LITORAL NORTE CAPIXABA: DE VITÓRIA A SANTA CRUZ

Litoral norte capixaba

O Espírito Santo possui 400 km de litoral, mas o mais comentado e lembrado é o litoral sul do estado. Isso talvez graças ao balneário de Guarapari, o mais conhecido pelas pessoas de fora do estado. Até mesmo quem nunca esteve no Espírito Santo, quando vão falar de algum lugar daqui, falam logo Guarapari. Tem gente até que acha que a capital do Espírito Santo Guarapari.

Mas existe o outro lado do litoral capixaba, o litoral norte. Com praias bonitas que proporcionam uma bela paisagem, principalmente para quem viaja pela rodovia ES 010 entre Vitória e Santa Cruz no município de Aracruz. Eu que sou de Barra do Riacho (município de Aracruz) e venho sempre de lá para Vitória logo pela manhã, tenho o privilegio de desfrutar um belo nascer do sol.

Litoral norte capixaba
 Rio Piraqueaçu em Santa Cruz. Possui o maior manguezal do estado.

O litoral sul tem uma estrutura maior e melhor, já que recebe mais turistas e há mais tempo. A água de suas praias tem uma cor mais bonita, mas no litoral norte a água é um pouco mais quente, a orla não é tão urbanizada e não se paga pedágio (ainda) para chegar lá.

Para quem prefere ficar hospedado em Vitória, um roteiro legal que pode ser feito em um dia é ir até Santa Cruz aproveitar para fazer o passeio de escuna pelo rio Piraqueaçu, almoçar uma boa moqueca capixaba e na volta conhecer atrativos como a Igreja e residências dos Reis Magos e a Casa de pedra do Artista Neusso Ribeiro.

Litoral norte capixaba
Antiga Câmara Municipal de Santa Cruz. Ela hospedou o Imperador Dom Pedro II em 1860, hoje está abandonada. Hoje está comprovado que o Imperador não se hospedou nela.

Câmara e Cadeia
Finalmente foi restaurada este ano (2015) e agora funciona o Museu Histórico de Santa Cruz.


Saindo logo depois do café, para aproveitar melhor o dia, siga pela rodovia ES 010 passando por Jacaraípe, Nova Almeida, Praia Grande e em menos de 01 hora você chega a Santa Cruz, distrito do município de Aracruz.

Santa Cruz foi fundada em 1556 por padres Jesuítas, portanto a terceira vila fundada na capitania do Espírito Santo, depois de Vila Velha e Vitória. Foi sede do município de Aracruz e em 1860 recebeu a visita do Imperador Dom Pedro II.

Grupo Cliques
 Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Santa Cruz. A sua fachada principal chamou a atenção do Imperador Dom Pedro II, pelo seu tamanho (Foto do site Grupo Cliques).

Santa Cruz é cortada pelo rio Piraqueaçu, que nasce a 1000 metros de altura no município de Santa Teresa e desagua em Santa Cruz. A foz do rio proporcionou a existência de um porto muito movimentado, possibilitando prosperidade ao lugar. Com o porto de Vitória e a construção da estrada de ferro Vitória – Minas, Santa Cruz foi perdendo a sua importância.

Com o crescimento territorial do município para o interior, em 1950 a sede foi transferida de Santa Cruz para o povoado de Sauassú. Hoje Santa Cruz é uma vila bucólica de pescadores, que nas férias e nos finais de semana recebe turistas para o passeio de escuna pelas águas do rio Piraqueaçu, e em seus restaurantes de frutos do mar.

Litoral norte capixaba

Chegando em Santa Cruz procure pelo passeio de escuna. Em frente ao restaurante Irajá está a VIKING ECOTURISMO NÁUTICO, com passeios com parada no bar flutuante onde é possível mergulhar. De terça a domingo, a partir das 10h. Contato: 3250-6260. (atualizado jul/2017).

Atravessando a ponte sobre o rio Piraqueaçu, e entrando a direita após a base  Oceanográfica da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), e indo em direção a margem do rio, fica ESCUNA PRINCESINHA DO MAR. Contato: (27) 3250-1941 / 9985-1964. Este passeio eu ainda não fiz. Já fiz, e na maioria nas vezes foi bom (atualizado jul/2017)

Litoral norte capixaba
   Artesanato indígena em Santa Cruz.

