O ESPÍRITO SANTO DE ELISA LUCINDA






Sem querer achei um vídeo antigo bem interessante na internet da Elisa Lucinda falando sobre o Espírito Santo. Um vídeo produzido pela Rede de Televisões Culturais da América Latina (http://tal.tv/).

Elisa Lucinda dos Campos Gomes é uma poetisa, jornalista, cantora, e atriz brasileira. Mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1986, disposta a seguir a carreira de atriz. Trabalhou em algumas peças.Fundadora da Casa Poema, instituição sócio-educativa cujo método capacita vários profissionais, através da poesia falada desenvolvendo-os em sua capacidade de expressão e na sua formação cidadã. Em parceria com a Organização Internacional do Trabalho, a Casa Poema tem desenvolvido o projeto, Palavra de Polícia, outras armas, onde ensina poesia falada a esses profissionais de segurança alinhando-os aos princípios dos direitos humanos, removendo e transformando antigos modos operacionais em relação ao gênero e a raça.

Em 2012, foi homenageada pela escola de samba Independente de Boa Vista, do Carnaval de Vitória. Sendo esta escola localizada no município de Cariacica, onde nasceu.

A poetisa e atriz Elisa Lucinda abre sua vida e mostra seu Espírito Santo. Ela recorda a infância em Vila Velha, na Praia da Costa, enquanto esclarece fatos relevantes que explicam a colonização do Estado. Na capital Vitória, visita grupos de Congo, a tradicional dança africana que no Brasil ganhou influências indígenas e européias. Lucinda mostra o artesanato das famosas panelas de barro, além de cozinhar a tradicional moqueca local. A atriz viaja até a cidade de Anchieta, fundada pelo jesuíta há mais de 400 anos. Na serra capixaba, quase totalmente ocupada por descendentes europeus, ela se surpreende ao descobrir ali uma isolada comunidade de descendentes de escravos. Em Itaúnas, Elisa revela uma das regiões mais bonitas do Espírito Santo.


Postar um comentário

0 Comentários