas calçadas com pedras pé de moleque e um casario do inicio do século XX. Poucas pessoas nas ruas, uma ou outra “venda” aberta onde o morador pode comprar alimentos usados no dia a dia, utensílios pra casa, ferramentas pra o trabalho na roça e no fim do dia depois do trabalho encontrar os amigos e beber alguma coisa antes de ir pra casa jantar.

No fim de semana se tiver uma festa São Pedro fica mais animado, e pode acreditar lá acontece boas e concorridas festas, desde festa do padroeiro até Festival de sanfona e Viola.

Mas São Pedro não teve sempre esse jeitão de cidadezinha do interior não, quem não conhece a sua história nem imagina que o distrito já foi uma próspera cidade da época do café. Era uma das principais cidades do Espírito Santo.

Contam que existia um movimentado comercio, cinemas, hotéis, fábricas, ginásio, jornais e uma vida social bem movimentada com bons bailes. Mas tudo isso acabou com a mudança da sede do município para o distrito Mimoso do Sul.

Assim são Pedro do Itabapoana não só parou mas regrediu perdendo muitos das suas construções e instituições. Hoje a cidade que se tornou distrito tem a igreja matriz, uma escola, um antiquário e um museu. E no lugar dos hotéis existe o projeto Cama & Café.

Estive algumas vezes em São Pedro e gosto muito de ir lá. Mas só havia pernoitado, na última vez cheguei à tarde e com calma. Era uma visita técnica e estava acompanhado com amigas guias de turismo.
Ficamos hospedado na Família Venialli que faz parte do Projeto Cama & Café. Lugar simples como as outras hospedagens, mas fomos muito bem recebidos com um “café da tarde” com bolo caseiro e queijo caseiro.

No fim da tarde fizemos um “Tour” e paramos numa venda. A noite começou cair uma garoa e então voltamos pra casa, é, é assim que nos sentimos na Família Venialli, em casa. Jantamos uma comidinha caseira, ficamos proseando ali na varanda e se durante o dia não havia movimento imagina a noite e ainda com chuva.

Aquele cenário foi dando uma uma saudade de um lugar que eu não conheci. ficamos ali e depois fomos dormir.

Se você gosta de andar pelo interior e conhecer lugares, aproveite as férias de julho e o clima do inverno para conhecer São Pedro do Itabapoana. Para ir até lá de ônibus saindo de Vitória, é preciso ir até Mimoso pela viação planeta -(27) 3223-6126 // 3223-5761 - e depois pegar outro ônibus da viação cordeiro - (28) 3562 - 1400 - até São Pedro. De carro você pode ir pela BR 101 sul até o trevo onde entra para a Rodovia  Rubens Rangel até Mimoso do sul.

Hospedagem e Alimentação
- Pousada e Restaurante da Geralda: (28) 3555-8142
- Bar da Bebete: (28) 3555-8123

LEIA MAIS SOBRE SÃO PEDRO DO ITABAPOANA:

Julho e os festivais no estado