SAMBÃO DO POVO, FOI BOM DEMAIS!

P1120774

 

Noite de domingo e ainda estou me recuperando dos desfiles das escolas de samba em Vitória. Foram 03 dias de desfiles, começou na quinta feira com o grupo de acesso e continuou na sexta e sábado com o grupo especial. Fui assistir, como faço desde 2010, o grupo especial e valeu muito à pena, foi muito bom! Vou repetir uma frase também usada por muitos: os desfiles estão cada vez melhor.

 

As escolas estão caprichando cada vez mais, os governos municipal e estadual também estão investindo, teve transmissão ao vivo em rede nacional pela rede bandeirantes, a organização melhorou, tinha muita gente bonita e animação.

 

Algumas escolas apresentaram mais luxo, outras mais tradição com a comunidade, outras com belas destaques e bons passistas, mas todas apresentaram um belo espetáculo.

 

E eu este ano pude andar a vontade e pelo Sambão do povo e ver de perto o que acontecia nos vários lugares como concentração, avenida, dispersão, arquibancada, ….

 

Fui então na sexta-feira para o primeiro dia do desfile do grupo especial com a minha simples máquina digital. Cheguei a pensar no que fazer para mostrar o carnaval no blog de maneira mais dinâmica como postar fotos e textos direto do Sambão, ou usar também o facebook.

 

Mas mudei de ideia, e quando cheguei ao Sambão e vi aquele exército de jornalistas e fotógrafos percebi  que estava certo e que não tinha que fazer nada diferente, simplesmente tirar as minhas fotos e depois postar aqui com as minhas impressões do que vi.

 

Os caras são super equipados e as equipes são grandes com fotógrafos, jornalistas e gente só para ficar na internet e postando o material conseguido. Tinha gente que nem viu os desfiles porque ficavam de frente para o computador o tempo todo.

 

Antes dos desfiles aconteceu a abertura do carnaval com políticos e a Família Real do Carnaval, quando eu me vi tentando tirar uma foto no meio daquele pessoal todo e com os equipamentos que eles tinham eu comecei a rir e me perguntei o que eu estava fazendo ali.

 

Mas foi divertido, e gostei de ver como são os bastidores da cobertura de um grande evento como o carnaval. Começo agora com toda calma postar as minhas humildes fotos e comentários dos desfiles das escolas de samba de Vitória. Este post é só o primeiro.

 

P1120770

 

P1120773

 

P1120776

 

Para quem não é daqui ou para os capixabas que não conhecem ainda o Sambão do Povo, ele é o local dos desfiles das Escolas de Samba de Vitória. O nome oficial é Complexo Walmor Mirada e Localiza-se numa região bem tradicional de samba, a grande Santo Antônio.

 

Foi inaugurado em 1987 na administração do prefeito Hermes Laranja, sendo o palco do Carnaval até 1992, quando foi paralisado. O Carnaval só retornaria ao Sambão em 2002. Em 2012 passou por uma grande reforma, coisa que precisava muito. E se. o carnaval capixaba continuar crescendo como está, logo será preciso uma outra obra para aumentar  seu espaço e proporcionar melhores condições para as escolas e o público.

 

Veja como ficou o Sambão do Povo depois da reforma:

 

DSCF0111~1O tamanho da avenida continuou o mesmo, 500 metros. Mas Aumentou o números de camarotes e ganhou mais espaço para mesas. Do lado direito ficam os camarotes e mesas.

 

P1120766~1Do lado esquerdo estão as arquibancadas, mesas e o camarote do turismo.

 

DSCF0070~1O Sambão do Povo foi construído num lugar apertado, e para chegar até a entrada principal dos camarotes é preciso passar por um beco. Com a reforma esse beco ficou um pouco mais largo mas acho que precisa de uma solução melhor.

 

P1120777~1Com a reconstrução das arquibancadas, ganhou uma varanda na parte detrás onde ficam bares e banheiros. Assim não precisa descer toda arquibancada para comprar bebidas e usar os banheiros químicos.

 

P1120779~1As escadas ficaram mais largas, seguras e iluminadas.

 

P1120780~1Agora tem também elevadores para as pessoas com necessidades especiais.

 

P1120781~1Além dos banheiros químicos, agora tem também banheiros por debaixo das arquibancadas.

 

P1120783~1Quando tirei as fotos o grande público não havia chegado, mas mesmo assim achei o local mais organizado e limpo.

 

P1120784~1O posto médico ganhou um espaço mais descente.

0 comentários :