MUSEUS CAPIXABAS: Solar Monjardim

Solar Monjardim

Mês passado fui a uma reunião no Museu Solar Monjardim. Fazia muito tempo que eu não visitava o Solar, e a reunião foi a oportunidade que tive para rever este casarão do século XIX e diante do que é exposto imaginar épocas não vividas.

Os desavisados que passam pela Avenida Paulino Muller em Jucutuquara nem imaginam que no alto cercada por arvores fica a antiga sede da Fazenda que deu origem ao nome do bairro, e que foi construída no alto para garantir a vista de boa parte das terras da fazenda e da chegada de visitantes por terra e mar, já que onde hoje passa a principal avenida do bairro chegava um braço do mangue.


Solar Monjardim


Solar Monjardim


O Solar Monjardim localizava nos arredores da antiga Vila de Vitória, o solar é um dos raros exemplos remanescentes da arquitetura rural da época e o único de Vitória . O solar constitui uma residência rural. A fazenda produzia cana-de-açúcar e algodão, além de gado e gêneros de subsistência.

ConstruĂ­do no fim do sĂ©culo XVIII pelo CapitĂŁo-Mor Francisco Pinto Homem de Azevedo, o Solar passou Ă  famĂ­lia Monjardim em 1816, como dote pelo casamento de sua Ăşnica filha, Ana Francisca Maria, com o Coronel  JosĂ© Francisco de Andrade e Almeida Monjardim.

Desde então ficou conhecido como Solar Monjardim e foi ocupada pelos membros da família até 1940, quando em 25 de outubro de 1940 foi o primeiro edifício histórico tombado pelo IPHAN no Estado, sendo considerado um dos melhores exemplares da arquitetura rural do litoral sudeste do Brasil.


Solar Monjardim


Solar Monjardim


Em 1952, funcionou como o Museu Capixaba e em 1966 recebeu acervo do Museu de Arte Religiosa. Na década de 1980, a instituição foi requalificada e renomeada pela então Fundação Pró-Memória e passou a se chamar Museu Solar Monjardim.

O Solar Monjardim Ă© o Ăşnico museu federal de VitĂłria e uma unidade integrante do IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus.  O Museu Solar Monjardim abriga um grande acervo reconstituindo uma residĂŞncia rural do sĂ©culo XIX.

A visita interna Ă© acompanhada por monitores que mostram as dependĂŞncias da residĂŞncia. Ao redor do Solar fica o terreiro bem arborizado onde o visitante pode conhecer sem acompanhamento de monitores.

Como o Solar fica no alto, os visitantes que forem a pé terão que subir uma ladeira calçada ou uma escadaria. Para os visitantes com dificuldade de acessibilidade, é possível chegar de carro até a entrada da recepção.


Solar Monjardim


Solar MonjardimNa parte interna, as fotos sĂŁo permitidas somente na varanda.






Solar Monjardim


Solar Monjardim


Várias linhas de ônibus de Vitória e do TRANSCOL passam em frente ao museu. Basta pegar um que passe na Avenida Paulino Muller.

Endereço: Av. Paulino MĂĽller, s/ nÂş, Jucutuquara – VitĂłria – ES
Tel: (27) 3223-6609
Horários: Terça a sexta das 09h30 às 16h30. Sábados, domingos e feriados das 13h às 17h. A entrada é franca e todas as visitas são monitoradas. O agendamento prévio por telefone é necessário apenas para grupos de 10 ou mais visitantes.

Postar um comentário

0 Comentários