Turismo pedagógico, aula divertida.

Turismo pedagógico

05 da manhã, hora de levantar para atender um grupo de turismo pedagógico. É… guia de turismo acorda cedo para trabalhar, ao contrário de que muita gente pensa.

Roteiro do dia: Projeto TAMAR em comboios e visita a Vila de Regência em Linhares, norte do Espírito Santo. Fazia tempo que eu não trabalhava com alunos, principalmente crianças.

Sai as 07 horas da escola e depois de quase 03 horas de viagem cheguei em Regência (existe um caminho mais perto, mas não sei porque as agências não gostam de passar por ele). Regência é uma Vila de pescadores no município de Linhares, conhecida dos surfistas pela sua praia com muitas ondas, pelo carnaval que vem a cada ano atraindo mais pessoas. É também conhecida por ser a terra de Caboclo Bernardo, um pescador que salvou muita gente de naufrágio, e por isso é considerado um herói capixaba. Para comemorar esta bravura, todo acontece a festa do Caboclo Bernardo com uma grande programação cultural.

Em Regência, foi instalada uma das primeiras bases do Projeto TAMAR, e é lá que são confeccionadas, pelas esposas e filhas dos pescadores, as camisas do projeto e vendidas em todo Brasil.

Graças a tudo isto, Regência é muito procurada pelas escolas da Grande Vitória para desenvolver o turismo pedagógico.

Chegando em Regência as crianças saíram do ônibus como passarinho sai da gaiola, livres. E como se tivesse sido combinado, havia uma turma de estudantes da escola local praticando atividades ao ar livre. Funcionou como uma recepção.

Porém havia uma programação e não podíamos demorar. Começamos a nossa visita pelo Museu Histórico, lá eles puderam ver fotos da Regência antiga, conhecer a história do lugar e do Caboclo Bernardo, além de ter contato com a cultura popular através de instrumentos, utensílios e fotos.

Seguindo fomos ao Centro Ecológico onde são desenvolvidas atividades ambientais de uma forma muito prazerosa, como uma trilha pela mata ciliar até o rio doce. Assim ocupamos todo o tempo até a hora do almoço.

Mas o melhor estava por vir, após o almoço para fechar o dia com chave de ouro, levei os alunos para conhecer a Base do Projeto TAMAR em Comboios. E eles continuaram se  divertindo e nem perceberam que tiveram um dia de aprendizado.

Turismo pedagógicoTurismo pedagógico

Turismo pedagógico
Turismo pedagógicoTurismo pedagógico
Turismo pedagógico
Turismo pedagógico
Turismo pedagógicoTurismo pedagógico
Turismo pedagógicoTurismo pedagógico

Postar um comentário

2 Comentários

  1. parabens pelo entusiasmo, estou começando a vida e assim mesmo nos leva por caminhos nao pensados porem nunca distantes de nossa felicidade, fe e sucesso!

    ResponderExcluir