Chegou a hora de saborear a Torta Capixaba


Estamos na Semana Santa e aqui para nĂłs capixabas Ă© a oportunidade de comermos um prato muito especial e exclusivo nosso, a torta capixaba. Pense em alguma coisa saborosa que leva siri e caranguejo desfiados, camarĂŁo, ostra, sururu, palmito, peixe e bacalhau. Pois bem, Ă© ela.

Devido o tradição católica de não comer carne neste período, em várias lugares come-se outros pratos alternativos. Mas aqui na ilha de Vitória os portugueses muitos influenciados pela Igreja católica, incrementaram uma mistura de frutos do mar com palmito que os índios comiam e acrescentaram mariscos e bacalhau. Assim nasceu a nossa torta.

É um prato difícil de ser encontrado fora da semana santa, são raros os restaurantes que oferecem. Mas quando chega a Sexta Feira Santa temos torta nos restaurantes e nas casas, inclusive de quem não é católico ou cristão. Ela pode ter a receita um pouco modificada dependendo da classe social, mas é sempre feita.

E aqui em Vitória não dá para falar de torta capixaba sem pensar na Ilha das Caieiras, um bairro de pescadores. Na semana santa o bairro vira o polo da torta, com o Festival da Torta Capixaba. E gente de toda região vai comprar a torta ou para levar pra casa ou aproveita para comer ali mesmo nos vários restaurantes.

O evento começou dia 20 e vai atĂ© 30 de março (atualizando: este ano – 2014 – começou hoje dia 17 e vai atĂ© dia 19 de março, com vários shows), a partir de 11h da manhĂŁ em todos os restaurantes da regiĂŁo. No dia 30 acontece o show de Banda Jocas do Samba, que toca samba de raiz, e Banda Ciranda, que vai tocar musicas infantis e fazer brincadeiras com a presença de palhaços e bailarinos durante o show no palco prĂłximo ao museu do pescador. AlĂ©m da tradicional torta capixaba sĂŁo oferecidos no festival moqueca, mariscada e diversos frutos do mar.

Como é feriado e eu sendo guia de turismo trabalho nos feriados viajando, então nunca como torta capixaba na sexta feira santa. Fico torcendo para encontrar um pedaço guardado na volta.

Postar um comentário

0 Comentários