MUSEUS CAPIXABAS


Semana passada tive a oportunidade de participar da 2ÂŞ reuniĂŁo do Plano Estadual de Museus do EspĂ­rito Santo. Foi muito interessante pra mim ver que tem pessoas pensando nos museus capixabas e querendo muito que eles desenvolvam.

Você sabe quantos museus tem aqui no estado? No Guia dos Museus Brasileiros, estão cadastrados 54 museus aqui no Espírito Santo, o que dá menos de um museu por município. Você já visitou algum deles? Qual foi a última vez que você visitou um?

Pensei então escrever sobre os museus (ou pelo menos alguns) daqui do estado. Em vários lugares do mundo o museu é um atrativo turístico e por isso local de grande visitação. Infelizmente aqui não é assim, os nosso museus não são tão visitados, muitas pessoas torcem o nariz quando alguém sugere visitar um museu. Não sei se é por isso mas temos poucos museus, ou pelo menos poucos bons museus.

Os museus tiveram origem no hábito humano do colecionismo, que nasceu junto com a própria humanidade. Desde a Antiguidade remota o homem, por infinitas razões, coleciona objetos e lhes atribui valor, seja afetivo, cultural ou simplesmente material, o que justifica a necessidade de sua preservação ao longo do tempo.

A reunião na semana passada aconteceu no Museu Solar Monjardim, havia muito tempo que eu não visitava o museu. Ele está sensacional, e será o primeiro que eu irei descrever aqui na série MUSEUS CAPIXABAS.

Postar um comentário

0 Comentários