MUSEU VALE EM VILA VELHA

 Museu Vale


Já fui algumas vezes ao Museu Vale (na maioria das vezes a trabalho), mas confesso que gosto muito de visitá-lo. Toda vez que estou guiando um grupo em Vitória ou Vila Velha eu faço uma força para colocá-lo no roteiro.

Museu Vale 

O Museu Vale é um dos mais bonitos do estado (temos poucos é verdade) e a sua localização não podia ser melhor. Ao lado da baia de Vitória. E pra mim o melhor horário para visitar o museu é no final da tarde, pois assim é possível também desfrutar do belo por do sol com a cidade de Vitória ao fundo.

Museu Vale
Foto do acervo permanente.
Toda vez que vou ao Museu Vale, fico imaginando qual era a sensação das pessoas que vinham do interior do estado e de Minas Gerais, sem mar, e desembarcavam ao lado da baia de Vitória. Não sei porque, mas na minha cabeça a imagem que vem de uma estação de trem é sempre em um lugar distante do mar. E a antiga estação Pedro Nolasco tinha uma localização privilegiada.

Museu Vale

Em frente ao antigo prédio, como se estivesse te esperando para começar a viagem,  está a Maria Fumaça. Uma das últimas adquiridas pela Vale na década de 1940, é uma locomotiva a vapor que encontra-se em condições normais de funcionamento.

Museu Vale
Navio no porto de Vitória.
E ao entrar no prédio da antiga estação, você fará uma viagem ao passado conhecendo o acervo permanente que conta a história da Estrada de Ferro Vitória a Minas. O prédio foi inaugurado em 1927, com o nome de Estação São Carlos. A partir de 1935, foi rebatizado com o nome de Pedro Nolasco em homenagem ao engenheiro que construiu a Estrada de Ferro Vitória a Minas. É também neste prédio com três pavimentos, que está a maior maquete ferroviária do Brasil com 34 m², representando como ocorre o transporte das minas ao porto.

Museu Vale
Píer do museu com o centro de Vitória ao fundo.
Além do prédio com sua história e acervo permanente, tem as exposições temporárias que são excelentes. Elas acontecem em um antigo armazém adaptado, que fica ao lado do prédio principal. E até o dia 12 de fevereiro acontece a exposição FORMATA dos OSGEMEOS. Grandes artistas da arte contemporânea, vale muito fazer uma visita.

Museu Vale

Depois de conhecer tudo isto, você deve desfrutar do lugar simplesmente admirando a baia de Vitória tendo o porto e o centro da cidade ao fundo. Para ficar melhor você pode aproveitar algo do cardápio do Café do Museu que funciona em um vagão ao lado do prédio principal.

Museu Vale 

Se a sua visita for durante a semana, tem a opção de almoçar uma comida simples mas muito gostosa no Café do Museu. A cozinha funciona em um vagão, onde você entra e vai se servindo enquanto as cozinheiras vão preparando a comida. No final tem uma balança, mas para quem preferir tem o serviço à lá carte.

Museu Vale

O visitante pode achar o caminho para o museu, muito estranho  e um tanto confuso, podendo até duvidar que esteja no caminho certo. Já que tem que passar por uma área portuária entre caminhões, vagões e cargas. Mas quando chega ao Museu, a paisagem muda e a impressão é outra.

Museu Vale 
Museu Vale

COMO CHEGAR:

Quem for de carro saindo de Vitória, siga em direção a rodoviária e passe pela ponte Florentino Avidos (conhecida também como as cinco pontes). Logo depois da ponte vire à direita, como se fosse para a polícia federal,  e logo em seguida vire à esquerda passando por debaixo de um viaduto. Siga em frente mantendo à direita.

Se algum colega guia for com um ônibus de turismo, o caminho depois da ponte é indo em frente e retornando na praça de São Torquato, passando pelo terminal urbano. Vire à direita na última entrada antes da ponte Florentino Avidos. Esse também é o caminho de quem vem de Vila Velha pela rodovia Carlos Lindenberg. Para quem está no centro de Vitória, pode atravessar a baia com os catraieiros e desembarcar no píer do museu.

Outra opção é ir de ônibus. As linhas 516, 574 e 575 passam perto do Museu. Saltar em frente ao antigo supermercado São José. Ir no sentido da ponte Florentino Avidos (Cinco Pontes), no trevo e última entrada antes da ponte, entrar à direita. Avistará placa indicando a entrada do Museu Vale. (não é muito perto não).


HORÁRIOS:

De fevereiro a dezembro:
Segundas - fechado para o público (manutenção)
Terças a sextas - 08h às 17h
Sábados e domingos - 10h às 18h
Informações: (55) 27 3333 2484                                                                           http://www.museuvale.com/
Horários do Café do Museu
Segundas, das 10h às 14h.
Terças, quartas e domingos, das 10h às 18h.
Quintas, sextas e sábados, das 10h às 24h, com música ao vivo à noite
Informações: (55) 27 3326 8190

Postar um comentário

0 Comentários