DE VOLTA O PROGRAMA VIAJA ESPRÍRITO SANTO JOVEM


Entusiasmo, alegria e expectativa. Esse era o clima entre os 80 alunos da Escola Arnulpho Mattos,localizada no Bairro República, em Vitória, que embarcaram na manhã desta quarta-feira (19) para a viagem inaugural da etapa 2012 do Programa Viaja ES Jovem, resultado de um contrato feito pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav/ES), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

A solenidade que marcou o início das viagens contou com a participação do governador Renato Casagrande, dos secretários do Turismo, Alexandre Passos, e da Educação, Klinger Barbosa, além da presidente da Abav/ES, Elvira Altoé.

O governador ressaltou a importância do programa para a disseminação da ideia de que o turismo, além de uma atividade de lazer, pode e deve servir como instrumento para a consciência e valorização da cultura do povo capixaba. “Essa é uma grande oportunidade que o Governo do Estado dá aos alunos da rede pública. Uma oportunidade para vocês conhecerem melhor o Espírito Santo porque, somente conhecendo, podemos valorizar e divulgar tudo o que o Estado tem de bom”, disse Casagrande.

Já o secretário do Turismo, Alexandre Passos, frisou que a iniciativa capitaneada pela Setur já colhe bons frutos. “No ano passado, mil alunos participaram do programa. Na etapa 2012/2013 a previsão é de capacitar 3.680 alunos. E não queremos parar por aí. A ideia é crescer cada vez mais, de forma a atingir todas as escolas da rede pública estadual”.

O secretário da Educação, Klinger Barbosa, destacou a oportunidade que os alunos terão de saber um pouco mais sobre a atividade turística. “Sou muito orgulhoso do nosso Estado e espero que, com essa viagem, vocês também se tornem orgulhosos e vejam o que o Espírito Santo pode oferecer, além de muitos lugares bonitos, uma boa oportunidade de vida e trabalho para vocês”.

A presidente da Abav/ES, Elvira Altoé, falou sobre a importância das visitas monitoradas para que os estudantes vivenciem o conteúdo pedagógico. “Na viagem, vocês vão poder ver de perto o que aprenderam em sala de aula e essa é uma experiência muito diferente e enriquecedora”, destacou.

Programa Viaja ES Jovem
Fruto de um convênio entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav/ES), contando com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), o Programa Viaja ES Jovem visa valorizar e integrar o conhecimento aprendido em sala de aula com visitas monitoradas às Regiões Turísticas do Espírito Santo e aos seus atrativos.

Para a primeira viagem, saíram dois ônibus com 40 alunos cada para conhecerem a Rota Caminhos do Imigrante, que inclui os municípios de Cariacica, Fundão, São Roque do Canaã, Itaguaçu, Itarana, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e Santa Teresa.

Na etapa 2012/2013, a previsão é de capacitar 3.680 alunos, sendo 2.320 alunos em 2012 e 1.360 alunos em 2013, fazendo visitas técnicas às Rotas do Sol e da Moqueca, Caminhos do Imigrante, dos Vales e do Café, do Verde e das Águas, e do Mar e das Montanhas. A última viagem deste ano está prevista para ser realizada nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro.


Fonte: Secretaria de Estado de Turismo.

Postar um comentário

0 Comentários