Chegou a hora de saborear a Torta Capixaba

 

Estamos na Semana Santa e aqui para nós capixabas é a oportunidade de comermos um prato muito especial e exclusivo nosso, a torta capixaba. Pense em alguma coisa saborosa que leva siri e caranguejo desfiados, camarão, ostra, sururu, palmito, peixe e bacalhau. Pois bem, é ela.

 

Devido o tradição católica de não comer carne neste período, em várias lugares come-se outros pratos alternativos. Mas aqui na ilha de Vitória os portugueses muitos influenciados pela Igreja católica, incrementaram uma mistura de frutos do mar com palmito que os índios comiam e acrescentaram mariscos e bacalhau. Assim nasceu a nossa torta.

 

É um prato difícil de ser encontrado fora da semana santa, são raros os restaurantes que oferecem. Mas quando chega a Sexta Feira Santa temos torta nos restaurantes e nas casas, inclusive de quem não é católico ou cristão. Ela pode ter a receita um pouco modificada dependendo da classe social, mas é sempre feita.

 

E aqui em Vitória não dá para falar de torta capixaba sem pensar na Ilha das Caieiras, um bairro de pescadores. Na semana santa o bairro vira o polo da torta, com o Festival da Torta Capixaba. E gente de toda região vai comprar a torta ou para levar pra casa ou aproveita para comer ali mesmo nos vários restaurantes.

 

O evento começou dia 20 e vai até 30 de março (atualizando: este ano – 2014 – começou hoje dia 17 e vai até dia 19 de março, com vários shows), a partir de 11h da manhã em todos os restaurantes da região. No dia 30 acontece o show de Banda Jocas do Samba, que toca samba de raiz, e Banda Ciranda, que vai tocar musicas infantis e fazer brincadeiras com a presença de palhaços e bailarinos durante o show no palco próximo ao museu do pescador. Além da tradicional torta capixaba são oferecidos no festival moqueca, mariscada e diversos frutos do mar.

 

Como é feriado e eu sendo guia de turismo trabalho nos feriados viajando, então nunca como torta capixaba na sexta feira santa. Fico torcendo para encontrar um pedaço guardado na volta.

 

Assista este vídeo e se delicie com a torta capixaba.

 

0 comentários :