Litoral norte capixaba

Após o passeio, a dica é almoçar uma boa moqueca em um dos três restaurantes próximos ao rio. O mais antigo é o Restaurante Irajá ((27) 3250-6088 / 9226-7957), funciona diariamente para almoço e jantar. Restaurante Mocambo ((27) 3250-6293), com varanda com vista para o manguezal, funciona diariamente para almoço e jantar. Restaurante Travessia ((27) 3250-6011 / 8114-2630), a beira do antigo cais funcionando diariamente para almoço e jantar.

Após o almoço você pode ainda conhecer a igreja de Nossa Senhora da Penha que fica na pracinha, a antiga Câmara Municipal de Santa Cruz (visita externa, o prédio está abandonado), que finalmente foi restaurada e hoje funciona como Museu Histórico (aberto de terça a domingo das 9h às 17 horas). Tem ainda a fonte do caju e a casa da cultura dos índios guaranis na aldeia Três Palmeiras, onde poderão adquirir o artesanato.

 Litoral norte capixaba
 Igreja e residência dos Reis Magos em Nova Almeida.

Litoral norte capixaba
  Interior da Igreja dos Reis Magos. Retábulo em madeira com o quadro de pintura a óleo sobre madeira mais antigo do Brasil.

Já retornando, a próxima parada acontece na Igreja e Residência dos Reis Magos, em Nova Almeida no Município de Serra. Lá você vai fazer uma visita interna com monitores, e vai saber a história da construção do prédio e de Nova Almeida, Vai também conhecer mais sobre a cultura da Serra e do Espírito Santo. Além de desfrutar de uma bela visão no mirante construído ao lado da igreja. A visita interna acontece de terça a domingo das 9h às 17h ((27) 3253-1842). É só seguir a sinalização.

A última parada do roteiro é na Casa de Pedra. Um lugar fascinante que surgiu da simplicidade de um artista: Neusso Ribeiro. Em 1990, Neusso inicia sozinho a construção de sua casa, um misto de residência com ateliê e galeria de arte. O nome vem das pedras recolhidas na região e que foram usadas nas paredes da casa. Hoje o artista não mora mais na casa que se transformou em um atrativo turístico.  

Litoral norte capixaba
 Casa de Pedra, em Jacaraípe.

É comum encontrar o Neusso no local, e com simplicidade e bom humor, recebe a todos que o visitam. A Casa de Pedra recebe tanto visitante que outros artistas também estão com seus ateliês no local.

Chegando em Jacarípe vindo de NovaAlmeida, você irá ver a placa indicando o caminho. A visita acontece diariamente, das 08:00 às 18:00h. Com uma contribuição de R$ 3,00 o visitante conhece além da casa o ateliê que fica do outro lado da rua.

E sem você perceber, o dia já estará no fim. É hora de voltar.

6 comentários :

  1. Simplesmente lindo o nosso litoral Norte! Sempre vou para Santa Cruz e passo por estes belos locais. Incrivelmente belos!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou suspeito em falar, mas também acho maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Super bacana a sua sugestão!!! turismo em Vitoria precisa ser mais valorizado e divulgado!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom os passeios!!!! CONFIRA OS DOIS PRINCIPALMENTE O DA ESCUNA PRINCESINHA DO MAR, UMA OTIMA RECEPÇÃO...BEIJOS

    ResponderExcluir
  5. Pretendo fazer uma viagem sozinho percorrendo o litoral norte do ES e o litoral sul da Bahia.

    Me cansei do casamento e da vida hurbana.

    A idéia é encontrar uma cidadezinha/vi la onde eu possa ficar por um tempo. Sandália, calção, peixe frito e muita conversa fiada. Uma casa simples com ar condicionado e tela nas janelas. Peço sugestões. vilarim57@gmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi J Vila. Aqui no estado você tem as opções de Vila de Regência, Pontal do Ipiranga, Itaúnas, Povoação e tantas outras. Aproveite!

      Excluir